Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    A minha situação é a seguinte, comprei casa faz em dezembro três anos. Acontece que no início deste mês houve uma morte na minha casa ( um acidente com na janela). Estou grávida de 6 meses e estou a sentir me super mal naquela casa, mal lá consigo entrar, dormir nem se fala. Queria saber se posso alugar aquela casa e por sua vez alugar uma para uma para mim na mesma zona, não na mesma freguesia.
    Como preciso de proceder para o fazer. Não percebo nada deste assunto, já tentei pesquisar e ainda fico mais confusa. O que fariam na minha situação? Obrigada a todos desde já.
    • size
    • 19 outubro 2023

# 2

O primeiro passo a dar será informar-se com o seu Banco, com o qual formalizou o contrato de hipoteca.
  2.  # 3

É melhor vender essa e comprar outra. O arrendamento tem muitos riscos.
    Concordam com este comentário: pguilherme, marize
  3.  # 4

Sem dúvida, o arrendamento tem riscos, sobretudo associados aos inquilinos que tiver a sorte/azar de arranjar.

Com isto em mente, é uma boa forma de investimento e essa estratégia permite fazê-lo sem uma enorme necessidade de capital.

Quanto ao banco, caso deixe de ser a sua HPP, teria de o informar, pois as habitações secundárias normalmente estão limitadas a 70% de LTV ou algo do género.
    Posto isto, o banco quer é que pague os reembolsos. Se o fizer, mesmo que o informe, nada muda.
  4.  # 5

o melhor será mesmo a venda embora esteja difícil este fator neste momento
    senão conseguir vender tente familiares que la fiquem e lhe retribuam
    porque neste momento os alugueres são de um risco enorme
    • AMVP
    • 26 outubro 2023

# 6

Colocado por: VeronicaleriasBom dia,
    A minha situação é a seguinte, comprei casa faz em dezembro três anos. Acontece que no início deste mês houve uma morte na minha casa ( um acidente com na janela). Estou grávida de 6 meses e estou a sentir me super mal naquela casa, mal lá consigo entrar, dormir nem se fala. Queria saber se posso alugar aquela casa e por sua vez alugar uma para uma para mim na mesma zona, não na mesma freguesia.
    Como preciso de proceder para o fazer. Não percebo nada deste assunto, já tentei pesquisar e ainda fico mais confusa. O que fariam na minha situação? Obrigada a todos desde já.

Compreendo a sua situação. Mas vou ser muito objetiva e prática. Sim, deve de estar a ser horrível para si, mas em termos práticos e materiais se calhar tem um bem que dificilmente o poderá vir a ter no futuro sozinha e num futuro próximo terá mais alguém a depender de si.
    Perguntas: a casa está paga? É só sua? Se respondeu sim a estas perguntas, consegue comprar outra casa pelo valor que poderá vender essa?

tenha também atenção a questão fiscal e o programa mais habitação:
    "Agora, a estes requisitos são adicionados mais dois:

- o imóvel vendido tem de ter sido a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, comprovada através do respetivo domicílio fiscal, pelo menos nos 24 meses anteriores à data da venda;

- os sujeitos passivos não podem ter beneficiado, no ano da obtenção dos ganhos e nos três anos anteriores, do presente regime de exclusão, “sem prejuízo da comprovação pelo sujeito passivo, efetuada em procedimento de liquidação, de que a não observância da presente condição se deveu a circunstâncias excecionais”."
    • AMVP
    • 26 outubro 2023

# 7

vi agora o título, a casa ainda tem hipoteca. Então, se vender e após amortização da dívida, consegue adquirir outra?
  5.  # 8

Colocado por: VeronicaleriasBom dia,

Pq nao poderia fazê-lo? Eu vou arrendar a minha tbm, mudei-me pra outra e tenho a casa vazia.
  6.  # 9

A casa ainda tem de facto hipoteca? É uma casa mesmo apenas sua?

Pode também tentar uma permuta, tentar não custa.
    Concordam com este comentário: Quilleute
    • Jcan
    • 12 novembro 2023

# 10

Pode arrendar outra.
    O seu empréstimo deve ser quase de certeza para habitação própria permanente, logo se a arrendar a outra pessoa e fizer contrato de arrendamento, o banco pode querer alterar as condições do empréstimo. Fale com alguém do banco...
    • Jcan
    • 12 novembro 2023

# 11

Pode arrendar outra.
    O seu empréstimo deve ser quase de certeza para habitação própria permanente, logo se a arrendar a outra pessoa e fizer contrato de arrendamento, o banco pode querer alterar as condições do empréstimo. Fale com alguém do banco... pessoalmente sem ser por telefone ou por escrito...
  7.  # 12

arrendar é um negócio de alto risco.
  8.  # 13

Não é fácil arranjar inquilinos cumpridores é como os melões, só depois de abertos é que se vê.
    Concordam com este comentário: marize
    • Jcan
    • 12 novembro 2023 editado

# 14

_
    • smst
    • 14 novembro 2023

# 15

Primeiro deve procurar ajuda psicológica para si (se ainda não o fez).
    Aconselho a ir pessoalmente ao banco onde tem o crédito habitação falar com o seu gerente de conta. Como já lhe disseram antes o facto de arrendar a habitação que comprou para habitação própria permanente com recurso a crédito pode afectar a sua taxa de juro actual para com o banco. Veja o que lhe é mais favorável.
    Concordam com este comentário: marize
  9.  # 16

Colocado por:
    Veronicalerias

Olá Veronica, só vi agora a sua mensagem e tocou-me profundamente.

Já estive grávida 3vezes (infelizmente nenhuma pelo mesmo tempo que a Veronica), mas sei o que uma morte repentina afecta na gestação.

Sugeria analisarmos sistemicamente o processo de compra (com quem decidiu comprar entre outros detalhes), para que seja acompanhada essa decisão de sair repentinamente.
    Estou disponível para a consultar gratuitamente 🫂🩷

Contacte-me!
    (tem no meu user o meu e-mail) 💚

0.0165 seg. NEW