Iniciar sessão ou registar-se
    • neo
    • 16 outubro 2023 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a construir um anexo a cerca de 30 metros da casa, e gostaria de ter energia e um ponto de água para esse anexo.

    Já tenho um circuito de energia no exterior de casa, especificamente para esse efeito, e um tubo PEAD que está ligado à rede de água e cuja terminação está neste momento enterrada junto à casa. Falta-me agora levar ambos até ao anexo.

    Para essas passagens será melhor abrir valas pelo terreno (que tem apenas algumas árvores) ou fazer uma instalação à vista no muro que corre ao longo desses 30 metros?

    Que soluções e cuidados recomendam nessa instalação (por exemplo que calha ou tubo para instalação à vista? que profundidade para um tubo PEAD até ao anexo?).

    Desde já os meus agradecimentos.
  1.  # 2

    a vista tem de ser de durabilidade garantida contra o efeito mecânico do choque escola o inox\ferro\aco enterrado tem o mesmo problema consulte o regulamento de aguas e saneamento (não sei de cor) o importante é que fique a uma enterrado a uma profundidade que evite a sua destruição por qualquer motivo....não esqueça o caimento
  2.  # 3

    Colocado por: Eng_JulioCabralnão esqueça o caimento
    Porquê? A água será transportada por gravidade!?!
  3.  # 4

    Se enterrar use os acessórios em latão com tubagem em PEAD.
  4.  # 5

    Se fosse eu a fazer optava por colocar tubo PVC ⌀75 ou ⌀90 (água) e ⌀40 para eletricidade enterrado, e depois no seu interior passava a água em tubo PEAD por um e cabo flexível 3G de 4 ou 6mm^2 para eletricidade pelo outro.
    Concordam com este comentário: dom123, marize
 
0.0094 seg. NEW