Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

A minha empresa comprou recentemente á IKEA uns móveis (uma secretária e uma cadeira de escritório) mas após a chegada ao escritório, vemos que a secretária não cabe no espaço no escritório e a cadeira tem um defeito. Após falar com o apoio da Ikea, disseram-me que as empresas não têm direito aos 14 dias de reflexão e portanto não teria direito a devolver ou trocar a secretária.
    Pareceu-me algo estranho esta situação. Podem confirmar se effectivamente do ponto de vista legal empresas não têm esse direito? Acho estranho uma empresa ser obrigada a escolher tudo de forma correcta á primeira e não ter o direito de "se enganar" na compra do que for.
    • size
    • 26 outubro 2023

# 2

Sim, recai sobre consumidores singulares e sobre compras à distância.

Porque não propõe a troca ?
  2.  # 3

Porque a Ikea também disse que não aceitam a troca. Na pratica, a IKEA diz que uma vez comprado, está comprado e uma empresa tem de ter a certeza que gosta, que as cores, tons, etc combinam antes de comprar.
  3.  # 4

Isso é o normal para empresas, até os computadores novos só têm um ano de garantia.
  4.  # 5

Sim as condições "business to business (B2B)" normalmente não protegem o comprador como as "business to consumer (B2C)".
    Normalmente têm outras vantagens, como preço ou entrega mais favoráveis.
  5.  # 6

sim, sei que a garantia é mais curta (aliás, agora são 6 meses) o que tem sentido. A logica é que uma empresa terá uma utilização mais constante de um equipamento logo a garantia é menor. No entanto, o não ter direito de devolução parece-me absurdo. Por exemplo, se comprar pela internet uma cadeira com o estofo em azul que combine com o azul do logotipo da empresa (isto é um exemplo que o meu logotipo nem tem azul), mas depois quando chegar a mim, vejo que o azul não é bem o azul que está na imagem, não tenho o direito a trocar? Isso parece-me absurdo.
  6.  # 7

Qual é o defeito da cadeira?
    Sobre as cores, certamente terá um disclaimer lá pelo meio a salvaguardar qualquer coisa com relação às imagens.
  7.  # 8

Isso foi um exemplo Vitor. Apenas estou surpreendido que não há periodo de 14 dias para devoluções com empresas. Na pratica, se comprar uma cadeira com uma cor errada (que pode nem ser culpa da empresa) ou um movel com uma dimensão errada, ou um equipamento informatico com uma spec errada, não tem como devolver.

0.0119 seg. NEW