Iniciar sessão ou registar-se
    • JayC1
    • 15 outubro 2023 editado

     # 1

    Tenho uma pequena questão,
    Eu e a minha parceira gostaríamos de adquirir um imóvel para investimento, e colocar no mercado de arrendamento, e posteriormente adquirir outro imóvel para a mesma finalidade.
    A minha questão é a seguinte: depois de quanto tempo é que podemos adquirir um outro crédito habitação.

    Melhores cumprimentos,
  1.  # 2

    Depende da sua condição financeira.

    Só um detalhe:
    Faça muito bem as contas e o trabalho de casa para saber o que é necessário para ser senhorio em Portugal e se em caso de falha do inquilino/imóvel desabitado vocês podem aguentar o empréstimo sem pagamento de rendas
  2.  # 3

    Colocado por: JayC1A minha questão é a seguinte: depois de quanto tempo é que podemos adquirir um outro crédito habitação.

    O banco não impõe nenhum limite a nível de tempo, mas impõe condições financeiras, concretamente a taxa de esforço.

    Se com a compra do primeiro imóvel para investimento tiver uma renda ao banco de 350€/mês e, durante um ano tiver um rendimento de 1000€/mês líquidos no respectivo arrendamento, esta situação não impedirá a contratação de um novo financiamento.
    Na verdade, até pode ser muito vantajoso.

    Mas, até conseguir apresentar os seus novos rendimentos prediais em IRS, a sua taxa de esforço será baseada apenas no seu rendimento profissional e na soma de todos os créditos em seu nome.

    Pelo que, se com o seu rendimento profissional conseguir suportar 1, mas não 2, imóveis para arrendamento, conte no mínimo com 1 e meio até nova aquisição. Isto na melhor das hipóteses: comprar em Dezembro, começar arrendar logo em Janeiro e não ter interrupções, apresentar estes rendimentos em IRS em Abril do ano seguinte, e apresentar a Nota de Liquidação ao banco lá para Junho.

    Não é nenhum bicho papão, mas faça contas aos impostos de rendimento, IMI, condomínios, seguros, manutenções, meses que possa ter o imóvel desocupado e, claro, maus pagadores ou caloteiros.

    Quantos mais imóveis tiver, menos crítica é a falta ou atraso de um pagamento.

    Colocado por: medicineengpodem aguentar o empréstimo sem pagamento de rendas

    Eternamente.
    Estamos a falar de crédito habitação, o banco exige taxa de esforço. Ou seja, o proponente tem que provar conseguir pagar TODOS os créditos em seu nome, com 35% dos redimentos líquidos efectivos (sem contar com futuros aumento de rendimentos, pela via do arrendamento)
 
0.0099 seg. NEW