Colocado por: VarejotePropriedade registada na conservatória do refiro predial, pagamento de IMI e restantes responsabilidades, não me parece que exista possibilidade de usucapião, isso é mais para terrenos.
Colocado por: AMVP
Existe sim.
Colocado por: Varejote
Existe mas não é com duas cantigas, o mais comum é para terrenos em que não se sabe quem é o proprietário.
Frações de habitação, com proprietário registado, pagamento impostos, recibos de condomínio, seguros da fração, não é estar em casa emprestada e ao fim de 10 anos, a casa é minha.
Gostava de ver uma escritura real nesses termos.
De qualquer forma, também concordo que deveria fazer um comodato, não vá alguém ter ideias.
Colocado por: AMVP
Posso dizer-lhe que um familiar fez uma escritura dessas da casa dos nossos avós. A casa está registada 1/4 no nome da minha mãe e 3/4 na herança, imi pago por cada uma das partes. E a escritura foi feita. Nota: ele pagou pela casa, isso não está em causa, foi a forma encontrada para solucionar uma questão familiar e todos esramos de acordo.
Colocado por: Varejote
Nesses termos também eu conheço, anteriores a 1951, sem registos atualizados outros sem escritura de posse, estou a falar no caso de "casa emprestada, com todos os registos atualizados".