Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, de acordo com as alterações introduzidas pelo Mais Habitação, agora é necessário manter a morada fiscal da casa vendida até à data da sua venda. Alguém percebe a lógica desta medida? Dou o meu exemplo. Comprei uma casa nova em Junho de 2022. Alterei a morada fiscal para esta nova casa pouco tempo depois (penso que o prazo legal é de 60 ou 90 dias), com a morada alterada pude submeter o pedido de isenção do IMI, contratar serviços, etc.. Entretanto fiz a mudança, alguns arranjos na casa e coloquei-a à venda. Estou agora a vendê-la e deverei fazer a escritura em Janeiro. Estava à vontade, porque só completaria os 24 meses em Junho de 2024. Mas, com a nova lei do Mais Habitação, eu teria de ter mantido a morada da casa antiga até à data da sua venda! Isto não faz sentido! Portanto, eu teria de manter a morada da casa onde já não vivia para ficar isenta da tributação de mais-valias. Já fiz uma simulação e, aparentemente, terei de pagar cerca de 26.000 euros de IRS, por ter cumprido a lei e mudado de morada, ao adquirir a minha nova casa. Eu estou em choque!
  2.  # 2

boas noites será melhor ir as finanças se tiver alguém
    la conhecido melhor essa historia de que podíamos vender algo
    para abater nos empréstimos nao foi assim como o costa o disse
    acho que ate isso nao foi avante das mais valias acho que nao se safa
    eu estou na mesma
    • reg
    • 23 outubro 2023

# 3

Pois é é o país que temos, mudam as regras só porque lhes convém para sacar mais algum. Agora pergunto, e quem vendeu antes da dita lei ter entrado em vigor mas que não tinha 24 meses na mesma morada está safo?
  3.  # 4

boas noites acho que alterações so tem efeitos retroativos quando
    em decreto para mim acho que quem vendeu antes nao e afetado mas
    também nao sei sinceramente como estava a lei
  4.  # 5

Colocado por: regPois é é o país que temos, mudam as regras só porque lhes convém para sacar mais algum. Agora pergunto, e quem vendeu antes da dita lei ter entrado em vigor mas que não tinha 24 meses na mesma morada está safo?

Quem vendeu antes de 07-10-2023 não está abrangido pela nova lei do Mais Habitação. Na lei antiga, uma pessoa comprava a casa nova e tinha 24 meses para vender a casa antiga. Ponto. Não interessava há quanto tempo vivia na casa antiga. Claro que ambas têm de ser a habitação própria e permanenente. Agora, com a nova lei, uma pessoa compra a casa nova, tem 24 meses para vender a antiga, mas tem de manter a morada da antiga até ao dia da sua venda. Portanto, ou compra a casa nova, mas só se muda no dia em que vende a antiga (o que é impraticável...), ou muda-se para a casa nova, mas mantém a morada da antiga até a vender (o que a impede de pedir a isenção do IMI, pedir dístico de estacionamento na nova zona para onde vá residir, e deixa de cumprir o prazo para alterar a morada no Cartão de Cidadão). Sinceramente, parece que isto foi "desenhado" para que ninguém o consiga cumprir. Ou para pessoas que se atrasem a alterar a morada para a da casa nova...
    • reg
    • 24 outubro 2023

# 6

Alguém que perceba de leis que se pronuncie
  5.  # 7

Parece-me ou uma distracção do legislador ou uma interpretação menos correcta da lei.
    Não estou a ver qual seria o objectivo desta alteração…
  6.  # 8

Também gostava de saber mais sobre isto. Num artigo do Expresso, de Março, dizia-se que a internção era "vedar a possibilidade dos contribuintes de mudarem de casa várias vezes e obterem sempre a isenção de mais-valias". Para isso podiam ter escrito na lei que a casa tem de ter sido domicílio fiscal pelo menos durante 24 meses, e não "nos 24 meses anteriores à data da transmissão".

Se puder amortizar algum crédito à habitação (própria permanente), seu ou de descendentes, talvez possa beneficiar da isenção excecional (já que agora a habitação é secundária):

https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticias/mais-habitacao-venda-de-segundas-casas-fica-isenta-de-mais-valias-se-amortizar-credito

0.0140 seg. NEW