Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: paulosPelo que li e vi a lenha só necessita de ser coberta por cima se molhar dos lados não é suficiente para humedecer a lenha.


    Viu mal.

    E por exemplo, nestes dias de chuva intensa, a lenha que fica no exterior está toda ensopada, mesmo protegida em cima.

    O ar/vento é húmido...

    Quem diz lenha, diz uma camisa num estendal.

    Vai andar com essa lenha constantemente húmida, não vai arder nada bem e vai acabar por apodrecer a lareira prematuramente.

    Guarde a lenha no interior, num sitio seco.

    Explore a ideia do Pedro, naquela posição ou na posição que você originalmente sugeriu.
  2.  # 22

    Colocado por: Nostradamus

    Viu mal.

    E por exemplo, nestes dias de chuva intensa, a lenha que fica no exterior está toda ensopada, mesmo protegida em cima.

    O ar/vento é húmido...

    Quem diz lenha, diz uma camisa num estendal.

    Vai andar com essa lenha constantemente húmida, não vai arder nada bem e vai acabar por apodrecer a lareira prematuramente.

    Guarde a lenha no interior, num sitio seco.

    Explore a ideia do Pedro, naquela posição ou na posição que você originalmente sugeriu.


    Veja o video (é longo) que coloquei. O trabalho dele é lenha e veja a conclusão.
  3.  # 23

    Não é preciso ir dar visualizações a youtubers.

    Ja passei muitas horas a rachar lenha (carvalho, carrascos, oliveira, pinheiro e eucalipto) e a arruma-la, para saber que quando fica na rua ela nunca arde tão bem como aquela que é arrumadinha em locais secos.

    E até digo, que mesmo arrumada em anexos, idealmente devia levar uma placa de EPS/XPS entre a parede para não absorver a humidade que vem das paredes (no meu caso toda a lenha fica em anexos e não no interior da habitação).

    E isto sem entrar em pormenores que a madeira é um material poroso, e sendo orgânico, uma vez seca e em contacto com a humidade vai tender a absorve-la.

    Você faz o que quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  4.  # 24

    Colocado por: NostradamusNão é preciso ir dar visualizações a youtubers.

    Ja passei muitas horas a rachar lenha (carvalho, carrascos, oliveira, pinheiro e eucalipto) e a arruma-la, para saber que quando fica na rua ela nunca arde tão bem como aquela que é arrumadinha em locais secos.

    E até digo, que mesmo arrumada em anexos, idealmente devia levar uma placa de EPS/XPS entre a parede para não absorver a humidade que vem das paredes (no meu caso toda a lenha fica em anexos e não no interior da habitação).

    E isto sem entrar em pormenores que a madeira é um material poroso, e sendo orgânico, uma vez seca e em contacto com a humidade vai tender a absorve-la.

    Você faz o que quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulos


    NA minha sogra está a lenha numa churrasqueira, não apanha chuva nenhuma, mas está ao ar e é uma zona muito úmida. Ainda este fim de semana medi e está com 17%, em Junho estava com 40%. Eucalipto.

    Vou testar e depois logo se vê.
    • paulos
    • 27 outubro 2023 editado

     # 25

    Vejo N de abrigos na net (nos EUA, Russia etc), youtube etc são deste género.

    Todos apanham com chuva na frente e traseira.
    Estão todos enganados? É isso que me faz confusão, pois pensava igual.

    https://www.youtube.com/watch?v=tCCC3F2q-jo&ab_channel=TheKelley%27sCountryLife

    Colocado por: NostradamusNão é preciso ir dar visualizações a youtubers.

    Ja passei muitas horas a rachar lenha (carvalho, carrascos, oliveira, pinheiro e eucalipto) e a arruma-la, para saber que quando fica na rua ela nunca arde tão bem como aquela que é arrumadinha em locais secos.

    E até digo, que mesmo arrumada em anexos, idealmente devia levar uma placa de EPS/XPS entre a parede para não absorver a humidade que vem das paredes (no meu caso toda a lenha fica em anexos e não no interior da habitação).

    E isto sem entrar em pormenores que a madeira é um material poroso, e sendo orgânico, uma vez seca e em contacto com a humidade vai tender a absorve-la.

    Você faz o que quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulos
  5.  # 26

    Mas isso é malta que corta e vende. São profissionais e não os consumidores finais que a vão queimar.

    Ja viu o que era ter dezenas e centenas de esteres de madeira num barracão? Ou fazer uma cobertura especial para isso?

    Esse trabalho é da responsabilidade do consumidor final. Esses estaleiros só querem é cortar, "empacotar" 1 m3 e vender.

    A madeira não fica ali meses e meses e meses à exposição dos elementos.

    E não é por acaso que quando se compra madeira, ela deve ficar sempre a secar 1 ou 2 anos. A lenha raramente esta boa no ano que a compramos. Pudera, além da lenha ser rachada verde, ela também esteve meses à chuva.

    Por exemplo agora é a época da apanha da azeitona e algumas pernadas de oliveira são cortadas. Eu corto agora em Novembro a madeira, ela pode ficar na eira exposta aos elementos exteriores, porque ainda esta verde, mas assim que a cortar com o rachador, neste verão ou no próximo, ela tem de ir logo para um abrigo.

    Vai sempre arder, mas nunca será como lenha bem seca. Parte da energia calorifica vai ser desperdiçada em fazer a mudança de fase da água - entalpia em transformar a % de agua no estado liquido em estado gasoso. E é esta transformação que também faz apodrecer as lareiras prematuramente, como indiquei logo no primeiro comentário.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 27

    Colocado por: NostradamusMas isso é malta que corta e vende. São profissionais e não os consumidores finais que a vão queimar.

    Ja viu o que era ter dezenas e centenas de esteres de madeira num barracão? Ou fazer uma cobertura especial para isso?

    Esse trabalho é da responsabilidade do consumidor final. Esses estaleiros só querem é cortar, "empacotar" 1 m3 e vender.

    A madeira não fica ali meses e meses e meses à exposição dos elementos.

    E não é por acaso que quando se compra madeira, ela deve ficar sempre a secar 1 ou 2 anos. A lenha raramente esta boa no ano que a compramos. Pudera, além da lenha ser rachada verde, ela também esteve meses à chuva.

    Por exemplo agora é a época da apanha da azeitona e algumas pernadas de oliveira são cortadas. Eu corto agora em Novembro a madeira, ela pode ficar na eira exposta aos elementos exteriores, porque ainda esta verde, mas assim que a cortar com o rachador, neste verão ou no próximo, ela tem de ir logo para um abrigo.

    Vai sempre arder, mas nunca será como lenha bem seca. Parte da energia calorifica vai ser desperdiçada em fazer a mudança de fase da água - entalpia em transformar a % de agua no estado liquido em estado gasoso. E é esta transformação que também faz apodrecer as lareiras prematuramente, como indiquei logo no primeiro comentário.


    Por experiência destes últimos 17 anos a madeira quando a compramos está sempre humida apesar do blá blá blá dos vendedores. Compro por Fevereiro para gastar em Novembro no inverno e por essa altura a lenha passa de 40% (escala máxima do medidor) para 16 a 18%, falo de eucalipto.

    Por acaso onde compro tem um pavilhão com a lenha lá a secar mas está em pilha e óbvio que a que está por baixo não vai secar nada.

    Vamos ver no que vai dar, vou experimentar e vou medindo, mas isto só lá para janeiro.
  7.  # 28

    Viva,

    Qual será o melhor tipo de lenha para estar no exterior e fazer uma coisa deste género?

    https://www.youtube.com/watch?v=uv2eRuGEGmg&t=2s&pp=ygUNZmlyZXdvb2QgcmFjaw%3D%3D
  8.  # 29

    Colocado por: paulosViva,

    Qual será o melhor tipo de lenha para estar no exterior e fazer uma coisa deste género?

    https://www.youtube.com/watch?v=uv2eRuGEGmg&t=2s&pp=ygUNZmlyZXdvb2QgcmFjaw%3D%3D


    Não queria dizer lenha, mas sim madeira.
  9.  # 30

    Mas a lenha é para consumir/ queimar ou só para fazer estrutura?
  10.  # 31

    paulos, penso que barrotes autoclave, que não toquem diretamente nem no cimento nem no solo.

    Eu gosto de pesquisar as soluções na Carmowood: https://www.carmo.com/madeiras-tratadas-e-derivados e eles são bastante solícitos por telefone também!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  11.  # 32

    Colocado por: Peper87Mas a lenha é para consumir/ queimar ou só para fazer estrutura?


    É para fazer essa "gaiola" :) como no vídeo. Para depois colocar a lenha. Seria para ficar no exterior. Depois iria ver uma maneira de proteger da chuva.
  12.  # 33

    Colocado por: paulos

    É para fazer essa "gaiola" :) como no vídeo. Para depois colocar a lenha. Seria para ficar no exterior. Depois iria ver uma maneira de proteger da chuva.
    a sugestão que a user marize deu parece ser das mais simples para o seu caso ou então optar por uma madeira exótica mas vai gastar mais e tem de lhe dar algum tratamento de qualquer das formas. Eu construí um abrigo de jardim em madeira também, mas foi toda reaproveitada a madeira. Trouxe da empresa onde trabalho sobrantes, há lá de tudo, Faia, cerejeira, carvalho, sapelly, cedro e etc e dei tratamento em lasur. curiosamente também era para lenha, mas senhora andou muito no Pinterest e deixou de ser para esse propósito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, paulos
  13.  # 34

    Viva,

    Hoje fiz um teste. Tinha uma canhota grande 45cm de comprido por uns 12/15cm de espessura. Estava na churrasqueira da minha sogra, junta com 1.5t desde fevereiro do ano passado. Medi com o medidor de humidade e dava 27%, não tinha as habituais rachadelas nas pontas como é habitual quando a lenha seca, mas coloquei em cima do telheiro da churrasqueira a apanhar com o sol que tem estado nestes últimos 3 dias e hoje fui lá ver. Está toda rachada em ambos os lados e por mais que espete o medidor, da.me sempre 12%.

    Com isto chego a conclusão que ter a lenha na garagem não será boa ideia, precisa do sol e vento com fartura.

    Já vi uns barrotes autoclave de 70x70mm no Leroy que não são caros na zona de jardinagem, vou dar uma lixadela pequena e passar óleo de carro + gasóleo 50%+50% para dar um aspeto melhor, se nao ficar com bom aspeto, compro um verniz próprio.

    Para cobrir a lenha ainda ando a ver a melhor solução quer a nível de gasto quer a nível estético.
  14.  # 35

    Guardo na arrecadação por já lá ter duas caixas de madeira e assim a lenha não fica em cima do cimento.
    Na mesma arrecadação este ano tive espaço debaixo da banca de ferramentas e usei também o espaço (ficava sempre uma tonelada na rua que queimava primeiro e só depois ia a de interior).

    A debaixo da banca, menos no canto com parede exterior ficou assim (cerca de dúzia de paus).
    Não sei se vinha mais verde se puxou humidade da parede/chão ( tinha só cartão a fazer de isolamento).

    A realidade é que no interior não se molha, mas também não dá vento para secar.

    Dito isto a esta altura tenho lenha entre os 12% e os 16% de humidade.
      compressed_1711304822136.jpg
  15.  # 36

    Tem de a colocar elevada do chão, numa palete por exemplo para o ar conseguir circular a toda a volta e se possível não encostar na parede.
  16.  # 37

    Sim já estava a imaginar colocar palete que tenho aqui algumas para partir.
    Foi o primeiro e há de se o último que me faz isto hehe.
    Se não acabar com ela está ano, tenho que ver a do lado direito como está. Lá vou sacar um par de centenas de kilos e voltar a por, mas tem que ser.

    Entretanto verifiquei que um pé da banca apodreceu com a brincadeira. Tenho que cortar e fazer um remendo...
    Concordam com este comentário: paulos
 
0.0240 seg. NEW