Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Preciso de opiniões por favor.
    Estamos a planear construir uma casa em Portugal.
    Neste momento o projecto de arquitectura está praticamente pronto e agora o gabinete de arquitetura e engenharia que nos estão a apoiar estão a dizer que deveríamos optar antes por um processo de comunicação previa e não pelo projecto clássico de licenciamento.
    Não consigo perceber o porquê desta insistência da parte deles.
    Alguém nos consegue elucidar sobre este assunto.

    Muito obrigada,

    Rita
  2.  # 2

    Colocado por: Rita123Não consigo perceber o porquê desta insistência da parte deles.

    E já perguntou?

    Colocado por: Rita123Alguém nos consegue elucidar sobre este assunto.

    Comunicação prévia apenas e só quando há 350% de certezas de que o projeto cumpre as 1823 leis que regulamentam a coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita123
  3.  # 3

    Boa noite Rita123,
    A comunicação prévia significa que serão submetidos todos os projectos de especialidades com o projecto de arquitectura na câmara.
    Desvantagens:
    - se a câmara pedir alguma alteração à arquitectura terá de alterar os projectos de especialidades e isso acarreta custos;
    - terá com a comunicação prévia apresentar os documentos do construtor (alvará, seguros, etc)

    Vantagens: correndo tudo bem pode poupar algum tempo.

    em alguns tipos de obra pode fazer sentido mas é sempre um risco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita123
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    E já perguntou?


    Comunicação prévia apenas e só quando há 350% de certezas de que o projeto cumpre as 1823 leis que regulamentam a coisa.


    Obrigada! Perguntei e dizem que é mais célere... mas nós nem temos especial pressa... enfim. Muito obrigada pela dica.
  5.  # 5

    Colocado por: ECCandyBoa noite Rita123,
    A comunicação prévia significa que serão submetidos todos os projectos de especialidades com o projecto de arquitectura na câmara.
    Desvantagens:
    - se a câmara pedir alguma alteração à arquitectura terá de alterar os projectos de especialidades e isso acarreta custos;
    - terá com a comunicação prévia apresentar os documentos do construtor (alvará, seguros, etc)

    Vantagens: correndo tudo bem pode poupar algum tempo.

    em alguns tipos de obra pode fazer sentido mas é sempre um risco.


    Muito obrigada pelos comentários. Começo a ter melhor uma idea sobre o que é o quê...
  6.  # 6

    Colocado por: ECCandyBoa noite Rita123,
    A comunicação prévia significa que serão submetidos todos os projectos de especialidades com o projecto de arquitectura na câmara.
    Desvantagens:
    - se a câmara pedir alguma alteração à arquitectura terá de alterar os projectos de especialidades e isso acarreta custos;
    - terá com a comunicação prévia apresentar os documentos do construtor (alvará, seguros, etc)

    Vantagens: correndo tudo bem pode poupar algum tempo.

    em alguns tipos de obra pode fazer sentido mas é sempre um risco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rita123


    Menciona que é sempre um risco - risco para nós certo? nesta opção parece-me existir um maior risco para nós...
  7.  # 7

    Pode ser mais célere ou não.
    Depende do município e da competências dos seus técnicos que estão a fazer o projeto.
    O risco é sempre do DO. O projeto é dele e será a ele que a câmara irá pedir todas as responsabilidades.
    Não havendo especial pressa na aprovação dos projetos, optar por uma CP é um risco bastante grande
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita123
  8.  # 8

    Não estarão os seus técnicos apenas interessados em receber já o valor dos projetos?
    Digo eu assim só para gerar um pouco de confusão.
    Estando o projeto de arquitetura que se finalizado já verificou se o mesmo se enquadra no seu orçamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita123
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaNão estarão os seus técnicos apenas interessados em receber já o valor dos projetos?
    Digo eu assim só para gerar um pouco de confusão.
    Estando o projeto de arquitetura que se finalizado já verificou se o mesmo se enquadra no seu orçamento?


    Foi exactamente esse o meu pensamento. E depois de muita insistência da nossa parte lá nos fizeram um orçamento provisório ("sem qualquer compromisso") e esse orçamento deles cabe no nosso orçamento (que eles conhecem desde o primeiro dia). O meu medo é que a minha intuição me diz (sem perceber nada disto) que algumas das soluções arquitectónicas que os arquitetos propuseram sejam muitíssimo caras e que quando da construção isso rebente com o nosso budget - sinto que às vezes parece que eles não sabem muito bem o custo de algumas soluções que eles próprios propuseram - questionámos sempre ("mas isso nao sai muito caro?") e sempre nos foram dizendo que nao era mais caro do que outra solução mais obvia.... mas sempre soube - diz-me o bom senso - que qualquer coisa fora das medidas ou construções standards é sempre muitíssimo mais cara - por exemplo as janelas - propuseram umas janelas enormes que nos adoramos - perguntei se nao encarecia muitíssimo o projecto disseram que nem por isso - ligue para uma empresa de janelas e disseram-me que precisam das especificações técnicas para me dar um preço aproximado que assim nao fazem porque estão a perder tempo... e ainda nao temos especificações porque eles querem fazer o processo de comunicação previa...
  10.  # 10

    Esqueça a comunicação prévia, tinha que contratar o empreiteiro sem o projeto aprovado, e na comunicação prévia não existe aprovação do projeto, a câmara nem tem que dar qualquer resposta à comunicação prévia.
    A câmara municipal de Coimbra, já publicou um edital a dizer que não fazem apreciação de projetos nas CP, nem sei como é que os donos de obra vão conseguir financiamento para a construção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita123
  11.  # 11

    diga-lhes que sim que faz comunicação previa mas com a condição de eles incluirem toda a assessoria na seleção do empreiteiro e o respetivo orçamento. é que comunicação previa tem de já ter o empreiteiro escolhido para que se possa instruir a CP.
    portanto fica logo a saber com o que vai contar €€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita123
  12.  # 12

    Muito obrigada a todos pela vossa ajuda - vou confiar na minha intuição e optar em definitivo pelo processo de licenciamento e informar o gabinete que é assim que queremos. Obrigada pelos vossos impute - ajudaram-me a tomar a decisão que já sei ser a correcta - uma boa noite para todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ECCandy
  13.  # 13

    Janelas enormes, significa custos enormes não só na aquisição das janelas mas igualmente na solução de proteção solar, no aquecimento, no arrefecimento e até na própria estrutura da casa.
    Sem querer assustar mas parece que a Rita tem tudo para ser mais um DO a gastar dinheiro num projeto que vai chegar á conclusão que não tem orçamento para construir.
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilvaJanelas enormes, significa custos enormes não só na aquisição das janelas mas igualmente na solução de proteção solar, no aquecimento, no arrefecimento e até na própria estrutura da casa.
    Sem querer assustar mas parece que a Rita tem tudo para ser mais um DO a gastar dinheiro num projeto que vai chegar á conclusão que não tem orçamento para construir.


    Espero sinceramente que não.... normalmente somos cautelosos e prevenidos mas construir uma casa é algo completamente novo para nós...
  15.  # 15

    Colocado por: Rita123normalmente somos cautelosos e prevenidos mas construir uma casa é algo completamente novo para nós...

    Neste caso devem ter 1000 cautelas.
    Se tem o projeto mais ou menos alinhavado meta aqui a ultima versão que o pessoal já lhe diz quanto lhe pode custar.
    Não esquecer que provavelmente só irá iniciar a obra daqui a 1 ano e nessa altura os valores não serão mais baixos, antes pelo contrário
  16.  # 16

    Vou colocar as imagens que tenho para uma opinião, ok?
  17.  # 17

    Casa tem aproximadamente 60m2 e fica numa colina. Seguem desenhos para comentários por favor :)
      Image (8).jpeg
      Image (3).jpeg
      Image (0).jpeg
  18.  # 18

    Qual o seu orçamento?
  19.  # 19

    O desenho é giro desde que tenha consciência que:
    _ Estrutura cara e com um grau de complexidade que não está acessível a qualquer empreiteiro.
    _ Significativos trabalhos e custos para a impermeabilização.
    _ Parece ser uma casa de férias mas a opção arquitetónica requer uma manutenção periódica
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  20.  # 20

    Colocado por: zedasilvaQual o seu orçamento?


    100.000 no maximo dos maximos...
 
0.0230 seg. NEW