Iniciar sessão ou registar-se
    • willyzz
    • 13 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Bom dia
    Vivo num apartamento com 80m2, e tenho uma caldeira vulcano babystar a gás propano, mas em aquecimento central tenho grandes contas de gás....será que tenho vantagens em trocar a caldeira a gás por uma eléctrica...será que me fica mais barato aquecer a casa? e as caldeiras eléctricas são de fiar??

    Obrigado
  1.  # 2

    Penso que em termos de despesas ficaria ela por ela.

    Acredito q se bubstituir por Ar Condicionado, aí sim terá despesas mais rerduzidas
  2.  # 3

    Possívelmente será um caso de mau dimensionamento (poucos elementos de radiador) além de má colocação dos pontos de radiador, o que por norma se deve a uma de duas situações.

    Ou o construtor quis poupar e mandou meter menos elementos, ou o instalador quis ganhar o serviço e optou por colocar menos radiadores.

    Quando a coisa está bem dimensionada e os radiadores nos locais correctos, aliado a um bom isolamento do andar, não é costume ter-se contas avultadas, uma vez que a casa aguenta a temperatura bastante tempo nem necessidade de ter o aquecimento sempre ligado.

    No entanto a Babystar é uma caldeira que mais parece um esquentador, e pelo que conheço cumpre bem a sua função.

    Ar condicionado não gasta no gás vai gastar na luz, mas se tiver problemas de humidades em casa pode ser uma boa solução, uma vez que este acaba por fazer função desumificadora, retirando humidade do ar.

    Cumps
    • lbvp
    • 15 fevereiro 2010

     # 4

    Boas,

    Antes de tudo deve analizar a sua instalação de aquecimento central:

    - se os radiadores têm cabecas termostaticas, para regulação da temperatura em cada divisão ?
    A cabeca termostatica tem como função garantir a temperatura selecionada e como tal assim que a divisão atinge essa temperatura o radiador deixa de solicitar água quente e a sua caldeira PARA - Baixo consumo de gás.

    - se tem relogio para programar as horas de funcionamento e temperatura de conforto 21º e temperatura de ausente 17º ?

    Verifique?

    Abraço
  3.  # 5

    Colocado por: lbvpBoas,

    Antes de tudo deve analizar a sua instalação de aquecimento central:

    - se os radiadores têm cabecas termostaticas, para regulação da temperatura em cada divisão ?
    A cabeca termostatica tem como função garantir a temperatura selecionada e como tal assim que a divisão atinge essa temperatura o radiador deixa de solicitar água quente e a sua caldeira PARA - Baixo consumo de gás.

    - se tem relogio para programar as horas de funcionamento e temperatura de conforto 21º e temperatura de ausente 17º ?

    Verifique?

    Abraço



    Boa noite.

    Eu tambémtenho uma caldeira destas e aqu. central instalado ( vou instalat AC). As constas de gaz propano sao elevadas (dentro de 2 meses irão ligar o gaz natural ).

    Tenho o comando/programador semanal Wireless para controlar a temperatura (e por sua vez ligar e desligar a caldeira).

    Os radiadores têm uma cabeça que permite regular entre 1 e 5 ( deduzo que controla a entrada de água no radiador).Normalmente coloco-as entre 3 e 4. A água coloco a 60º (por vezes a 75º quando está mais frio, senão os quartos raramente passam dos 18º).

    No extremo do radiadores existe umaespécie de válvula para "purgar" (???) os radiadores (abrir para deixar sair o ar???). Periodicamente abro essa válvula e volto a fechar.

    O manómetrona caldeira (identifica a pressão da água) deverá estar entre 1 e 2 (1,5). Existe 1 válvula na parte inferior que permite (quando a pressão está muito baixa) aumentar apressão no sistema.

    Sempre que o aquecimento liga, a pressão no manómetro sobe (penso que isto é normal) e por vezes a caldeira liberta água na parte inferior (já tenho até um recepiente para a recolher).

    No último mês tenho de aumentar quase diariamente a pressão de água na caldeira (através da válvula existente), uma vez que após algum tempo de funcionamento, a pressão está a 0, o que não permite que o aquecimento central funcione!!!

    Não tenho nenhuma fuga de águanos radiadores ( a única fuga é através da parte inferior da caldeira (!!), que penso ser um mecanismos de segurança para libertar água quando a pressã oultrapassa 2 bar).


    Estará a caldeira avariada? Foi comprada em 2005.

    Agradeço uma ajuda.

    Obrigado.
  4.  # 6

    Alguém me pode ajudar??
  5.  # 7

    Boas.

    Pelo que conta, deverá ter o vaso de expansão da caldeira avariado.
    Necessitará tb neste caso de substituir a válvula de descarga.

    Quanto ás contas de gás, poderá o dimensionamento que foi feito não estar bem calculado e por isso não consegue ter a casa a uma temperatura melhor bem como a caldeira não irá nunca parar de trabalhar, uma vez que o termostato não atinge a temperatura desejada.

    Cumps
  6.  # 8

    O técnico que istalou o sistema foi hoje lá a casa e disse-me que as válvulas dos radiadores têm de estar sempre abertas para deixar sair o ar (já tinha experimentado isso, mas vou dar o benefício da dúvida)

    Igualmente, fez uma purga a todos os radiadores, desapertando em baixo a ligação do radiador aos canos da parede, e deixando sair toda a água dos radiadores (instalados há 6 anos).. Disse-me que o problema poderia ter a ver com ar no sistema, que poderia estar a causar que a caldeira estivesse diariamente a perderpressão (todos os dias, sempre que ligo o aquecimento central a pressão sobe até 2 bar (normal). Quando a caldeira pára de trabalhar, após algumas horas (1/2) a pressão fica a 0. Isto não acontece quando utilizo àgua quente para banhos....

    Não sei se isto resolverá este problema, mas dentro de dias direi alguma coisa.

    Obrigado



    Colocado por: Barba NegraBoas.

    Pelo que conta, deverá ter o vaso de expansão da caldeira avariado.
    Necessitará tb neste caso de substituir a válvula de descarga.

    Quanto ás contas de gás, poderá o dimensionamento que foi feito não estar bem calculado e por isso não consegue ter a casa a uma temperatura melhor bem como a caldeira não irá nunca parar de trabalhar, uma vez que o termostato não atinge a temperatura desejada.

    Cumps
  7.  # 9

    Se é técnico, deveria saber o que se passa e não dizer que deveria ser, no entanto você é quem sabe.
    Eu sempre que fiz assistências a clientes nunca entrei por essa via, se lá ia era para ver o que se passava ter a certeza daquilo que dizia, no entanto se foi quem instalou o sistema, pode eventualmente ser apenas um instalador e não um técnico, daí o ele dizer que deveria ser...

    Já agora a válvula de descarga da caldeira voltou a descarregar?
  8.  # 10

    Colocado por: Barba NegraBoas.

    Pelo que conta, deverá ter o vaso de expansão da caldeira avariado.
    Necessitará tb neste caso de substituir a válvula de descarga.

    Quanto ás contas de gás, poderá o dimensionamento que foi feito não estar bem calculado e por isso não consegue ter a casa a uma temperatura melhor bem como a caldeira não irá nunca parar de trabalhar, uma vez que o termostato não atinge a temperatura desejada.

    Cumps


    Neste momento a valvula de enchimento verte água para piso radiante, será motivo para gastar mais gás? os meus termostatos também nunca desligam porque será?obrigado
    • Bola7
    • 9 fevereiro 2011 editado

     # 11

    Uma duvida...Tenho aquecimento central em casa e nod radiadores tenho uma valvula para aumentar a potencia do radiador, uma valvula para permitir a descarga da agua k se vai acumulando no radiador e tenho em cima uma especie de parafuso. Para k serve? Deve estar aberto ou fechado?
    • Bola7
    • 11 fevereiro 2011

     # 12

    Ninguém me pode ajudar?
  9.  # 13

    Colocado por: joedualmar

    Neste momento a valvula de enchimento verte água para piso radiante, será motivo para gastar mais gás? os meus termostatos também nunca desligam porque será?obrigado


    A resposta já vai tarde mas qt aos termostatos nunca desligarem, já lhe dei atrás uma razão que por sinal costuma ser a certa, no entanto pode haver outras e só um técnico poderá avalizar isso no local.
    Quanto ao verter água, qd fala em válvula de enchimento e a verter para piso radiante, refere-se concretamente a que válvula?




    Colocado por: Bola7Uma duvida...Tenho aquecimento central em casa e nod radiadores tenho uma valvula para aumentar a potencia do radiador, uma valvula para permitir a descarga da agua k se vai acumulando no radiador e tenho em cima uma especie de parafuso. Para k serve? Deve estar aberto ou fechado?


    No radiador têm 2 vávulas, em cima a válvula termostática (pode ou não ter uma cabeça termostática), em baixo uma válvula de retorno e essa coisa que em cima tem uma espécie de parafuso chama-se purgador.
    O purgador não serve para permitir a descarga de água, mas sim para retirar o ar que se acumula nos radiadores afim de mantê-lo cheio de água e evitar ouvir aqueles ruídos que parece que o radiador está a fritar batatas.

    Cumps
 
0.0188 seg. NEW