Adquiri recentemente uma casa antiga e o meu recuperador de calor está bastante danificado. Contudo, é um bom modelo e substitui-lo por um equivalente ia custar acima de 1000€. Assim sendo, estou inclinado a recuperá-lo e tenho algumas dúvidas.
Pretendo limpá-lo todo por dentro, tirar todo o lixo incrustado e pintá-lo com tinta adequada a altas temperaturas. Posso fazê-lo?
Além disso, preciso de substituir os ventiladores, os cordões da porta e pinta-lo por fora, mas isso parece-me pacífico. Adicionalmente, limpar a conduta é obrigatório.
A minha maior dúvida prende-se com a placa defletora que está oxidada e possui um buraco enorme, não cumprindo a sua função de prevenir que a chama chegue à conduta. Não sei qual a marca do equipamento nem como adquirir uma igual..
Assim sendo, pensei em duas opções: 1. Retirar a placa sem a danificar mais e tentar que alguma serralharia a replique. Qual seria o melhor material a utilizar neste caso?
2. A outra ideia seria cortar uma placa de vermiculite e aplicá-la a fazer de placa defletora. É viável? Este material seria adequado para esta função? Ou seja, poderia levar diretamente com a chama?
A vermiculite pode levar directamente com a chama.
No entanto só não estou a perceber é como sabe que é um bom recuperador se nem sabe a marca e modelo do mesmo?! Veja lá se compensa gastar ai dinheiro ou comprar um novo.
Já ligou isso para ver que rendimento tem, até como está feita a instalação?