Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Comprei casa num prédio, onde existem sótãos, e pelo menos dois deles estão ocupados por inquilinos, em espaços que são normalmente usados para arrumações do prédio, como é habitual nos outros prédios.
    Este é também o único prédio q tem janelas minúsculas à face do telhado também claramente ilegais.
    As caixas do correio têm em cima das originais , caixas coladas destinadas a esses sótãos assim como campainhas aparte que denunciam a ilegalidade.
    Também, são visíveis estendais de roupa na escada comum do prédio junto aos sótãos, assim como mais tralha.
    Ao que sei usam a água e electricidade do prédio e bilhas de gás, tudo com conivência do senhorio enquanto nós do condomínio andamos a pagar essas despesas.
    A minha questão é, sendo os sotaos parte comum do predio tal como explicado pelo senhorio a quando da compra, como podem tar arrendados? Passarão recibos estando ilegal? Conversando com vizinhos todos sabem disto que acontece há anos , inclusive todos sabem que os sotaos são comuns ao prédio e não podem ser habitados.

Já denunciei as finanças e cm, que mais poderei fazer?
    É o que acontecerá depois das denúncias?
    • size
    • 16 outubro 2023

# 2

Estando a falar de arrendamento desses sótãos e do respectivo sehorio, quem é esse senhorio ?
  2.  # 3

Colocado por: sizeEstando a falar de arrendamento desses sótãos e do respectivo sehorio, quem é esse senhorio ?
    o senhorio é o dono do prédio. A quem comprei o meu apartamento . Tem andares arrendados e outros vendidos e tem esses sotaos ocupados pelo q sei há mais de 10 anos
  3.  # 4

Mas não sabia disso antes de comprar? Se está a dizer que isso se percebe olhando para todo o lado...

Seja como fôr, para resolver o problema que permilagem tem o senhorio (aliás outro proprietário como você), com os apartementos arrendados, face aos restantes proprietários?

Tem indicação dessas áreas na caderneta do imóvel? Tem alguma acta do condomínio a falar sobre isso, ou nem sequer existe condomíno?

O que pretende resolver ao certo é? Ter espaço para si nesses sotãos? Parar o uso abusivo das partes comuns do prédio?
  4.  # 5

Colocado por: bmccruzMas não sabia disso antes de comprar? Se está a dizer que isso se percebe olhando para todo o lado...

Seja como fôr, para resolver o problema que permilagem tem o senhorio (aliás outro proprietário como você), com os apartementos arrendados, face aos restantes proprietários?

Tem indicação dessas áreas na caderneta do imóvel? Tem alguma acta do condomínio a falar sobre isso, ou nem sequer existe condomíno?

O que pretende resolver ao certo é? Ter espaço para si nesses sotãos? Parar o uso abusivo das partes comuns do prédio?

Eu achei esquesito mas como gosto da casa e foi um preço que me agradou, ignorei. Embora o senhorio me tinha dito que eram arrecadações comuns

De resto do que me fala não faço ideia quem tratou de tudo foi o meu marido. Mas ele diz que nos documentos não constam aqueles sotaos como habitação mas sim como arrumos!

Eu não quero o sótão para nada mas, teria direito até, o senhorio é que não tem direito de alugar ilegalmente e para além disso ter roupa pendurada na escada dá imenso mau aspecto
  5.  # 6

Provavelmente por causa dessas vicissitudes é que o apartamento foi mais barato.
    Concordam com este comentário: Martssouss, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martssouss
  6.  # 7

Colocado por: Martssouss

Eu achei esquesito mas como gosto da casa e foi um preço que me agradou, ignorei. Embora o senhorio me tinha dito que eram arrecadações comuns

De resto do que me fala não faço ideia quem tratou de tudo foi o meu marido. Mas ele diz que nos documentos não constam aqueles sotaos como habitação mas sim como arrumos!

Eu não quero o sótão para nada mas, teria direito até, o senhorio é que não tem direito de alugar ilegalmente e para além disso ter roupa pendurada na escada dá imenso mau aspecto

Ok, então o problema é da roupa na escada... tente falar com os inquilinos. Já agora concordo totalmente com a sua posição face ao tema.

Para outro tipo de caminhos, saber as outras questões é relevante.

A sua fração é logo por baixo de algum sotão desses? Para evitar futuros problemas, porque assim seguros vai ser complexo nesse prédio em caso de algum sinistro.
    • size
    • 16 outubro 2023

# 8

Colocado por: Martssouss

O senhorio é você em conjunto com os restantes proprietários das frações. Exija do administrador do prédio (possivelmente o proprietário maioritário) a distribuição do rendimento do arrendamento das áreas comuns em causa.
    Exija também o direito de ocupação da sua arrecadação, a qual deverá estar descrita na escritura de constituição da propriedade horizontal.

Acompanhe e reedite, caso seja oportuno, as denuncias que efectuou junto da Câmara Municipal e da AT.
  7.  # 9

Tente lá ver na documentação do seu imóvel o que de facto é seu. Pelo que percebo existem várias frações no sotão. A sua arrecadação pode nem estar ocupada, podem estar apenas com pessoas as que pertencem ao senhorio. O que não faz com que seja legal claro.

Já falou com os inquilinos do sotão ou o chamado senhorio sobre o tema? Tentar estabelecer diálogo primeiro é o melhor, diálogo civilizado claro, visto que até foi ele que lhe falou das arrecadações, diga-lhe o que lhe incomóda.

Senão para entrar por outras vias, tendo em conta a questão do gás que mete em perigo todo o prédio eu iria pela queixa à Proteção Civil.
    • AMVP
    • 16 outubro 2023

# 10

Bolas, quando comprou já isso tudo lá estava. Irra!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  8.  # 11

Eu só queria saber se efectivamente pode alugar tratando se de uma fração que não é para habitação. Não preciso de falar da minha casa nem muito menos agora julgarem me porque comprei a casa e não sabia disto.

Eu só queria saber se efectivamente pode alugar tratando se de uma fração que não é para habitação e o que acontece depois da queixa as finanças. Obrigado
  9.  # 12

Colocado por: VarejoteProvavelmente por causa dessas vicissitudes é que o apartamento foi mais barato.
    Concordam com este comentário:Martssouss
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Martssouss
    infelizmente é a conclusão a que chego !
    • AMVP
    • 16 outubro 2023

# 13

Colocado por: MartssoussEu só queria saber se efectivamente pode alugar tratando se de uma fração que não é para habitação e o que acontece depois da queixa as finanças.

e acha que as finanças querem saber se é de habitação ou não?
  10.  # 14

Colocado por: size
    O senhorio é você em conjunto com os restantes proprietários das frações. Exija do administrador do prédio (possivelmente o proprietário maioritário) a distribuição do rendimento do arrendamento das áreas comuns em causa.
    Exija também o direito de ocupação da sua arrecadação, a qual deverá estar descrita na escritura de constituição da propriedade horizontal.

Acompanhe e reedite, caso seja oportuno, as denuncias que efectuou junto da Câmara Municipal e da AT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Martssouss
    achei bastante útil o seu comentário. Faz todo o sentido o que diz. No entanto eu como proprietária estarei conivente com isto? Percebe? Se terei problemas depois disto ser exposto? Eu só tenho a minha casa. Não tenho mais nada não sou de forma nenhuma a majoritária. Obrigada
  11.  # 15

Claro que não pode alugar, isso deve ser parte comum do prédio e não deve estar licenciado para habitação.
    A haver aluguer de uma parte comum a receita reverte a favor do condomínio e não do proprietário de algumas fracções.
    Concordam com este comentário: Martssouss
  12.  # 16

Colocado por: AMVP
    e acha que as finanças querem saber se é de habitação ou não?
    quando é fuga ao fisco obviamente que quer saber
  13.  # 17

Colocado por: AMVPBolas, quando comprou já isso tudo lá estava. Irra!
    Concordam com este comentário:desofiapedro

E então? As aldrabices ganham serventia, é isso? Ou será usocapião?

Claro que se pode incomodar. E na minha opinião até deve. O único problema é que vai estar a comprar uma guerra, é isso que tem que ver se interessa...

0.0214 seg. NEW