Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sobre a falta de habitação, deixo este tópico controverso para discussão.

https://observador.pt/opiniao/autoconstrucao-a-solucao-para-o-problema-da-habitacao/

Autoconstrução, a solução para o problema da habitação?
    A autoconstrução permite que as pessoas construam as suas casas de acordo com o seu orçamento, tornando a habitação mais acessível, evitando por vezes a incorporação de materiais de média-alta gama.

O autor deste artigo é engenheiro civil.
  2.  # 2

Isso é que eram boas noticias, se noutros paises resulta não sei porque em Portugal nao resultaria.
  3.  # 3

Em Portugal supostamente iam todas cair e não iam cumprir com os requisitos urbanísticos.
    • RUIOLI
    • 16 outubro 2023 editado

# 4

Este bairro na Pontinha (Odivelas) foi feito assim (penso que a CM forneceu o terreno, o projeto e a maior parte dos materiais), por pessoas que viviam nas "barracas", pior não ficaram... pode ser uma solução.
      OLIVAL.JPG
  4.  # 5

Acho que é uma solução válida, desde que assessorada/monitorizada de forma a que não surjam chanatisses de todo o tamanho e feitio.
  5.  # 6

foi assim durante séculos e ainda uma boa parte do século XX.
  6.  # 7

Muita autoconstrução degenerou nas AUGI's de hoje.
  7.  # 8

o problema é que a auto construção em portugal é entendido como construir sem regras
    muito dificil.
  8.  # 9

Colocado por: marco1o problema é que a auto construção em portugal é entendido como construir sem regras
    muito dificil.

Já com regras é o que se vê, imagino só com rabisco de técnicos.
  9.  # 10

Colocado por: ADROatelierMuita autoconstrução degenerou nas AUGI's de hoje.

e em muitos centros históricos de muitas vilas e cidades.

dá para os dois lados.
  10.  # 11

Eu por acaso tenho-me apercebido ultimamente que o pessoal já acha que se pode construir o que se quer.. sem licenças e sem projetos..

As vezes penso “eu queria subir 20 cm ao meu muro e não posso porque tem 1,80, e este fez um muro de quase 3 metros e ninguém vê nada”
  11.  # 12

São períodos distintos.

Colocado por: pauloagsantos
    e em muitos centros históricos de muitas vilas e cidades.
    dá para os dois lados.
  12.  # 13

Colocado por: RUIOLIEste bairro na Pontinha (Odivelas) foi feito assim (penso que a CM forneceu o terreno, o projeto e a maior parte dos materiais), por pessoas que viviam nas "barracas", pior não ficaram... pode ser uma solução.
      OLIVAL.JPG

Este não é o bairro ao pé da PSP?
    • RUIOLI
    • 18 outubro 2023 editado

# 14

Colocado por: bluthunder82

Este não é o bairro ao pé da PSP?

Junto à escola preparatória Gonçalves Crespo/CEPSA
  13.  # 15

Colocado por: RUIOLI

Junto à escola preparatória Gonçalves Crespo/CEPSA

Já sei onde é, é mais no outro lado. Julguei que fosse o bairro junto à PSP
  14.  # 16

temos a Cova da Moura :)
  15.  # 17

Colocado por: DR1982Isso é que eram boas noticias, se noutros paises resulta não sei porque em Portugal nao resultaria.
    porque morria a baleia que alimenta muita gente .
  16.  # 18

Colocado por: rafaelisidoroporque morria a baleia que alimenta muita gente .
    portugal é um país de risco sísmico...

a autoconstrução em países de risco sísmico por norma dá M@@@@

veja o exemplo recente no norte de áfrica
  17.  # 19

Colocado por: rafaelisidoroporque morria a baleia que alimenta muita gente .
    vou por aqui uns exemplos de auto construção em portugal e diz-me tu se tem alguma coisa a ver com baleias ...

quando acontecer o próximo abalo aqui na zona queres te encontrar aqui dentro?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
      20230926_134336.jpg
      20230926_134325.jpg
  18.  # 20

A auto-construção podia ser uma boa ideia se houvesse um catalogo/guia nacional/regional de casas modestas de 100-120 m², por exemplo, e a seguir na integra.

Assim qualquer zé carrinha, com noções básicas de construção, conseguiria seguir o tal guia.

Se for para fazer auto-construção rafeira que se vê ainda de pé, dos anos 70-80, não obrigado.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães

0.0203 seg. NEW