Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a equacionar a aquisição de um apartamento novo que teve agora uma grande baixa de preço. Antes de assinar o contrato solicitei a documentação da casa para mostrar ao banco e ver que condições me dariam. Na caderneta predial vem indicado o valor patrimonial de 151.500€ e eu estou a adquirir o apartamento por 127.000€. O que me preocupa é a avaliação do banco, porque se não estou em erro as avaliações dos bancos estão pela hora da morte. Gostaria que os senhores me dessem umas luzes, ou seja, é legal o banco avaliar abaixo do valor patrimonial? Se assim acontecer existe alguma forma de reclamar. Agradeço a vossa ajuda.
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2010

     # 2

    Colocado por: HParreiraé legal o banco avaliar abaixo do valor patrimonial? Se assim acontecer existe alguma forma de reclamar.

    É perfeitamente legal. O banco avalia pelo valor que quiser e ninguém pode obrigar a avaliar por outro valor.
    O que para si vale 10 para mim pode valer 5, o princípio é exactamente o mesmo.

    Pode fazer duas coisas: pede uma reavaliação (em princípio paga) ou pede uma reapreciação. Em qualquer um dos casos deve fundamentar bem o seu pedido (há casas vendidas por preços semelhantes, etc.).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HParreira
  2.  # 3

    Colocado por: FD
    Colocado por: HParreiraé legal o banco avaliar abaixo do valor patrimonial? Se assim acontecer existe alguma forma de reclamar.

    É perfeitamente legal. O banco avalia pelo valor que quiser e ninguém pode obrigar a avaliar por outro valor.
    O que para si vale 10 para mim pode valer 5, o princípio é exactamente o mesmo.

    Pode fazer duas coisas: pede uma reavaliação (em princípio paga) ou pede uma reapreciação. Em qualquer um dos casos deve fundamentar bem o seu pedido (há casas vendidas por preços semelhantes, etc.).

    Estas pessoas agradeceram este comentário:HParreira



    Está a referir-se a uma reavaliação bancária ou das finanças??
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2010

     # 4

    Colocado por: HParreira
    Está a referir-se a uma reavaliação bancária ou das finanças??

    Bancária.
  3.  # 5

    Ok, mas posso fazer alguma coisa relativamente ás finanças?
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2010

     # 6

    Colocado por: HParreiraOk, mas posso fazer alguma coisa relativamente ás finanças?

    Com que propósito?
  4.  # 7

    Baixar o valor de avaliação
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2010

     # 8

    Colocado por: HParreiraBaixar o valor de avaliação

    Reclame. Vai pagar nova avaliação e arrisca-se a que seja corrigida tanto em alta como em baixa...
  5.  # 9

    Boa tarde,

    Não é possivel ter acesso a tabela de valores m2 das habitações por zona para poder ter uma ideia soubre o valor da casa tabelado?
  6.  # 10

    boa noite a todos

    recentemente encontrei um apartamento t3 em benfica, inserido no condominio das pinheiras, consegui que o construtor baixasse o preço para 300.000€, fui ao montepio para dar inicio ao pedido de credito, e para minha surpresa o avaliador da empresa que trabalha para este banco avaliou o mesmo em 265.000€,pedi para ver relatorio da avaliação e o avaliador nao considerou a domotica, ar condicionado outros aspectos "menores" da habitaçao. obviamente que isto nao justifica a diferença de 35.000€!depois fui a CDG, banco que tem "protocolo" com o construtor (ou seja que financiou a construção do condominio), e fizeram a avaliação em 324.500€!devido a diferença de valores fiquei na duvida se a casa esta sobrevalorizada (o que nao parece) ou se foi uma má avaliaçao por parte do montepio, ou até um corte que o proprio banco fez na avaliação? alguem me pode dar alguma dica do passo a seguir?

    obrigado a todos!
  7.  # 11

    uma diferença de 80.000 €???? vai la vai!!!
  8.  # 12

    Pode ser que o apartamento esteja sobre-avaliado. Domótica e outros aspectos na mesma linha são sempre difíceis de contabilizar. Na verdade costumam ser uma percentagem pequena do valor total da casa, mas do ponto de vista de marketing a coisa não funciona assim, e podem na verdade acrescentar uma mais valia à casa....dependendo do tipo de cliente, e esse é o problema da avaliação...

    Por exemplo, se quizer comprar um carro com GPS integrado, vai parar a segmentos que podem custar cerca de 10000 euros mais caros, mas na verdade um GPS bom pode custar menos do que 250 Euros, e o GPS por si pode não justificar os tais 10000 euros.
  9.  # 13

    pois, então devemos considerar que a CGD não sabe fazer avaliações!!! porque não estamos a falar de uma diferença de 10 ou 20.000 euros...
  10.  # 14

    Eu digo antes que a CGD é o principal interessado na descentralização. Mais vale dividir as migalhas por muitos do que ter um pão nas mãos de um só.
    • KVG
    • 22 fevereiro 2010

     # 15

    Colocado por: AndreRboa noite a todos

    recentemente encontrei um apartamento t3 em benfica, inserido no condominio das pinheiras, consegui que o construtor baixasse o preço para 300.000€, fui ao montepio para dar inicio ao pedido de credito, e para minha surpresa o avaliador da empresa que trabalha para este banco avaliou o mesmo em 265.000€,pedi para ver relatorio da avaliação e o avaliador nao considerou a domotica, ar condicionado outros aspectos "menores" da habitaçao. obviamente que isto nao justifica a diferença de 35.000€!depois fui a CDG, banco que tem "protocolo" com o construtor (ou seja que financiou a construção do condominio), e fizeram a avaliação em 324.500€!devido a diferença de valores fiquei na duvida se a casa esta sobrevalorizada (o que nao parece) ou se foi uma má avaliaçao por parte do montepio, ou até um corte que o proprio banco fez na avaliação? alguem me pode dar alguma dica do passo a seguir?

    obrigado a todos!


    O Montepio está mesmo a cortar nas avaliações e falo por experiencia própria. Tive uma avaliação do Montepio no Valor de 216 000€ e de outro Banco de 233 000€, além de avaliações anteriores às minhas terem sido entre os 225 000 e os 230 000€
  11.  # 16

    deve andar com medinho!!! a coisa pode não andar bem para o lado do montepio!!!
 
0.0171 seg. NEW