Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Estou neste momento em processo de compra de uma moradia, construída em 2004, que já tem instalação de PRE em todas as divisões, com termostatos em cada uma delas, permitindo a operação de forma independente.

    Pelo que tenho lido por aqui, o PRE é conhecido por consumos elétricos bastante altos, pelo que estava a pensar instalar painéis fotovoltaicos e baterias para (também) minimizar esta questão.

    Para além disso, a moradia vai ter pessoas em casa durante os dias de semana, bomba de calor para AQS de 300L, forno e fogão elétricos, bomba para piscina, Ar Condicionado e os normais grandes eletrodomésticos.

    Tendo isto em conta, e apontando a reembolsos por parte do Fundo Ambiental, acham que a instalação de painéis fotovoltaicos e respetiva bateria é uma solução que faz sentido?

    Aberto a outras sugestões!

    Cumprimentos e muito obrigado, desde já.
    • argo
    • 20 outubro 2023

     # 2

    A bateria da sua casa é a climatização, no inverno usa os excedentes no PRE e no verão nos ACs.
  2.  # 3

    Colocado por: zecarlos77Tendo isto em conta, e apontando a reembolsos por parte do Fundo Ambiental, acham que a instalação de painéis fotovoltaicos e respetiva bateria é uma solução que faz sentido?

    Na minha opinião não faz muito sentido. Os painéis sim, pode e deve instalar com apoio do FA. É sempre uma ajuda.
    A questão é que as baterias não lhe valem de grande coisa para esse cenário: quando vai gastar MUITA energia (e é mesmo muita...) é na altura do ano em que há muito menos sol. Então, no inverno terá menos energia dos painéis, toda ou praticamente toda vai ser gasta directamente no aquecimento e por isso não sobra energia para carregar a bateria.

    Na minha opinião vale a pena meter bateria se comprar células e fizer o pack. Os packs comerciais ainda estão demasiado caros para fazerem sentido economicamente. Caso não, será preferível vender o excedente.
  3.  # 4

    Colocado por: Bruno.Alves
    Na minha opinião não faz muito sentido. Os painéis sim, pode e deve instalar com apoio do FA. É sempre uma ajuda.
    A questão é que as baterias não lhe valem de grande coisa para esse cenário: quando vai gastar MUITA energia (e é mesmo muita...) é na altura do ano em que há muito menos sol. Então, no inverno terá menos energia dos painéis, toda ou praticamente toda vai ser gasta directamente no aquecimento e por isso não sobra energia para carregar a bateria.

    Na minha opinião vale a pena meter bateria se comprar células e fizer o pack. Os packs comerciais ainda estão demasiado caros para fazerem sentido economicamente. Caso não, será preferível vender o excedente.


    Deixe-me acrescentar que, no Inverno, durante o dia, nos dias de semana, apenas vai estar uma pessoa em casa, e a usar o PRE seria apenas numa divisão da casa.
    Durante a noite, a sala tem lareira e recuperador de calor, pelo que não justifica o uso do PRE.
    Onde vejo o maior consumo é depois no aquecimento dos quartos antes de dormir, ou casas de banho antes do banho das crianças. Algo deste género.

    Depois na prática será algo diferente, mas tens isto em conta, talvez ajude a justificar a bateria.
  4.  # 5

    bateria com PRE tem que fazer muito bem essas contas pois ou obriga a uma quantidade brutal de painéis ou mais vale ir par outras soluções de menores necessidades instantâneas
 
0.0070 seg. NEW