Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Colocado por: JPJDLVO facilitador veio dificultar:)

Mesmo.... fui candidato ao primeiro vale eficiência , correu lindamente ,cumpri os pressupostos ,passados 3/4 meses tinha o vale eficiência na mão que me permitiu economizar num AC 1300 euros mais iva.
    concorri agora outra vez , para painéis fotovoltaicos e a única coisa que sei é que sou elegível e que entretanto (um ano?) vou ter um facilitador técnico que me vai facilitar...... mais dificuldade.
    Se não fosse o dificultador já tinha os painéis fotovoltaicos a trabalhar.
    Portugal no seu melhor
    Concordam com este comentário: JPJDLV
  2.  # 482

Colocado por: 4por1

Mesmo.... fui candidato ao primeiro vale eficiência , correu lindamente ,cumpri os pressupostos ,passados 3/4 meses tinha o vale eficiência na mão que me permitiu economizar num AC 1300 euros mais iva.
    concorri agora outra vez , para painéis fotovoltaicos e a única coisa que sei é que sou elegível e que entretanto (um ano?) vou ter um facilitador técnico que me vai facilitar...... mais dificuldade.
    Se não fosse o dificultador já tinha os painéis fotovoltaicos a trabalhar.
    Portugal no seu melhor

Não podemos dizer que os facilitadores tecnicos vieram dificultar alguma coisa. O trabalho deles acho que ainda ninguém o conseguiu ver para determinar tal coisa.

O que está a bloquear isto não são os facilitadores... É a secretaria geral do ministério do ambiente e a sua incompetência.
    Concordam com este comentário: Leao91
  3.  # 483

Colocado por: angelicousÉ a secretaria geral do ministério do ambiente e a sua incompetência

Então antes não existia essa "secretaria geral do ministério do ambiente?"
    Concordam com este comentário: JPJDLV
  4.  # 484

Colocado por: 4por1

Então antes não existia essa "secretaria geral do ministério do ambiente?"

Amigo 4por1, eu não estou a dizer que antes não funcionava quando já o geriam.

A verdade é que estes apoios sempre foram criticados por boa parte da população, porque achavam os processos complicados, porque diziam que tinham que investir primeiro e depois não sabiam se recebiam etc etc. Acho que os facilitadores entraram na equação mais por esse motivo. Para habilitar mais gente a entrar e não os mais desenrascados e literados como você certamente é. Outros certamente será para prevenir abusos porque lá devem ter detetado fraudes.

Agora quem os mete no "jogo", tem que preparar as coisas para que corra bem segundo as novas regras e o volume de pessoas, certo? Ou acha que as coisas não desenvolvem por nossa culpa? Como é que podemos culpar facilitadores que não estão atribuidos?

Toda a gente aqui se queixa das respostas do "aguarde". Mas alguns já deve ter feito mais de um ano à espera... Não é eficiência nenhuma e a culpa é da entidade que gere o fundo como é óbvio.
    Concordam com este comentário: nunesac
  5.  # 485

Concordo que os facilitadores fazem sentido porque a medida é para pessoas carenciadas, daí não se ter que adiantar o dinheiro, mas nesse grupo há muitas pessoas que não são capazes de instruir o processo como deve ser e depois se fossem chamadas a devolver alguma coisa era o cabo dos trabalhos. Ainda assim, é inqualificável que passado um ano e três meses ainda ninguém tenha conseguido iniciar e acabar um processo destes, e não façamos a menor ideia de como pode vir a correr. Medidas que se atiram para a comunicação social como se houvesse preocupação genuína com a pobreza energética e depois as pessoas elegíveis continuam mais um ano e meio a usar aquecedores a óleo para aquecer as casas, enquanto o calor se dispersa por janelas de *****. Temos as leis da Suécia com os meios do Burkina Faso, nisto como nas outras coisas todas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joedualmar
    •  
      AiOGajo
    • 15 janeiro 2025 editado

# 486

Colocado por: nunesacConcordo que os facilitadores fazem sentido porque a medida é para pessoas carenciadas, daí não se ter que adiantar o dinheiro, mas nesse grupo há muitas pessoas que não são capazes de instruir o processo como deve ser e depois se fossem chamadas a devolver alguma coisa era o cabo dos trabalhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joedualmar

Eu sou beneficiário do primeiro vale e nunca precisei de adiantar dinheiro e não existia facilitadores - aliás estes só vieram atrapalhar.

Esta a confundir a medida PAE+S (em que esse é preciso realizar as obras recorrendo a fundos próprios para depois o estado - se aprovasse a obra reembolsava - com a medida do vale eficiência.
  6.  # 487

Uma pergunta: essas candidaturas ainda são as do ano passado?

Para este ano já está previsto alguma coisa ou não há guito para ninguém?

Obgd!
  7.  # 488

8.  # 489

Colocado por: rcd2023Uma pergunta: essas candidaturas ainda são as do ano passado?

Para este ano já está previsto alguma coisa ou não há guito para ninguém?

Obgd!

https://eco.sapo.pt/2024/11/08/cai-apoio-as-janelas-e-paineis-solares-e-nascem-dois-novos-programas-focados-nas-familias-vulneraveis/
  9.  # 490

Pelo o que ouvi ontem nas notícias, ainda falta avaliar mais de 40000 candidaturas que vai durar uns 4 meses.Julgo que só depois é que entram os facilitadores técnicos.
  10.  # 491

Colocado por: LMSilvaPelo o que ouvi ontem nas notícias, ainda falta avaliar mais de 40000 candidaturas que vai durar uns 4 meses.Julgo que só depois é que entram os facilitadores técnicos.

Deves estar a fazer confusão, essas 40000 candidaturas não são de certeza ao vale eficiência.
  11.  # 492

Já agora, uma vez que estou na administração do meu condomínio, existe algum tipo de apoio aos prédios em si?
  12.  # 493

Braga fartou-se de esperar e chegaram-se à frente

https://ominho.pt/braga-da-ate-2-500-euros-as-familias-para-isolarem-e-aquecerem-as-suas-casas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution, joedualmar
  13.  # 494

alguem já recebeu algum vale, ou foi atribuito o técnico pelo menos?
    não tarda estamos em março e os vales supostamente só poderiam ser utilizados até setembro
  14.  # 495

A correr bem em Outubro atribuem os vales.... Para usar até Setembro:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reidazeitona
  15.  # 496

Colocado por: reidazeitonaalguem já recebeu algum vale, ou foi atribuito o técnico pelo menos?
    não tarda estamos em março e os vales supostamente só poderiam ser utilizados até setembro

Por aqui candidatura submetida em junho de 2024 por facilitador administrativo, estou elegível desde então e nada mais... Estranho que nada se fala nas notícias, parece que ninguém se lembra deste apoio, apenas falam do Programa edifícios mais sustentáveis.
  16.  # 497

Colocado por: catiaritaferreira

Por aqui candidatura submetida em junho de 2024 por facilitador administrativo, estou elegível desde então e nada mais... Estranho que nada se fala nas notícias, parece que ninguém se lembra deste apoio, apenas falam do Programa edifícios mais sustentáveis.

Por aqui candidatura submetida em início de dezembro de 2023 aceite em outubro de 2024 e até ver nada de facilitador tecnico
  17.  # 498

18.  # 499

Colocado por: Pmmm85Boa tarde, envio a noticia que li na net hoje

https://www.sanitop.pt/noticias/fase-de-implementacao-do-programa-vale-eficiencia-ii-ja-comecou-e-conta-com-apoios-ate-3-900-euros-por-beneficiario

Alguém tem mais dados novos?
    Não leu? Até 31 Julho 2025 ainda vão procurar facilitadores técnicos..:-)
  19.  # 500

Candidatura 70x e recebi agora email de atribuição de facilitador técnico.

Está a avançar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution, LrLisboa, catiaritaferreira

0.1135 seg. NEW