Eu tenho uma claraboia nas escadas de minha casa que me dá muitos problemas desde que comprei a minha casa em 2004. Quando a comprei não me apercebi (porque não vou ao telhado) do miserável tipo de trabalho que tinham feito na instalação da referida claraboia (Imagem_1).
Como se percebe na foto, foi colocada uma caixilharia normal de janela, sem ser térmica, com vedantes normais, com dois vidros duplos. Só me apercebi que algum problema se passava com aquele vidro quando comecei a ter problemas de humidade e pingas de agua nas escadas.
Pretendia retirar toda aquela caixilharia e vidros desajustados, por um vidro único, laminado e com película solar para não tornar o hall das escadas numa estufa, que ficasse colado nas beiras do muro da claraboia (onde está a caixilharia atual), com uma caixa de ar a toda a volta ou apenas num determinado sitio e com uns grampos chumbados ao muro para impedir que o vidro voasse, caso descolasse.
Gostaria que me ajudassem a perceber o seguinte: 1) Que tipo de vidro colocar? 2) De que espessura? 3) Colado, não colado, com caixa de ar total ou parcial? 4) Qual o valor para um vidro deste género?
Tenho o esboço de uma ideia e medidas do vidro que coloco em anexo (imagem_2).
Também já tenho um orçamento, que acho absurdo, tendo-me lembrado de perguntar aqui a quem percebe.
Na verdade até estamos a falar de 3 vidros, por isto seriam para 3 casas geminadas e seguidas.
Eu procuraria soluções existentes no mercado que dessem para o buraco que tem. De preferência uma que possa abrir para ventilação. Os muretes deveriam estar bem isolados termicamente para não ter ali muitas condensações.