Iniciar sessão ou registar-se
    • Flow
    • 15 outubro 2023

# 1

Ola. Nao sei se este forum pode abordar esta questao, mas a situacao é a seguinte:
    De modo a pagar menos impostos, uma mae tem um imovel (espaco comercial) que pretende vender e posteriormente dividir o dinheiro da venda pelos filhos .
    Qual a melhor maneira de executar esta operação passar o imovel primeiro para nome dos filhos? Uma doação? Em termos de mais valias o que se pode esperar?
    Obrigado
  1.  # 2

Pode vender e doar o dinheiro aos filhos, mas pode ser mais vantajoso doar o imóvel aos filhos e eles depois venderem.
    Tem que comparar o valor patrimonial do imóvel atualmente com o valor de aquisição do imóvel, e ver qual o mais alto, quanto maior menos mais valias paga.
    E não esquecer que a doação do imóvel paga 0.8% de imposto de selo.
  2.  # 3

Colocado por: FlowQual a melhor maneira de executar esta operação passar o imovel primeiro para nome dos filhos? Uma doação? Em termos de mais valias o que se pode esperar?

Têm de fazer as contas às mais valias, lembrando-se que pode deduzir as mais valias em várias situações.

Se são vários filhos, eu recomendo a que venda e distribua o dinheiro pelos filhos, é melhor do que deixar problemas aos filhos/netos com propriedades indivisas que dão sempre problemas às gerações futuras.
    • Flow
    • 16 outubro 2023

# 4

Bom dia .
    Obrigado pelas respostas, o imovel tem uma cave com o valor patrimonial de 11734€ e a loja com o valor de 67302€ e vai ser vendido por 110000€.
    Como posso fazer as contas?
    Obrigado
    • Flow
    • 16 outubro 2023

# 5

E sao dois filhos. Obrigado

0.0056 seg. NEW