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  1.  # 1

    Colocado por: tigoncalEu acho que este Governo PS deveria até ir mais além e aplicar um aumento semelhante ao IMI das casas mais velhas e com menos valor patrimonial. Era a melhor forma de promover a eficiência energética e acabar com as casas antigas desde país. A ver se as pessoas que têm casas velhas as demoliam (ou despejavam os inquilinos) e compravam/contruíam casas novas, com boa eficiência energética ajudando assim o ambiente. O IMI deveria ser de acordo com a classe energética, a ver se esses bandalhos que moram em casas mal isoladas, sem ETICS, com janelas de vidro simples e sem PRH, e têm aquecedores a óleo ou a botija de gás butano, pagavam sério pelo flagelo que infrigem ao planeta.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    E o pessoal que compra roupa na feira? Sem ser de origem controlada e que respeita todas as diretrizes ambientais, pumbas, toma lá imposto "lelo" em cima. E na alimentação igual, tipo os produtos comprados diretamente ao produtor deveriam pagar um ecovalor por causa do não uso de conservantes e cosméticos... 😁
    Mas há dúvidas que existe quem defenda isto e quem tente impor? Viva a falta de noção 😂😂😂
  2.  # 2

    Colocado por: Vítor Magalhães

    E que tal criar condições para que se possa ter poder de compra para comprar um carro novo? Tipo, sei lá, baixar os impostos?


    E não foi o que fizeram? Os elétricos não estão isentos de ISV e IUC temporariamente? Quanto aos rendimentos, precisam de ser aumentados para o nível da média europeia o quanto antes, senão continuaremos sempre a queixar-nos eternamente que o país é pobre, e preocupados com impostos secundários...
    E outro ponto importante, é preciso diminuir a quantidade de carros no país, é insustentável continuar a aumentar o nº de carros, logo os mais antigos como é óbvio tem de ser os primeiros a serem abatidos.
  3.  # 3

    Colocado por: HAL_9000Onde se lê
    "Por exemplo porquê que este ano aumentamos as reformas de 6kmês em 6%..."

    Deve ler-se:
    "Por exemplo porquê que este ano aumentamos as reformas de 5765,16 euros/mês em 5,2%..."


    Esta, como já disse, é uma das partes que eu considero mais gravosas no OE. Para além dos roubos "dá com uma, tira com outra). Aumentar mais de 5% quem objectivamente não precisa do aumento à custa de de roubar quem precisa? É tudo muito bonito, dar mais aos reformados e tal, mas um reformado com quase 6000€ de reforma precisa de 5% de aumento??? Se falassem das reformas até aos 1000€, dêem-lhes 10% carago!
    Agora, a mim que trabalho, tenho filhos pequenos e as despesas todas inerentes de ter família (e também de trabalhar; despesas com deslocações, etc etc), vão-me eventualmente dar a esmola de 3% quando o meu salário vai suportar os aumentos dos reformados que não precisam, a não ser para pagarem a casa de praia ou viajar. Mas o IUC é actualizado pela inflação, a comida, combustíveis etc, é o que se sabe. Se isto não é gozar com quem trabalha, não sei o que é...

    Mas assim lá vão buscar os votos dos velhinhos todos, que são tantos, não é...?
    Concordam com este comentário: desofiapedro, HAL_9000, Vítor Magalhães, RcrdPrnt
  4.  # 4

    Colocado por: macinblack

    E não foi o que fizeram? Os elétricos não estão isentos de ISV e IUC temporariamente? Quanto aos rendimentos, precisam de ser aumentados para o nível da média europeia o quanto antes, senão continuaremos sempre a queixar-nos eternamente que o país é pobre, e preocupados com impostos secundários...
    E outro ponto importante, é preciso diminuir a quantidade de carros no país, é insustentável continuar a aumentar o nº de carros, logo os mais antigos como é óbvio tem de ser os primeiros a serem abatidos.


    Mais importante que subir os salários é baixar os impostos, subir salários só leva a subir a ainda mais a carga fiscal e o aumento real é pouco expressivo, mas isto acho que toda a gente sabe.
  5.  # 5

    Colocado por: macinblack

    E não foi o que fizeram? Os elétricos não estão isentos de ISV e IUC temporariamente? Quanto aos rendimentos, precisam de ser aumentados para o nível da média europeia o quanto antes, senão continuaremos sempre a queixar-nos eternamente que o país é pobre, e preocupados com impostos secundários...
    E outro ponto importante, é preciso diminuir a quantidade de carros no país, é insustentável continuar a aumentar o nº de carros, logo os mais antigos como é óbvio tem de ser os primeiros a serem abatidos.


    Acabamos com os carros antigos só porque sim? Não interessa a localização, é isso? E estamos confortáveis com os novos vícios dos serviços de entregas a qualquer hora do dia só porque alguém se lembra de encomendar comida às 11 da noite? Como se resolve a situação do interior?

    Querem melhores salários mas não conseguem construir um argumento com pés e cabeça. Entristece-me esta nossa condição, mas talvez estejamos a colher o que semeámos
  6.  # 6

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Mais importante que subir os salários é baixar os impostos, subir salários só leva a subir a ainda mais a carga fiscal e o aumento real é pouco expressivo, mas isto acho que toda a gente sabe.


    Os rendimentos neste caso subentendem-se que é já subtraindo os impostos devidos, ou seja, rendimento líquido. E como referiu, escrevi nos diversos posts deste tópico que sou a favor de diminuir o IUC nos carros mais recentes, tal como o IRS também deveria diminuir, e aproveitando a deixa, ao menos igualar o IVA ao de Espanha...
  7.  # 7

    Colocado por: macinblackVivemos realmente num país socialista, pois em vez de se nivelarem por cima, tenta tudo nivelar-se por baixo, em prol da estagnação do que na evolução
    A começar pelo próprio partido socialista que tenta nivelar o salário médio pelo SMN, que cria impostos injustificados. Esse mesmo partido socialista é qe garante que as carroças com 30 anos continuem a andar na estrada, não é o IUC baixo.

    Quantas pessoas, cujo carro actual é um um opel corsa b de 1996, é que o macinblack acha que têm 20k para dar por um Dacia Spring? Aliás em que mundo é que uma carroça como o Dacia Spring vale 20000 euros?
    Eu antes de comprar o carro actual, estava de olho no sping, até que o fui ver. É um roubo completo homem.
    Quanto a carros usados elétricos.....era capaz de adquirir um? Eu só com garantia longa de bateria
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, nunomp, Nostradamus
  8.  # 8

    Colocado por: macinblackE outro ponto importante, é preciso diminuir a quantidade de carros no país, é insustentável continuar a aumentar o nº de carros,
    Há pessoas que têm 3.....e dois são velhos.... Não resisti :)

    Mas com medidas destas do xuxalismo, o que vai acontecer é que vamos ter o zé manel pobre a ter de andar a pé (acabando com um dos bens historicamente mais democratizadores), e quem pode a ter dois teslas na garagem. Depois faz-me a média e em média cada um tem um tesla, e ficam as contas bem arranjadinhas para depois apresentarmos lá na europa.
    É isso?
    Concordam com este comentário: Ruikode, nunomp, desofiapedro
  9.  # 9

    Colocado por: pcspinheiroa não ser para pagarem a casa de praia
    Que compraram há 20 anos atrás por uma bagatela, diga-se de passagem.
    • AMG1
    • 20 outubro 2023

     # 10

    Colocado por: pcspinheiro

    Esta, como já disse, é uma das partes que eu considero mais gravosas no OE. Para além dos roubos "dá com uma, tira com outra). Aumentar mais de 5% quem objectivamente não precisa do aumento à custa de de roubar quem precisa? É tudo muito bonito, dar mais aos reformados e tal, mas um reformado com quase 6000€ de reforma precisa de 5% de aumento??? Se falassem das reformas até aos 1000€, dêem-lhes 10% carago!
    Agora, a mim que trabalho, tenho filhos pequenos e as despesas todas inerentes de ter família (e também de trabalhar; despesas com deslocações, etc etc), vão-me eventualmente dar a esmola de 3% quando o meu salário vai suportar os aumentos dos reformados que não precisam, a não ser para pagarem a casa de praia ou viajar. Mas o IUC é actualizado pela inflação, a comida, combustíveis etc, é o que se sabe. Se isto não é gozar com quem trabalha, não sei o que é...

    Mas assim lá vão buscar os votos dos velhinhos todos, que são tantos, não é...?
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Lembra-se da polémica que estalou o ano passado, quando o Costa quiz fazer o que você propõe?
    Viu algum partido da oposição propor a alteração da lei para que isto nao voltasse a acontecer?
    Lembra-se o que aqui foi escrito por muitos de nós sobre o que o governo do PS se propunha fazer, incluindo por alguns que agora acham que o cumprimento da lei afinal é injusto?
    Claro que a lei é absurda e esses aumentos deveriam estar indexados aos aumentos dos salários, mas não é só o PS que não a quer mudar. Ninguém quer!
    Agora também não vale a pena estar a dar grande relevância ao que, na verdade, também não a tem.
    A pensão média media da SS anda pelos 600€. Pensões de 5k (da SS) são pouquissimas e convém nao esquecer que essas pessoas tem de ter uma carreira de 40 ou mais anos e a descontar para isso, ou seja entregaram ao estado, muito provavelmente, o que nunca vão receber, ao contrário de muitos que embora tenham pensoes baixas, pouco ou ate mesmo nada, descontaram para as ter.
  10.  # 11

    Colocado por: HAL_9000Há pessoas que têm 3.....e dois são velhos.... Não resisti :)

    Mas com medidas destas do xuxalismo, o que vai acontecer é que vamos ter o zé manel pobre a ter de andar a pé (acabando com um dos bens historicamente mais democratizadores), e quem pode a ter dois teslas na garagem. Depois faz-me a média e em média cada um tem um tesla, e ficam as contas bem arranjadinhas para depois apresentarmos lá na europa.
    É isso?
    Concordam com este comentário:Ruikode


    Posso já lhe adiantar que dois dos velhos no próximo ano vai passar a ser só um, porque estou a ponderar abater um deles pois somos 2 cá em casa ;) Estou à espera do novo OE para ver se o apoio ao abate dá para o que pretendo (opção de depósito em Cartão da Mobilidade).

    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/orcamento-do-estado/detalhe/incentivo-ao-abate-de-carros-com-mais-de-16-anos-devera-rondar-os-3-mil-euros

    Vamos vamos ter o Zé Manel a andar a pé, nem com o diesel a mais de 2€ o litro os carros diminuiram na rua... Você sonha com os Tesla, tem algum fascínio com essa marca?
    Concordando ou não, o rumo a seguir será o desaparecimento dos mais antigos e as pessoas a trocarem pelos modelos hibrídos/elétricos, goste ou não.
  11.  # 12

    Colocado por: macinblack

    Posso já lhe adiantar que dois dos velhos no próximo ano vai passar a ser só um, porque estou a ponderar abater um deles pois somos 2 cá em casa ;) Estou à espera do novo OE para ver se o apoio ao abate dá para o que pretendo (opção de depósito em Cartão da Mobilidade).

    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/orcamento-do-estado/detalhe/incentivo-ao-abate-de-carros-com-mais-de-16-anos-devera-rondar-os-3-mil-euros

    Vamos vamos ter o Zé Manel a andar a pé, nem com o diesel a mais de 2€ o litro os carros diminuiram na rua... Você sonha com os Tesla, tem algum fascínio com essa marca?
    Concordando ou não, o rumo a seguir será o desaparecimento dos mais antigos e as pessoas a trocarem pelos modelos hibrídos/elétricos, goste ou não.

    Precisa de apoio para ser amigo do ambiente?
    • spvale
    • 20 outubro 2023 editado

     # 13

    Colocado por: pcspinheiro

    Esta, como já disse, é uma das partes que eu considero mais gravosas no OE. Para além dos roubos "dá com uma, tira com outra). Aumentar mais de 5% quem objectivamente não precisa do aumento à custa de de roubar quem precisa? É tudo muito bonito, dar mais aos reformados e tal, mas um reformado com quase 6000€ de reforma precisa de 5% de aumento??? Se falassem das reformas até aos 1000€, dêem-lhes 10% carago!
    Agora, a mim que trabalho, tenho filhos pequenos e as despesas todas inerentes de ter família (e também de trabalhar; despesas com deslocações, etc etc), vão-me eventualmente dar a esmola de 3% quando o meu salário vai suportar os aumentos dos reformados que não precisam, a não ser para pagarem a casa de praia ou viajar. Mas o IUC é actualizado pela inflação, a comida, combustíveis etc, é o que se sabe. Se isto não é gozar com quem trabalha, não sei o que é...

    Mas assim lá vão buscar os votos dos velhinhos todos, que são tantos, não é...?
    Concordam com este comentário:desofiapedro,HAL_9000,Vítor Magalhães

    Isto é o que disse noutro tópico mas o pessoal/velhotes andam contentes, deram a maioria ao costa😅
    Gostava de verificar um estudo para aferir o rácio de jovens com carros anteriores a 2007 vs idosos.
    Outro estudo interessante era média de carros vs idade do proprietário, infelizmente temos uma frota muito antiga mas também é válido afirmar que sendo um país pobre europeu temos das melhores frotas automóveis de gama alta
  12.  # 14

    Colocado por: AMG1ncluindo por alguns que agora acham que o cumprimento da lei afinal é injusto?
    Para deixar bem claro, o que eu critiquei na altura, não foi o corte, mas o facto de o PM não "ter tomates" para o assumir perante os reformados, e explicar o que tinham e fzer em nome da sustentabilidade da SS, tal como o PPC tinha feito no passado.

    Aliás nem "teve tomates" de o admitir, nem efectivamente de o fazer. A maneira como fizeram a comunicação do corte, emncionando até "aumento de rendimentos", fazendo uma vez mais os eleitores de lorpas é que esteve no foco da minha crítica.
    Mas aparentemente eles é que têm razão, afinal, têm maioria absoluta.
  13.  # 15

    Colocado por: macinblackOE para ver se o apoio ao abate dá para o que pretendo (opção de depósito em Cartão da Mobilidade).
    Vou fazer o mesmo com o meu. Se de facto forem os tais 2800 euros, fico com o passe pago por 3 anos.

    Colocado por: macinblackVocê sonha com os Tesla, tem algum fascínio com essa marca?
    Não, mas o meu ponto de vista tinha mais força se aludisse ao tesla:). De qq maneira todos os elétricos são caros, seja tesla seja renault.

    Colocado por: macinblackConcordando ou não, o rumo a seguir será o desaparecimento dos mais antigos e as pessoas a trocarem pelos modelos hibrídos/elétricos, goste ou não.
    Certo, estamos de acordo. Mas o caminho faz-se caminhando. Num pais onde não ha dinheiro para as necessidades mais básicas sequer, forçar por imposição fiscal essa troca é má estartégia. Os paises com mais poder de compra estimulam a troca reduzindo o esforço fiscal para a aquisição, de modo a que o mesmo não comprometa as necessidades básicas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 16

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Precisa de apoio para ser amigo do ambiente?


    Não passarei fome se não o tiver, o carro irá ter o fim na mesma e não perco nada por não esperar mais um bocado. Também tinha direito ao fundo ambiental, e optei por não recorrer a ele, tendo trocado as janelas de casa por umas mais eficientes.
    Ou incomoda-lhe que eu pague os meus impostos, pense no ambiente e concorra a apoios quando me apetecer? Acha que não devo ter direito a apoio, ou só se for pobre é que devo ter direito?
  15.  # 17

    Eu não me incomoda nada, até porque só tenho um carro no agregado familiar e é pós 2007, o que me incomoda é medidas e decisões avulsas com o único intuito de atirar com areia para os olhos dos contribuintes e desviar atenções dos verdadeiros problemas que enfrentamos. Para eu estar bem não preciso desejar que os outros fiquem mal.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Ruikode, Carvai, Bondi, pcspinheiro
  16.  # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesPara eu estar bem não preciso desejar que os outros fiquem mal.


    Quando se falou no IVA a 6% na construção num tópico ao lado, começaram a gemer e a gritar:
    "ah mas eu paguei 23% na minha construção, não é justo!"

    Agora o aumento do IUC para os carros antigos, batem também o pé:
    "ah mas eu já pago isso há muitos anos!"
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Ruikode, Carvai
  17.  # 19

    • eu
    • 20 outubro 2023

     # 20

    Este governo é exímio a atirar com areia para os olhos dos incautos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Bondi
 
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