Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite , vivo numa casa a 11 anos sem contrato foi assim que o senhorio quiz , tenho a luz e agua em meu nome , o meu senhorio ja tem 78 anos e com poica saude ,quando falecer a casa fica para uma das filhas , caso a filha queira que eu saia sou obrigado a abandonar a casa do dia para a noite ,que direitos tenho ,pois nao tenho contrato por decisao do senhorio o que tambem nunca passou aos outros inquilinos , como nao arranjava outra casa tive de aceitar .
    Cumprimentos
    • AMVP
    • 26 outubro 2023

     # 2

    Pode começar por procurar outra casa e desta vez com contrato.
  2.  # 3

    O pior é que nao ha casas alugar na zona
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vz1984
  3.  # 4

    Como faz o pagamento da renda?
    Não tem de abandonar a casa de um dia para o outro.
    Concordam com este comentário: santos123
  4.  # 5

    É só chico-espertos. Espero que ap menos a renda seja mais barata.


    Essa história de também nunca há casas na zona...
    • AMVP
    • 26 outubro 2023

     # 6

    Colocado por: bmccruzEssa história de também nunca há casas na zona...

    Claro que é estória, repare que há 10 anos atrás já era assim, mas tb nunca mudou de zona nem quer, pelos vistos.
  5.  # 7

    Pago a renda com dinheiro vivo
  6.  # 8

    Nao é ser chico esperto mas era o que havia na altura e como tinha que sair da outra casa tive que aceitar os termos do senhorio , nunca passou recibos e aluga a casa a uns 40 anos .
  7.  # 9

    Nunca mudei porque ficava perto do trabalho e vivo numa aldeia pequena por isso haver poucas casas arrendar , as que estao alugadas a maioria sao brasileiros ou filhos dos proprietarios
  8.  # 10

    Mas a questao é , se caso a futura senhoria queira a casa de imediato mesmo estando ilegal tanto eu como o atual senhorio a lei protege me dando algum tenpo ate arranjar nova casa ou a senhoria pode trazer a policia e despejar me na hora e acusar de invasao .
  9.  # 11

    Sim a renda é mais barata em relacao as atuais para metade do preco pois nunca tive aumentos , tambem sou prejudicado por nao ter recibos para declarar em vez de receber acabo sempre por pagar algo no irs .
  10.  # 12

    Certamente vai dar um prazo de 60 a 90 dias para sair.
    • FFAD
    • 26 outubro 2023

     # 13

    Quando isso acontecer, se a filha quiser que saia, sai com um aviso de 60/90 dias.

    Não pode nem deve fazer nada, a casa não é sua.
  11.  # 14

    A renda é mais barata e em dinheiro precisamente para a senhoria poder fazer isto se quiser. Mas você esteve muitos anos a pagar muito menos do que o valor normal do aluguer.

    Agora deve procurar uma nova oportunidade ou fazer um contrato de arrendamento se deseja estar protegida.
  12.  # 15

    Colocado por: santos123Mas a questao é , se caso a futura senhoria queira a casa de imediato mesmo estando ilegal tanto eu como o atual senhorio a lei protege me dando algum tenpo ate arranjar nova casa ou a senhoria pode trazer a policia e despejar me na hora e acusar de invasao .

    Quem está ilegal é o seu senhorio, pelo que li da Lei esta só diz que o contrato deve ser celebrado por escrito.
    A policia só intervém se houver uma ordem judicial.
    Quem é que o pode acusar de invasão, se tem a água e a luz em seu nome e mora aí há onze anos.
  13.  # 16

    N.º2 do Art.º 1069 do Código Civil Redação dada pela Lei 13/2019
    Na falta de redução a escrito do contrato de
    arrendamento que não seja imputável ao arrendatário,
    este pode provar a existência de título por qualquer
    forma admitida em direito, demonstrando a utilização
    do locado pelo arrendatário sem oposição do senhorio e
    o pagamento mensal da respetiva renda por um período
    de seis meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santos123
  14.  # 17

    Sognim, nao entendi a segunda questao que mencionou "pagamento mensal de renda por um periodo de seis meses".cumprimentos
  15.  # 18

    Para provar que tem um contrato de arrendamento. Tem de provar que paga renda há pelo menos seis meses, o que no seu caso vai ser um bocado dificil uma vez que paga em dinheiro. Pelo menos tem testemunhas dos pagamentos?
    Nota: Não sou advogado e esta é a interpretação que eu faço da Lei.
    Mas se o assunto correr mal, como parece que já está a prever, o melhor nessa altura é consultar um advogado.
  16.  # 19

    Sim eu pago em dinheiro mas tenho contrato de luz e agua em meu nome desde que entrei para a casa , testemunhas so as filhas que as vezes estao em casa do pai ( senhorio) mas claro nao vao um dia depor contra a irma "futuro herdeira" . Mas na sua logica acha que nos podem por fora de casa de um dianpara o outro , ja mencionaram que tem que dar um tempo .
  17.  # 20

    Já lhe disse que ninguém tira de um dia para o outro, eu sou senhorio e caso tivesse uma situação desse género feita pelos meus pais, daria 60 a 90 dias para dias para sair.

    Não é chegar a sexta-feira e informar que tem de sair no fim de semana.
 
0.0206 seg. NEW