Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações a todos.
    Já uns anos que sou leitor das interessantes discussões aqui no fórum, mas só agora me inscrevi porque estou em fase de planeamento de uma vivenda que em princípio se irá iniciar a construir no terceiro trimestre do próximo ano.

    Para já a primeira questão para discussão é, o que acham de uma transmitância térmica (U) para as paredes exteriores com um valor de 0.21 W/m2K?

    Estou perfeitamente consciente de que não são só as paredes exteriores que contam para um bom ou mau desempenho térmico, mas gostava de começar por aí e saber a opinião da malta cá do fórum que é composta de muitos leigos como eu, mas há também muitos profissionais qualificados por aqui.

    Obrigado a todos pelos vossos comentários.👍🏻
    • MDM
    • 20 outubro 2023

     # 2

    Essa não é uma pergunta de leigo. O U máximo varia consoante o zona do país mas esse valor parece-me baixo.

    Na minha opinião deveria iniciar a discussão do geral para o particular. Tratar primeiro de assuntos como a implantação, a disposição dos espaços, a exposição solar e só depois partir para o detalhe.
  2.  # 3

    Olá MDM, obrigado pelo seu comentário.
    O valor que mencionei foi-me transmitido pelo arquiteto. Apesar de poder ainda sofrer alguma pequena variação, vai segundo ele, ficar muito próximo desse valor.

    Da casa vai tratar-se de uma vivenda térrea, em „L“ com a „frente“ da casa orientada a nascente e sul respetivamente.

    A localização será no Minho interior.

    No que diz respeito a ser leigo, posso confirmar-lhe que é isso que sou. Apenas sei o que vou lendo por aqui :)
  3.  # 4

    Esta será a orientação…
      IMG_1541.jpeg
  4.  # 5

    Colocado por: CiccardiPara já a primeira questão para discussão é, o que acham de uma transmitância térmica (U) para as paredes exteriores com um valor de 0.21 W/m2K?


    O valor é bom, mas depende sempre da composição dos restantes componentes da parede, por exemplo o tipo de acabamento interior e a posição do isolamento na fachada.

    Seria como avaliar a performance de um carro apenas em função dos cavalos, sem saber absolutamente mais nada sobre o carro.
  5.  # 6

    Obrigado Nostradamus.
    As paredes exteriores serão compostas (de fora para dentro) apenas pelo seguinte material:
    -Reboco exterior termo isolante(talvez Weber)
    -Bloco de betão celular 42 cm
    -Reboco interior (ainda a definir)

    O objetivo é tentar obter um bom desempenho energético.

    A fundação da construção será composta por assoleiramento geral com
    -isolamento sob o betão (ainda por definir a espessura final)
    -laje de betão e ferro segundo cálculos
    -isolamento sobre a laje de betão, também ainda a ser calculado.

    Não refiro aqui betão de limpeza, tela anti-radão, etc. por me parecerem menos relevantes na questão do isolamento térmico.


    Pretendemos conseguir aqui também um valor U que esteja em ressonância com o das paredes exteriores.
  6.  # 7

    Colocado por: Ciccardi-Reboco exterior termo isolante(talvez Weber)
    -Bloco de betão celular 42 cm
    -Reboco interior (ainda a definir)


    Portanto deve levar um YTONG THERMO 42... numa casa com pilares de 20,25 ou 30 cm.

    Cada bloco desses custa uma pequena fortuna. Não me admirava nada que já ultrapassasse os 5€ ou mais, cada bloco.
    Sem falar no consumo de cola elevado..

    Eu não gosto da solução.

    Qualquer solução mais tradicional à base de capoto ou parede dupla, garante-lhe performances semelhantes a uma fração do preço e com uma complexidade mais simples que essa opção.
  7.  # 8

    Colocado por: Nostradamuscom uma complexidade mais simples que essa opção.

    antes pelo contrario. a alvenaria em bloco celular é muito simples. bem feito e acima de tudo bem protegido de humidades ascensionais, é do mais simples possível.

    Quanto aos U e etc. caramba, é usar os projectistas. As soluções são integradas e não avulso.

    Os requisitos dependem igualmente da localização da obra... Uma coisa é ser no sotavento Algarvio, outra realidade é estar localizada no Alto Minho.
  8.  # 9

    Na questão das alvernarias em blocos de betão celular e tijolo/bloco tradicional com capoto há sempre uma grande disparidade de opiniões.

    No meu caso, vou talvez optar pelos blocos de betão celular por me parecer de fácil execução, construção mais simples, e com bom desempenho térmico.

    Quanto ao pilares, segundo os cálculos do fabricante irá apenas ser necessária a construção de alguns pilares em pontos estratégicos constituídos por peças de alvernaria próprias para o efeito em que apeneas um núcleo será de betão armado.

    Quanto aos preços, não creio que fique mais caro do que o tijolo/bloco com etics. Contando ao preço que anda o etics até é possível que fique mais caro o sistema tradicional.

    O preço provisório que recebi do representante foi de 65 € m2 já com iva para o bloco de 42. Acresce ainda o transporte que através de bons conhecimentos que tenho não me ficaria exorbitantemente caro.

    Na questão da aplicação do betão celular tenho apoio independente de dois camaradas que trabalharam mais de trinta anos na Alemanha na construção com este material.

    Além disso, o fabricante garantiu-me a instrução do pessoal caso seja necessário, a instrução está já incluida no preço do material.

    Tenho avaliado bem a questão com o arquiteto e a questão de decidir entre betão celular e tijolo/bloco com etics parece bastante equilibrada.

    Embora a decisão me caiba exclusivamente a mim gosto sempre de ouvir outras opiniões.
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasantes pelo contrario.


    Talvez.. Sei que até há uns com "buracos" pré feitos para fazer de pilares e é sempre a aviar cartucho, mas na zona das janelas e caixa de estores, não gostei do que fui vendo.
    Ja vi quem faça lintéis para suportar a fiada de blocos por cima da janela, outros fazem fiadas directas por cima da janela sem qualquer lintel.


    E um bloco com uma densidade de 300-400 Kg/m3 não é propriamente algo que recomendasse no nosso clima quente. Tem metade da densidade de um tijolo tradicional..

    A minha opinião é enviesada, mas prefiro sempre algo mais consistência, principalemente para as paredes exteriores. Isso parece aquelas bolachas de arroz dietéticas lol

    E depois também há a logística de encomendar esse material. Se for mesmo os Ytong, já há mais de 10 anos que não os vejo em casas de materiais. Encomendar esse material de França (onde é fabricado), não fica nada barato. Ainda é capaz de ser preciso uns 2 camiões para uma casa
  10.  # 11

    Colocado por: CiccardiNa questão das alvernarias em blocos de betão celular e tijolo/bloco tradicional com capoto há sempre uma grande disparidade de opiniões.

    No meu caso, vou talvez optar pelos blocos de betão celular por me parecer de fácil execução, construção mais simples, e com bom desempenho térmico.


    Ainda tem o Megatérmico e o Termicoacustico da Artebel, que é um "compromisso" entre o betão celular e um bloco térmico standard.

    A abordagem e complexidade de construção é muito parecida.

    Preferia uma destas ultimas, aos Ytong.
  11.  # 12

    Colocado por: NostradamusE depois também há a logística de encomendar esse material. Se for mesmo os Ytong, já há mais de 10 anos que não os vejo em casas de materiais. Encomendar esse material de França (onde é fabricado), não fica nada barato. Ainda é capaz de ser preciso uns 2 camiões para uma casa

    No algarve, tem vindo a tomar terreno... Existe um distribuidor de YTONG.
    Os pilares e vigas são revestidos com plaquetas de 10cm. As vergas, tem bloco com cavidade para poder armar o lintel.
    O bloco YTONGtem uma densidade de 300 (C2) a 550kg/m3 (C4), depende...

    PS: tb não vale apena insistir numa solução construtiva, se depois não há matéria próxima ou mão de obra habituada a lidar com o assunto no local em questão.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
    • eu
    • 20 outubro 2023

     # 13

    Eu também sou apologista de soluções mais simples, mais baratas e com os mesmos resultados térmicos.
  12.  # 14

    Obrigado a todos pelos vossos comentários.
    O megatérmico da Artebel parece-me um bloco muito bom e foi um dos que mais nos agradou.

    Quanto aos custos entre os dois sistemas temos as seguintes contas arredondadas:

    -Megatérmico = 15 blocos por M2 a um preço de +- 2.30 € por bloco = 34.5 € M2

    -Ytong = 8 blocos por M2 a um preço de 8.125 € por bloco = 65€ M2

    Temos portanto uma diferença 30.5 € M2.

    Eu penso que com 30.5 euros por m2 não consigo colocar o ETICS necessário para obter um desempenho térmico igual ao Ytong.

    Aqui falta a cola/argamassa que imagino andarão com preços aproximados, no entanto é possível que haja aqui alguma diferença nos custos, contudo não calculei qual sistema será mais económico nesse ponto.

    Por outro lado é também possível que o rendimento na colocação do Ytong seja superior ao do megatérmico, afinal de contas para 1 m2 são apenas necessários metade dos blocos e que pesam menos cerca de 4 Kg cada.

    Se não me enganei nas contas podemos dizer que o argumento do custo superior no sistema Ytong não se verifica.

    Claro que há ainda a adicionar o transporte quer ao Ytong quer ao Megatérmico, sendo claro que o transporte para o Ytong será algo mais caro, mas mesmo assim não fará uma diferença abismal entre os dois sistemas nas contas finais.

    Que opinam?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 22 outubro 2023

     # 15

    Colocado por: CiccardiEu penso que com 30.5 euros por m2 não consigo colocar o ETICS necessário para obter um desempenho térmico igual ao Ytong.


    Mas falta aí contabilizar o acabamento exterior do Ytong, não ? É que o custo do ETICS normalmente já inclui o barramento final à cor.

    E com ETICS também pode usar tijolo normal, que fica ainda mais barato que o Megatérmico.

    São apenas ideias para pensar; com Ytong fica de facto bem servido.
  13.  # 16

    Colocado por: CiccardiQue opinam?
    que sair das soluções correntes fica caro.
    Tijolo/bloco+ Etics é capaz de ser a solução mais em conta.
    Concordam com este comentário: eu, rpmmsantos
  14.  # 17

    Como ainda não foram tomadas decisões definitivas vamos analisar ainda melhor os prós e os contras dos dois sistemas.

    Um outro assunto em que me interessam as vossas opiniões é da base do edifício.

    A minha preferência é a de ensoleiramento geral pelo facto de, a meu ver, ter necessidade de menos mão de obra.

    Apesar de ser necessária mais quantidade de material (betão, ferro, etc).

    Acho também que esta solução oferece mais estabilidade e o arquiteto tem a mesma opinião, apesar de me avisar de que os custos serão provavelmente superiores ao sistema de sapatas/alicerces.

    No caso do ensoieiramento geral parece-me também mais fácil a instalação de isolamento e barreira anti-radão na parte inferior da laje.

    Também acho que a problemática da capilaridade é mais fácil de resolver com este tipo de fundação.

    Alguém de vocês tem experiência nesse assunto?

    Quais são as vantagens/desvantagens de um e outro sistema?
  15.  # 18

    Já se decidiu, Ciccardi?

    Parece-me que o ensol€iramento não tem muitos adeptos em Portugal..
  16.  # 19

    Colocado por: WilgaParece-me que o ensol€iramento não tem muitos adeptos em Portugal..
    Em Portugal pelo que vou vendo é mais desvão, funcionq tipo ben u ron, dá pra tudo :)
  17.  # 20

    Colocado por: WilgaJá se decidiu, Ciccardi?

    Parece-me que o ensol€iramento não tem muitos adeptos em Portugal..
    tive a mesma sensação qua do pedi ao gabinete de projetos que vai fazer o tosco da construção, parecia que estava a pedir uma coisa de outro mundo e quando lhes disse que queria colocar por baixo 10cm de XPS ainda levantaram mais questões, até disseram que a casa ia deslizar no xps
 
0.0182 seg. NEW