Iniciar sessão ou registar-se
    • Riones
    • 19 outubro 2023 editado

     # 1

    Boa noite.
    No ano passado tive grandes chatices com a chuva dentro de casa, este ano resolvi tratar do assunto.
    A minha casa é rés do chão e primeiro andar, sendo que a terra atrás da casa está ao nível do primeiro andar.

    O ano passado tive grandes "inundações" pela sala, apesar da parede ter ficado toda "arrebentada/descascada" achamos que a água nascia entre o chão e o inicio da parede... na base digamos. Mas nunca tivemos a certeza se ela nascia apenas nesse sitio e ou até se era de baixo para cima.

    Então o que foi feito:
    Veio uma escavadora, tirar o máximo que pudesse de terra, colocou-se dreno, brita, manta e tela... voltou-se a fechar tudo, voltou-se a fazer um passeio (como tinha anteriormente), e hoje... agora mesmo... tenho a sala com água...
    Paguei um balúrdio, e até acho q o Sr. fez o serviço com profissionalismo... Mas já não sei mais o que fazer...

    Envio algumas fotos em anexo... A sala que aparece nas fotos, essa parede é a que levou as obras do lado de fora... E é nessa parede junto do mármore da salamandra que vem um fiozinho de água... Que já está pela sala toda, e já não sei se é só daí que vem o fiozinho.

    Alguém já esteve ou presenciou uma situação parecida? O que fazer? Muito Obrigado.
      32.jpg
      2.jpg
      12.jpg
  1.  # 2

    Para esse dreno foi criada uma pendente e um local de descarga?
    Pela foto não parece haver muita pendente.
    A parede foi impermeabilizada com quê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riones
  2.  # 3

    Esse dreno ficou ao nível das fundações?

    Julgo que devia ter sondado no pavimento da sala, por ter água no terreno e o que faz por fora, pelo que já se viu e ainda pouco choveu, não resolveu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riones
  3.  # 4

    Colocado por: zedasilvaPara esse dreno foi criada uma pendente e um local de descarga?
    Pela foto não parece haver muita pendente.
    A parede foi impermeabilizada com quê?


    Sim, tem um dreno que está com inclinação para sair, digamos assim), e vai pelo lado da casa... (foi preciso escavar a relva toda de lado, para o dreno ir até à frente da casa, onde aí fica mais baixo que atrás da casa...

    A casa é de 1991, a parede já estava com (está-me a faltar o nome) com aquela cor preta no cimento... como mostra a primeira foto.
  4.  # 5

    Colocado por: VarejoteEsse dreno ficou ao nível das fundações?

    Julgo que devia ter sondado no pavimento da sala, por ter água no terreno e o que faz por fora, pelo que já se viu e ainda pouco choveu, não resolveu.


    A escavação e o dreno, ficou a cerca de 1m acima do chão da parede da sala... Se fosse mais baixo não tinha como depois como fazer escoar o dreno para fora. e também a escavadora em si, também já não ia mais abaixo...

    Não percebi a parte do sondado a sala... consegue-me explicar?
  5.  # 6

    Colocado por: Riones

    A escavação e o dreno, ficou a cerca de 1m acima do chão da parede da sala... Se fosse mais baixo não tinha como depois como fazer escoar o dreno para fora. e também a escavadora em si, também já não ia mais abaixo...

    Não percebi a parte do sondado a sala... consegue-me explicar?


    Fazer um furo no pavimento da sala, para ver se aparece água no terreno, se nos dias de chuva tiver água no terreno por baixo da sala/casa, o dreno exterior pouco ou nada resolve.

    Cheguei a ver prédios a moradias com bomba na cave para tirar a água, principalmente nos tempos de chuva, porque o nível de água subia.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riones
  6.  # 7

    Colocado por: RionesA escavação e o dreno, ficou a cerca de 1m acima do chão da parede da sala...

    Neste caso, esse dreno pode até estar a agravar o problema.
    Imagine que a água que lhe entra em casa é resultante da água da chuva que se infiltra na terra desce até ao nível das fundações e piso e depois é absorvida nessa zona.
    Tendo o dreno 1m acima dessa zona, grande parte da água é recolhida pelo dreno mas como o dreno tem furação a 360o, antes que ela seja drenada, grande parte desce por essa furação da parte inferior e está a ensopar toda a terra abaixo dessa cota.
    A solução de drenos é uma boa solução mas deve ser estudada caso a caso. Muitas vezes não resulta e até agrava os problemas
    Concordam com este comentário: Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riones
  7.  # 8

    Colocado por: Varejote

    Fazer um furo no pavimento da sala....
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Riones


    Posso fazer esse furo no exterior da sala? Ou seja junto da janela/parede. A minha sala vai da frente da casa até atrás onde tem esse muro que reparamos... Só que tenho de partir mármore,,,
    Veja o novo post que colacarei aqui nesta conversa.
  8.  # 9

    ATUALIZAÇÃO:
    Hoje acordei com a sala sem água, (mas esteve e está sempre a chover miudinho lá fora), MAS com a cozinha neste estado...
    Estou a desesperar!
    A obra lá fora, não chegou a ser finalizada, pois veio a chuva...
    Falta apenas uma valeta junto do passeio... Mais informo que no lugar da valeta já tem outro dreno a cerca de 60cm abaixo... Para apanhas as águas que venham do terreno e não consigam entrar na valeta...
      6.jpg
      52.jpg
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Neste caso, esse dreno...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Riones

    Hum... Ok entendi...
    Que chatice, alguma sugestão?
    Veja o meu novo Post aqui dentro ATUALIZAÇÃO. Obrigado
  10.  # 11

    Colocado por: RionesATUALIZAÇÃO:
    Hoje acordei com a sala sem água, (mas esteve e está sempre a chover miudinho lá fora), MAS com a cozinha neste estado...
    Estou a desesperar!
    A obra lá fora, não chegou a ser finalizada, pois veio a chuva...
    Falta apenas uma valeta junto do passeio... Mais informo que no lugar da valeta já tem outro dreno a cerca de 60cm abaixo... Para apanhas as águas que venham do terreno e não consigam entrar na valeta...
      6.jpg
      52.jpg


    Isso foi o pavimento que abateu, provavelmente por baixo da laje/betonilha ficou oco.

    Já que está partido, façam um buraco para ver como está por baixo (oco) e profundidade 50/60cm para ver se aparece água.
  11.  # 12

    Colocado por: Varejote

    Isso foi o pavimento que abateu, provavelmente por baixo da laje/betonilha ficou oco.

    Já que está partido, façam um buraco para ver como está por baixo (oco) e profundidade 50/60cm para ver se aparece água.



    E posso fazer um buraco assim do outro lado da casa?
    e se aparecer água, significa que tenho água a passar de baixo, e então a sugestão possível seria, um buraco do lado de fora encostado à casa para apanhar essas águas todas e reencaminha-las pra outro lado?

    Envio em foto parte do desenho da parte de trás da casa...
    A laranja é o sitio onde a tijoleira levantou, e me aconselha a fazer buraco.
    Na sala, onde diz parede de trás, é onde mesmo com as obras, entrou um fiozinho de água entre o chão e a parede.

    Muito obrigado.
      esboço sala.jpg
  12.  # 13

    Eu aconselho na cozinha, porque já tem os cerâmicos partidos, depois pode fazer na sala onde aparece água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riones
    • SrR
    • 19 outubro 2023

     # 14

    Colocado por: Rionesdreno, ficou a cerca de 1m acima do chão da parede da sala
    o problema está aqui.
  13.  # 15

    ATUALIZAÇÃO:
    Por incrível que pareça na sala, para já, nunca mais voltou a entrar água... E já lá vão 11 dias de chuva...
    Penso assim e espero que seja esse o motivo, que aquelas águas que entraram foram devido ao abatimento das primeiras terras devido às primeiras chuvas...
    Ou seja depois das obras (que ainda não terminou, falta uma valeta pra tirar as águas superficiais q encostam na casa)
    Veio as primeiras chuvas a sério, o peso fez as terras baixarem um bocado e aí fez entrar um bocado d água...
    Felizmente pra já está a correr mt bem...
    E não voltou mais a entrar. Que assim seja. 🙏
    Obrigado a todos pela ajuda.
 
0.0197 seg. NEW