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  1.  # 1

    Colocado por: HAL_9000Mas não foram as regras definidas em 2007? Por exemplo porquê que este ano aumentamos as reformas de 6kmês em 6% mas os saláros de 2.4K apenas em 3%?





    E que tal investir numa rede de transportes públicos de jeito? será que não se obtinha melhor resultado?
    Eu e a esposa tinhamos 2 carros quando moravamos na zona centro. Quando vim para a AML vendi um porque não precisava do segundo. A diferença? Aqui há transportes públicos (funcionam mal, mas há), na zona centro não havia.



    Então qual é o resultado prático da medida? O estado vai-lhe ao bolso e o macinblack bate palmas é isso?
    Repare o macinblack "não vou chorar que vou passar fome porque o IUC vai aumentar", mas pode haver pessoas que vão, sabe porquê?
    1. "as pessoas vão deixar de ter carro." porque não têm outra alternativa de transporte
    2. "daqui a 3 anos vamos ver se ainda não há muita gente com carros antes de 2007" porque não têm dinheiro para outro

    Ou seja as pessoas vão pagar esse dinheiro, e tiram-no de outro lado qualquer. No seu caso pode ser da poupança, mas em outros casos pode ser do supermercado, da farmácia, etc.



    Ou tem disponibilidade financeira para comprar um carro novo,ou anda com um carro com 20 anos? É isso?

    Na lógica do governo, não era melhor trocar um carro com 20 anos, por um carro com 4 anos importado da Alemanha cujo valor era inferior 30% ao mesmo carro cá?

    Na sua lógica, juro que ainda não percebi qual é a vantagem deste aumento do IUC


    Onde estão essas regras de 2007? Pode publicar aqui?

    Quanto aos transportes públicos, tirando em horas de ponta muitas vezes estão quase vazios, pelo menos da realidade que vejo no Porto. Então com a futura expansão do metro, ainda menos se poderão queixar. Mas a solução terá necessáriamente de passar por mais transportes publicos, concordo consigo.

    Está a desconversar, já lhe expliquei o meu ponto de vista. Na prática o resultado vai ser diminuto e gradualmente as pessoas vão mudar de carro, eu comprei um de 2014 por 6500€, e há mais baratos. Realmente a maioria das pessoas vão passar mesmo muitas necessidades por causa do IUC, um imposto que no máximo, na maioria dos casos atinge perto de 250€ num ano (cilindradas 2000 como o meu Passat), mas no IRS já está tudo bem. Está tudo focado num imposto secundário, em vez de se focarem onde somos realmente saqueados.

    No primeiro comentário mencionei a falta de coerência da política, porque é tudo em nome do ambiente, mas penalizam os menos poluentes (exceção para já dos elétricos), mas todos sabemos que trata-se apenas de um incentivo à receita. Não concordo com a importação porque o setor automóvel é dos que mais impacto tem na nossa economia, e uma importação em massa iria desiquilibrar a balança de importações/exportações, empobrecendo mais o país. O ideal mesmo era cativar o interesse da industria automóvel a vir fabricar cá os novos carros. Quanto à sua última frase, eu é que não percebo se leu o que escrevi ou está a ignorar, mas volto a repetir: Sou a favor de aumentar o IUC dos mais poluentes, e DIMINUIR o IUC dos menos poluentes. Escrevi DIMINUIR...
  2.  # 2

    Colocado por: Ruikode
    Tem razão, não foi ao HAL, peço desculpa pelo lapso no nome. O conteúdo mantem-se o mesmo.
    Claro que se está a borrifar, nunca pensei o contrário.


    A opinião do HAL, que apresentou o seu ponto de vista, e tenho alguns pontos que até concordo, interessa-me debater.
    A sua da maneira como escreveu, realmente estou mesmo a borrifar-me para a sua opnião.
  3.  # 3

    Colocado por: macinblackA sua da maneira como escreveu, realmente estou mesmo a borrifar-me para a sua opnião.

    Obviamente que está.
  4.  # 4

    Colocado por: macinblackOnde estão essas regras de 2007? Pode publicar aqui?

    De acordo com o código do IUC, as viaturas são tributadas por duas tabelas diferentes, consoante o ano de matrícula, ate 30-06-2007, e depois de 01-07-2007(data da entrada em vigor do DL22-A/2007 de 29 de Junho). Estou enganado?



    Colocado por: macinblackEstá a desconversar, já lhe expliquei o meu ponto de vista. Na prática o resultado vai ser diminuto
    Verdade que não estou. Se até o macinblack admite que "Na prática o resultado vai ser diminuto", então este imposto trata-se de um saque fiscal com uma roupagem bonita, nada mais.
    Se há injustiça face aos IUC dos carros mais recentes? Admito que sim, mas então que se baixe o imposto destes últimos ao invés de subir o dos primeiros.



    Colocado por: macinblackeu comprei um de 2014 por 6500€, e há mais baratos. Realmente a maioria das pessoas vão passar mesmo muitas necessidades por causa do IUC,
    Já vi que a base da sua argumentação é que parte do princípio que todos têm o seu poder de compra. Se formos a pensar assim, efectivamente os 25 euros não fazem grande diferença.
    Há pessoas para quem despender de 6500 euros para um carro, é uma miragem porque mal chega para a renda. para não falar no aumento brutal do valor das manutenções (o macinblack até sabe isso muito bem porque mantém 2 carros de manutenção mais ligeira ;)).



    Colocado por: macinblackmas no IRS já está tudo bem.
    O que "tem o cú a ver com as calças"? Se reparar nas minhas intervenções, vai ver que tenho sempre sido extremamente crítico com os impostos sobre o rendimento do trabalho, sobretudo porque os serviços públicos depois não correspondem ao nivel de impostos pagos.
    Relativamente ao IRS. já estamos a ser fortemente roubados desde que os escalões não foram actualizados no ano passado à taxa de inflação. A redução para o ano? Não vai ser redução nenhuma, na verdade nem chega para cobrir a perda do poder de compra do rendimento líquido destes dois anos seguidos. A redução real se ocorrer será muito irrisória. Só mesmo um habilidoso como o Costa para tentar vender esta correção do IRS como uma redução.



    Colocado por: macinblacke uma importação em massa iria desiquilibrar a balança de importações/exportações, empobrecendo mais o país.
    Isso só riria acontecer se o valor dos automóveis nacionais não corrigisse face ao aumento de oferta. O que empobrece o país é o esforço financeiro que temos de fazer para pagar os carros ao valor que pagamos com os rendimentos que temos. O que justifica que um renault qualquer usado (já nem vou para as marcas Alemãs) seja muito mais barato na Alemanha do que cá, quando o rendimento médio por lá deve ser pelo menos o triplo do nosso?



    Colocado por: macinblackDIMINUIR o IUC dos menos poluentes
    Eu li e no geral nem discordo de si nesse ponto. A questão é que a redução do IUC para os carros menos poluentes não se verificou? Se a par do aumento do IUC dos carros antigos fosse reduzido o IUC dos carros menos poluentes, a medida faria mais sentido em termos ambientais. Como foi vendida, é saque fiscal, puro e simples.
    O meu problema com isso é que da maneira que está a ser feito, com esse aumento de imposto penalisa sobretudo as camadas da sociedade economicamente mais frágeis pelo simples facto de não terem dinheiro para comprar um carro menos poluente.
    Que tal reduzir o esforço financeiro necessário para comprar um elétrico? Acha que são os 2800 euros que o estado dá que faz a diferença significativa para os proprietarios de carros com 16 anos?
    Além disso, qual é o custo de manutenção de um elétrico com uma bateria com 10 anos? Que autonomia perdeu? Uma bateria dura quanto tempo?
  5.  # 5

    Olhe macinblack, infelizmente, como bem sabe, Porto e Lisboa não representam o resto do país. Além disso, metade do nosso parque automóvel é composto por carros velhos. E atrevo-me a dizer que o é, não porque as pessoas não queiram trocar de carro. É mesmo porque não conseguem.

    Eu vi-me obrigado a adquirir um carro a combustão por necessidade e nem sequer vivo numa zona rural. Além disso, o custo de vida já é elevado por sinal. Certamente fará falta no bolso daqueles que mais precisam. Se queriam ser mais justos poderiam reduzir o IUC aos carros menos poluentes ou posteriores a 2007. Assim é apenas uma medida mascarada de estar preocupada com o ambiente. Na realidade, o que interessa é continuar a aumentar impostos.
  6.  # 6

    Procuro veículo eléctrico que permita instalar 3 cadeiras de transporte isofix de crianças nos bancos traseiros, para substitui a minha Alhambra de 2005.

    Só tenho possibilidade de pagamento de 10000€.

    Alguma recomendação?
    Concordam com este comentário: NTORION
    • AMG1
    • 20 outubro 2023

     # 7

    Colocado por: HAL_9000...Por exemplo porquê que este ano aumentamos as reformas de 6kmês em 6%...


    Em que país?

    A não ser que o Hall tenha outra informação, as pensões (da SS portuguesa) cujo valor seja superior a 12 IAS (actualmente cerca de 5,7k) não tem qualquer actualização desde que a lei actual entrou em vigor (2006).
    Essas pensoes só serão actualizadas, quando, por via da actualização do indexante, o seu valor for inferior aos 12 IAS.
    Mesmo as restante, apenas as de valor bem mais baixo e que terão aumentos de proximos dos 6%. Isto se a regra não for alterada e as projeções sobre inflação e crescimento do PIB se verificarem.
    Em meu entender a lei actual está errada e não deveria haver aumentos de pensoes superiores aos aumentos dos salários, mas não é por isso que vamos dizer que ela ainda é mais mais generosa do que de facto já é.
  7.  # 8

    Colocado por: BigmouseProcuro veículo eléctrico que permita instalar 3 cadeiras de transporte isofix de crianças nos bancos traseiros, para substitui a minha Alhambra de 2005.

    Só tenho possibilidade de pagamento de 10000€.

    Alguma recomendação?


    Quando conseguir encontrar um modelo com essas características, avise-me...também preciso de um....ainda sou mais bondoso pode ir até aos 15k.
  8.  # 9

    Colocado por: AMG1Em que país?

    A não ser que o Hall tenha outra informação, as pensões (da SS portuguesa) cujo valor seja superior a 12 IAS (actualmente cerca de 5,7k) não tem qualquer actualização desde que a lei actual entrou em vigor (2006).
    Essas pensoes só serão actualizadas, quando, por via da actualização do indexante, o seu valor for inferior aos 12 IAS.
    Tem razão, escrevi os valores de cabeça e não fui confirmar os valores exactos e errei por excesso.

    Onde se lê
    "Por exemplo porquê que este ano aumentamos as reformas de 6kmês em 6%..."

    Deve ler-se:
    "Por exemplo porquê que este ano aumentamos as reformas de 5765,16 euros/mês em 5,2%..."

    No fundo não altera o ponto de vista que estava a transmitir, mas de facto deveria ter tido o cuidado de ter verificado esses dados.
    • Bondi
    • 20 outubro 2023 editado

     # 10

    https://eco.sapo.pt/especiais/iuc-nos-carros-velhos-pode-aumentar-em-mais-de-1000-nos-proximos-anos/

    O agravamento do IUC nos veículos a gasóleo anteriores a julho de 2007 pode chegar a 1746%. Nos carros a gasolina, a subida é mais modesta. Porém, o imposto não pode subir mais de 25 euros por ano.

    Este artigo tem dados muito interessantes para a discussão.
    Existem pessoas aqui cuja realidade delas não é a do país.......
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 11

    Pensamento de alguns:

    Concordam com este comentário: eu, Nostradamus, HAL_9000
    • eu
    • 20 outubro 2023

     # 12

    Este aumento do IUC para os carros mais velhos é simplesmente ultrajante.

    Isto é um imposto injustificado sobre os mais pobres, ainda por cima criado por um governo que se diz socialista.

    Este governo só pensa em arrecadar cada vez mais dinheiro aos contribuintes, para que o monstro seja cada vez maior; para o bolo onde os parasitas da política mamam seja cada vez maior.

    Otimizar o funcionamento do estado? Não. Resolver os problemas da educação, saúde e justiça? Não. Taxar mais os pobres? Sim.

    É este o governo que temos.

    Mas só temos o que merecemos. Vota PS !
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, spvale
  10.  # 13

    • SrR
    • 20 outubro 2023

     # 14

    .
    Concordam com este comentário: eu
      FB_IMG_1697797066081.jpg
  11.  # 15

    A verdade é que um "jovem" de 25 anos que tenha um salário bruto de 1000€ recebe 780€ e entrega direta e indiretamente ao estado cerca de 40% desse valor em impostos.
  12.  # 16

    Sabendo que o salário mediano em Portugal não é distante do SMN, qual é que vai ser o desconto no IRS? 8€ por mês? E falta saber se o desconto é já reflectido nas taxas de retenção ou não. Mas pelos vistos não interessa que a mesma pessoa passe a pagar mais 10€ por mês para o IUC, não tendo consultas no centro de saúde, transportes públicos, etc...

    A sociedade portuguesa é desigual, mas tenham alguma noção. Nem toda a gente mora em Lisboa ou Porto, nem todos têm bons salários e nem todos conseguiram vender uma casa com mais-valia de dezenas de milhares de euros, justamente porque moram no interior.
  13.  # 17

    Colocado por: SrR.
      FB_IMG_1697797066081.jpg


    Vamos lá ser mais corretos, esse carro vai chegar a esse valor do IUC (se mantiver o aumento anual de 25€) em 2029! É um carro com mais de 30 anos nessa altura, devemos a incentivar a que permaneçam na estrada?
    Quanto ao elétrico, a mania de sempre ir buscar a Tesla, eu opto antes por um Dacia Spring (20.000€ novo), e quem não tem dinheiro para novos, existem usados desde elétricos a combustão a preços muito mais simpáticos.
    Vivemos realmente num país socialista, pois em vez de se nivelarem por cima, tenta tudo nivelar-se por baixo, em prol da estagnação do que na evolução. É disto que o socialismo vive.

    Esta notícia mostra mesmo quais são as prioridades do povo Português:
    https://www.dinheirovivo.pt/economia/portugueses-usam-alivio-no-iva-para-reforcar-a-cesta-com-cerveja-e-marisco-16853848.html
    • nunomp
    • 20 outubro 2023 editado

     # 18

    Colocado por: macinblack

    Vamos lá ser mais corretos, esse carro vai chegar a esse valor do IUC (se mantiver o aumento anual de 25€) em 2029! É um carro com mais de 30 anos nessa altura, devemos a incentivar a que permaneçam na estrada?
    Quanto ao elétrico, a mania de sempre ir buscar a Tesla, eu opto antes por um Dacia Spring (20.000€ novo), e quem não tem dinheiro para novos, existem usados desde elétricos a combustão a preços muito mais simpáticos.
    Vivemos realmente num país socialista, pois em vez de se nivelarem por cima, tenta tudo nivelar-se por baixo, em prol da estagnação do que na evolução. É disto que o socialismo vive.

    Esta notícia mostra mesmo quais são as prioridades do povo Português:
    https://www.dinheirovivo.pt/economia/portugueses-usam-alivio-no-iva-para-reforcar-a-cesta-com-cerveja-e-marisco-16853848.html


    Pronto, descobrimos agora que taxando a pobreza se está a nivelar por cima e a apostar no desenvolvimento do país. As gerações sucedem-se mas continuam com a mesma ânsia do Estado patriarcal que tudo comanda e nos diz o que devemos ou não comprar porque, coitados de nós, não sabemos o que fazer com os nossos recursos. O país não tem solução.
  14.  # 19

    Colocado por: macinblack

    Vamos lá ser mais corretos, esse carro vai chegar a esse valor do IUC (se mantiver o aumento anual de 25€) em 2029! É um carro com mais de 30 anos nessa altura, devemos a incentivar a que permaneçam na estrada?
    Quanto ao elétrico, a mania de sempre ir buscar a Tesla, eu opto antes por um Dacia Spring (20.000€ novo), e quem não tem dinheiro para novos, existem usados desde elétricos a combustão a preços muito mais simpáticos.
    Vivemos realmente num país socialista, pois em vez de se nivelarem por cima, tenta tudo nivelar-se por baixo, em prol da estagnação do que na evolução. É disto que o socialismo vive.

    Esta notícia mostra mesmo quais são as prioridades do povo Português:
    https://www.dinheirovivo.pt/economia/portugueses-usam-alivio-no-iva-para-reforcar-a-cesta-com-cerveja-e-marisco-16853848.html


    E que tal criar condições para que se possa ter poder de compra para comprar um carro novo? Tipo, sei lá, baixar os impostos?
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Bondi, Holy_Grail
  15.  # 20

    Eu acho que este Governo PS deveria até ir mais além e aplicar um aumento semelhante ao IMI das casas mais velhas e com menos valor patrimonial. Era a melhor forma de promover a eficiência energética e acabar com as casas antigas desde país. A ver se as pessoas que têm casas velhas as demoliam (ou despejavam os inquilinos) e compravam/contruíam casas novas, com boa eficiência energética ajudando assim o ambiente. O IMI deveria ser de acordo com a classe energética, a ver se esses bandalhos que moram em casas mal isoladas, sem ETICS, com janelas de vidro simples e sem PRH, e têm aquecedores a óleo ou a botija de gás butano, pagavam sério pelo flagelo que infrigem ao planeta.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, HAL_9000, Carvai, psergio57, eu, pedro303, Iko
 
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