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  1.  # 1

    Com o exponential aumento de IUC previsto na nova proposta de Lei vinda do Partido promotor de distribuir riqueza em vez a criar, certas viaturas passaram a ser sucata ambulante. Promovendo a troca da mesma, por viaturas elétricas a preços inacessíveis para a maioria, e de longevidade questionável, numa forma de Greenwashing e ignorando a Pegada Ecológica desde produção até reciclagem.
    Dessa nova sucata ambulante, destacam-se os TT, que apesar da idade, tem um ciclo de utilização médio mais elevado. Sendo esta gama uma das mais penalizadas, a minha questão seria qual o processo e se é legalmente possível, de conversão de um Pajero 2.5TD para comercial 2 lugares, ou até para pick-up. Algo muito usual na Australia, as famosas ute.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Eventualmente contactar uma das empresas que transformam carrocerias para bombeiros e forcas de seguranca e esses darao a melhor resposta.
  3.  # 3

    Colocado por: treker666Eventualmente contactar uma das empresas que transformam carrocerias para bombeiros e forcas de seguranca e esses darao a melhor resposta.


    Na Austrália existem várias empresas que se dedicam à conversão de jipes em pick-ups. Em Portugal não tenho conhecimento de alguma empresa especifica em conversões. Tal como o processo de legalização das alterações.
  4.  # 4

    Vale a pena a alteração numa viatura com mais de 15 anos ...o custo que será de milhares de euros, para fugir a um aumento de IUC, de talvez uma centena de euros anual ...
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasVale a pena a alteração numa viatura com mais de 15 anos ...o custo que será de milhares de euros, para fugir a um aumento de IUC, de talvez uma centena de euros anual ...



    Pelo que vi, alguns destes off-roads passam de 70€/80€ para 800€ ou mais. Mesmo assim se se confirmar que o aumento é 25€ por ano, ao fim de 10 anos ainda só aumentou 250€.
    Agora se o aumento deixar de ser progressivo, aí vai doer. Só mesmo vendendo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Colocado por: Pereira_89


    Pelo que vi, alguns destes off-roads passam de 70€/80€ para 800€ ou mais. Mesmo assim se se confirmar que o aumento é 25€ por ano, ao fim de 10 anos ainda só aumentou 250€.
    Agora se o aumento deixar de ser progressivo, aí vai doer. Só mesmo vendendo.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    O valor de 25e é anual mas até 2026 onde se aplicará o valor total do imposto (de recordo com o que já fui lendo pela net).
  7.  # 7

    Colocado por: RogerM

    Na Austrália existem várias empresas que se dedicam à conversão de jipes em pick-ups. Em Portugal não tenho conhecimento de alguma empresa especifica em conversões. Tal como o processo de legalização das alterações.

    Se googlar aparece. Tem a monster no norte, vi no Google esta:https://autoribeiro.com/
    É uma questão de contactar as mesmas e ver às possibilidades. Eu optaria pelas que fazem as alterações para corporações de bombeiros e forças de segurança, o know how será muito superior e conseguirão dar uma resposta mais acertada a qualquer informação que lhes peça.
    Concordam com este comentário: RogerM
    • ORodri
    • 17 outubro 2023 editado

     # 8

    Se a conversão de comercial de 2 lugares para 5, é remover a grade e instalar bancos/cintos.
    Acrescido do pagamento de IA/ISV complementar...

    A transformação inversa passará pelo mesmo, grade e retirar bancos a questão do imposto/possibilidade é que é o caso interessante.
    Concordam com este comentário: RogerM
  8.  # 9

    Colocado por: ORodriSe a conversão de comercial de 2 lugares é remover a grade e instalar bancos/cintos.
    Acrescido do pagamento de IA/ISV complementar...

    A transformação inversa passará pelo mesmo, grade e retirar bancos a questão do imposto/possibilidade é que é o caso interessante.

    Não deverá haver pagamento de imposto pois já foi pago na totalidade, agora será avaliar o custo da transformação, esse será o maior gasto.
  9.  # 10

    Colocado por: ORodriSe a conversão de comercial de 2 lugares para 5, é remover a grade e instalar bancos/cintos.
    Acrescido do pagamento de IA/ISV complementar...

    A transformação inversa passará pelo mesmo, grade e retirar bancos a questão do imposto/possibilidade é que é o caso interessante.
    Concordam com este comentário:RogerM


    Curiosamente há pouca informação em fazer a transformação inversa. Ou seja de passageiros para mercadorias. Dos poucos jipes que por cá andam comerciais, temos o exemplo do Nissan Terrano, Land Rover Defender e Jeep Wrangler. Em viaturas mais recentes o Suzuki Jimny já vem com uma versão comercial de 2 lugares.
  10.  # 11

    Colocado por: RogerM
    1. Curiosamente há pouca informação em fazer a transformação inversa. Ou seja de passageiros para mercadorias. Dos poucos jipes que por cá andam comerciais, temos o exemplo do Nissan Terrano, Land Rover Defender e Jeep Wrangler. Em viaturas mais recentes o Suzuki Jimny já vem com uma versão comercial de 2 lugares.


    Há pouca informação pq não era uma coisa logica de se fazer.

    Os comerciais pagavam menos IA/ISV, essa era a unica razão para existirem .

    Ninguém que pagasse o imposto completo queria voltar aos 2 lugares.

    É como os saxo cup de 2 lugares, apenas existiam para ficar mais baratos que até ofereciam os bancos para montar posteriormente - e pagarem o imposto com desconto temporal.
  11.  # 12

    Ou me engano muito (é uma forte possibilidade também), ou essa conversão é muito complicada. Não a nível técnico, mas de documentação.

    Sabe se existe, de fábrica e homologado para o nosso país (UE), uma versão comercial dos modelos que tem interesse em converter?
    É que se não existir, terá que homologar isso (a confirmar junto de quem saiba com certezas). Mesmo existindo, pode não ser simples obter essa documentação junto do importador/representante...

    Experimente falar com a LTA (laboratório técnico automóvel?), salvo erro em Braga. Numa altura em que tive um carro de uma marca já desaparecida, eles eram a única alternativa para homologar uma nova medida de jantes/pneus, por exemplo. Saberão eventualmente esclarecer esse processo, ou indicar quem o possa ajudar.
 
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