Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Tenho um portão elétrico de entrada para a casa. É possível quando abrir o portão com o comando acender uma luz? E essa luz apagar ao fim de x minutos?
    Adicionalmente, é possível essa luz ser também controlada por interruptor? Ou seja, se à noite me apetecer liga-la, chegar ao interruptor e ligar. E só desligaria quando eu desligasse novamente no interruptor.

    Por fim, a cereja no topo do bolo: sendo possível ao abrir o portão a luz acender e depois apagar-se ao fim de x minutos, é possível isto só acontecer quando estiver escuro (sensor de luminosidade)?

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Boa noite Duarte,

    Calculo que estejas a perguntar para fazer DIY... já pensaste em usar Home Assistant? Sempre podes implementar outras tecnologias com este e não só a de iluminação no portão.

    Fora do Home Assistant tens por exemplo sensores como este: https://www.efectoled.com/pt/comprar-sensores-presencaluminicos/497-detector-de-presenca-pir-160-embutido.html
    Em relação facto de poderes ativar também por interruptor será possivel implementar igualmente.

    Luminária com photo sensor existe algumas como esta: https://www.efectoled.com/pt/comprar-sensores-presencaluminicos/1092-sensor-de-luz-fotoelectrico.html

    Se fores para o Home Assistant dará mais trabalho, mas dá-te mais liberdade noutras funcionalidades que podes implementar em casa, como alarmes, notificações, entre outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
    • paulos
    • 25 outubro 2023 editado

     # 3

    Usar um simples sensor de movimentos sem complicar, em paralelo com o interruptor. Tinha assim na minha garagem, quando estava na garagem e não queria que a luz desliga-se, ligava o interruptor. Quando chegava de carro detectava movimento e acendia durante X minutos e se estivesse escuro, se estivesse de dia não ligava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
    • paulos
    • 25 outubro 2023 editado

     # 4

    repetido
    Concordam com este comentário: Acacio Manuel
  3.  # 5

    Colocado por: PedroMSBoa noite Duarte,

    Calculo que estejas a perguntar para fazer DIY... já pensaste em usar Home Assistant? Sempre podes implementar outras tecnologias com este e não só a de iluminação no portão.

    Fora do Home Assistant tens por exemplo sensores como este:https://www.efectoled.com/pt/comprar-sensores-presencaluminicos/497-detector-de-presenca-pir-160-embutido.html
    Em relação facto de poderes ativar também por interruptor será possivel implementar igualmente.

    Luminária com photo sensor existe algumas como esta:https://www.efectoled.com/pt/comprar-sensores-presencaluminicos/1092-sensor-de-luz-fotoelectrico.html

    Se fores para o Home Assistant dará mais trabalho, mas dá-te mais liberdade noutras funcionalidades que podes implementar em casa, como alarmes, notificações, entre outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DuarteRamos


    Obrigado. Mas preferia algo sem integrar com o Home Assistant. Mesmo algo que quando eu abrisse o portão me ligasse a luz para iluminar a passagem. A parte de só ligar de noite era para não ligar durante o dia desnecessariamente. Mas obrigado pela sugestão
  4.  # 6

    Colocado por: paulosUsar um simples sensor de movimentos sem complicar, em paralelo com o interruptor. Tinha assim na minha garagem, quando estava na garagem e não queria que a luz desliga-se, ligava o interruptor. Quando chegava de carro detectava movimento e acendia durante X minutos e se estivesse escuro, se estivesse de dia não ligava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DuarteRamos


    Certo, mas para além do sensor de movimento também tinha um sensor de luminosidade? Se não como só ligava se estivesse escuro? Obrigado
  5.  # 7

    Sugiro que envies um e-mail à smartify e efectoled a perguntar por uma solução dessas, tu queres um 3 em 1 daí ter sugerido o home assistent.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  6.  # 8

    Possivelmente encontra controladores/motores de portão com essa função de luz de cortesia.

    De resto só com algum DYI. O que não é dificl para quem sabe/tem jeito para essas coisas.
    Caso contrario, alguém até lhe pode arranjar uma solução, mas depois quando algo não funcionar não sabe como resolver.

    Até com um ou 2 shellys dava para fazer algo desse tipo. Ou dependendo do controlador do portão, um vulgar PIR mais um contactor. Mas isso só analisando a situação concreta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  7.  # 9

    Com uma coisa destas e está feito, não é preciso complicar:

    https://www.efectoled.com/pt/comprar-sensores-presencaluminicos/78300-sensor-de-movimiento-infrarrojo-360-superficie.html?utm_source=google&utm_medium=pmax&utm_campaign=PT_Pro_Componentes_electronicos_y_luces_de_emergencia_Max_Valor&gclid=CjwKCAjw-eKpBhAbEiwAqFL0mmr_7xX0cGw0x1nNqtLFhVhGVgmUP38cZ_3gJ6icg1wgZOzoOFt9ORoCzQoQAvD_BwE

    Pode colocar no tecto junto do candeeiro, liga na mesma lógica de um interruptor, só que é acionado pelo movimento não pelo click no botão.

    Depois define o tempo que se mantém ligada a luz e a sensibilidade do sensor à luz para não acender se já estiver claro.

    Pode manter o interruptor, não precisa de mexer nele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  8.  # 10

    Eu tenho home assistant, mas com um shelly (ou dois) dá para fazer isso.
    Este vídeo explica como controlar a abertura de um portão com um shelly e como criar um regra para ligar outro shelly (o que controla a lâmpada): https://www.youtube.com/watch?v=VOqbUId_y_w
    Não uso a app da shelly, mas eu diria que dá para criar este tipo de regras com base na hora do nascer e pôr do sol, sem necessidade de ter o sensor de luminosidade.
    Concordam com este comentário: RcrdPrnt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  9.  # 11

    Colocado por: DuarteRamos

    Certo, mas para além do sensor de movimento também tinha um sensor de luminosidade? Se não como só ligava se estivesse escuro? Obrigado

    Sim tinha detetor de presença e de luminosidade, regulável o tempo e a sensibilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  10.  # 12

    Seja como for, o motor já deve ter uma lâmpada certo? É ver a potência da mesma a ver se dá para colocar outra mais forte ou uma LED com a mesma potência.

    Antes de colocar o sensor de presença, como o motor admitia lâmpadas de 40w coloquei uma régua led semelhantes às das bancas da cozinha, já iluminava bem a garagem para se poder andar por lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  11.  # 13

    na garagem instalei um detector de movimento que controla um ponto de luz e um interruptor para os outros 3 pontos de luz.
    Assim que abro o portão, o sensor detecta o calor radiado do carro de liga esse ponto de luz (caso o índice de luminosidade seja baixo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
      Captura de ecrã 2023-10-25 154355.png
  12.  # 14

    Boa tarde .
    Tenho a mesma situaçao so nao tenho o interrupetor , meti un sensor se movimento e de lumunosidade e funciona bem quando o sensor mexe se a abrir a Luz acende durante o tempo que pretendo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  13.  # 15

    Antigamente haviam uns temporizadores que mantinham as luzes ligadas por uns minutos quando alguém accionava um dos interruptores de pressão (normalmente de escadas de prédios, garagens e afins).

    Ao abrir o portão, a luz do motor acende, e pode ser usada como accionador do temporizador.

    De igual forma, pode ter no interior um interruptor de pressão para activar manualmente por uns minutos.

    Imagino que antes do interruptor, possa ter um sensor de luminosidade que interrompa o circuito caso esteja demasiada luz.

    Old-school, mas funciona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  14.  # 16

    Colocado por: pguilhermeAntigamente haviam uns temporizadores que mantinham as luzes ligadas por uns minutos quando alguém accionava um dos interruptores de pressão (normalmente de escadas de prédios, garagens e afins).

    Ao abrir o portão, a luz do motor acende, e pode ser usada como accionador do temporizador.

    De igual forma, pode ter no interior um interruptor de pressão para activar manualmente por uns minutos.

    Imagino que antes do interruptor, possa ter um sensor de luminosidade que interrompa o circuito caso esteja demasiada luz.

    Old-school, mas funciona.


    Não é old-school, há à venda novos e em produção durante vários anos certamente.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  15.  # 17

    Sim, acredito que haja produção e seja fácil encontrar.
    Digo old-school apenas por ser uma solução que já se usa há muito tempo e não tem componentes digitais de domótica e assim.
  16.  # 18

    Colocado por: Bigmousena garagem instalei um detector de movimento que controla um ponto de luz e um interruptor para os outros 3 pontos de luz.
    Assim que abro o portão, o sensor detecta o calor radiado do carro de liga esse ponto de luz (caso o índice de luminosidade seja baixo)
      Captura de ecrã 2023-10-25 154355.png


    Algo que tenho em mente para fazer lá na garagem do prédio, para quando chegamos com o carro. Assim só liga um ou dois focos específicos depois se alguém quiser mais luz depois de estacionar ativam as outras luzes através do automático de escada.
    Concordam com este comentário: DuarteRamos
  17.  # 19

    Procure por relógio de escada ou rele temporizador.

    Qualquer loja da especialidade o ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  18.  # 20

    Sim, tudo isso é possível assim com controlar a luz com o próprio comando.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
 
0.0206 seg. NEW