Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A Black Friday é segundo sei um evento Norte Americano, criado para que os consumidores pudessem gastar o dinheiro que ganham no Thanksgiving day.

    Ora, pelos vistos por terras do tio Sam, a coisa funciona e os consumidores conseguem grandes descontos, ainda que aconteça aquela palhaçada de milhares de pessoas à porta das lojas, cenas de pancadaria etc.

    Ora, em bom português, adotamos esse dia, mas se nos primeiros anos a coisa até fazia sentido e se conseguiam alguns negócios bons, de há uns anos pra cá, em Portugal, este dia não passa de uma grande Burla, que as autoridades assistem e assobiam para o lado.

    Não era português se não houvesse Chico espertismo..

    Como todos sabemos, uns dias antes da Black Friday, as lojas, principalmente as maiores, e na minha opinião, com expoente máximo na Worten, aumentam os preços, para depois poderem fazer uma mega promoção.. como já por aqui foi dito, fazem um desconto de metade do dobro.

    Essa situação acontece agora também nos já famosos dias sem IVA.

    Como estou na fase final da construção da minha casa, tenho andado a acompanhar os preços nas principais lojas de eletrodomésticos.

    Acontece que ainda hoje, a Worten está com uma campanha “sem IVA” e os preços dos artigos que por acaso tive o azar de ver na segunda-terça feira, subiram em alguns casos 30%, sendo que agora sem IVA ficam ainda mais caros do que antes.

    O que acham disto?

    Sou só eu que sinto?

    Não há nada que se posso fazer a estes burlões?

    Ou na vossa ideia isto não é burla e temos mais é que abrir os olhos?

    Desculpem o desabafo, mas acho revoltante o atestado de burrice que está gente nos passa.
  2.  # 2

    Eu nunca compro nada nesta altura. Se todos fizermos o mesmo, as lojas levam bofetadas.
    Concordam com este comentário: Bragas V
  3.  # 3

    São as famosas promoções, metade do dobro.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

    Isto só funciona com pessoal que não teve Economia com o Prof. César das Neves.
    Os que tiveram, como eu, aprenderam logo na primeira aula que “não há almoços grátis”.
    Isto mais não é do que a lei do “free market”. Num Pais como o nosso, e a maioria de todos os outros diga-se, onde as entidades reguladoras só servem para criar tachos para os amigos, os chamados “jobs for the boys”, conceito com que me deparei ainda em tenra idade com a saudosa sitcom Britânica “yes minister”, é perfeitamente natural que este tipo de chico-espertismo funcione em pleno.
    E por cá, e em terras de génese latina, funciona em pleno pois do outro lado está o incauto chico-esperto que simploriamente jamais perceberá que está a ser enganado por um chico ainda mais esperto.
    Tudo embrulhadinho claro com os financiamentos a juros reduzidos que são um dos grandes causadores do empobrecimento daquele que já é pobre por natureza.
    E assim vai o mundo…
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pedro Barradas, Supporter, Carvai, HAL_9000
  5.  # 5

    Só é enganado quem quer. Façam o trabalho de casa e façam um historico da evolução dos preços antes de comprar. Quando remodelei a minha cozinha andei meses a anotar os preços dos eletrodomésticos que queria. Acabei por comprar na BF porque realmente compensava.
    Concordam com este comentário: Rui_Mendes, psergio57, macinblack, mandrongo
  6.  # 6

    Concordam com este comentário: fpacardoso
  7.  # 7

    Colocado por: VarejoteSão as famosas promoções, metade do dobro.

    Black Fraude 👍
  8.  # 8

    Colocado por: Joao DiasTudo embrulhadinho claro com os financiamentos a juros reduzidos que são um dos grandes causadores do empobrecimento daquele que já é pobre por natureza.
    E assim vai o mundo…


    Concordam com este comentário: Joao Dias, sognim, Pereira_89, eu, Nostradamus, ricardo.rodrigues
  9.  # 9

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Conheço alguns assim… infelizmente.
    Posso-te dizer que tive alguém que me pediu dinheiro emprestado para comprar fraldas para o bébé que no mesmo Mês não se coibiu de fazer um crédito numa dessas grandes superficies para poder ter na altura o TM da moda (um Iqualquer coisa).
    Ficou muito aborrecido quando lhe disse que tinha as prioridades trocadas.
    Ainda mais aborrecido ficou quando lhe fui levar fraldas em vez de dinheiro.
    Foi das maiores pobrezas de espírito que vi ao vivo.
    Concordam com este comentário: Pereira_89, Paramonte
  10.  # 10

    Infelizmente é pratica habitual em portugal (desconheço outros países).
    Há bem pouco tempo andava interessado numa bateria dewalt dcb184. Normalmente na ferramentas.pt rondava os 67€/68€, mas às vezes recebia mails com desconto. Ía verificar e o preço já tinha aumentado e com o desconto ainda ficava mais caro. Acabava o desconto e no dia seguinte voltava ao mesmo preço. Acabei por comprar sem desconto com uma baixa de preço por 59.84€.

    O problema é qie as pessoas vêem desconto e compram, e esse política de "promoções" fixou entranhada.

    Cada um fala por si mas para mim isso não funciona. Preciso, faço pesquisa de preços e quando vir que realmente é bom preço compro.

    Os amazon prime days é exactamente igual. Dos peodutos da minha lista todos eles mantiveram o preço ou encareceram.
  11.  # 11

    Fica mais barato comprar fora em muitos casos. As grandes superficies têm a vantagem de caso seja necessário accionar a garantia ou trocar no prazo de 15 dias porque veio com defeito a coisa faz-se ali na hora.

    Mas fora isso só se vê preços inflaccionados e táticas e esquemas muito obscuros...
  12.  # 12

    Eu já percebi, que é tudo um embuste, uma armadilha para os mais incautos, que se não comprar não sou enganado e o desconto é ainda maior, mas o que me faz confusão é.. e ninguém faz nada?

    É normal uma loja tem um frigorífico a 1.299,00€, e no dia seguinte entrar uma campanha (apregoado aos 7 ventos), e esse mesmo equipamento estar a 1.638,00€, valor ao qual eles retiram o IVA?

    Pior, basta ir ao site da concorrência, que está sem qualquer campanha e verificar que o preço do artigo está a 1.299,00€.

    Faz-me confusão..
  13.  # 13

    Fazem porque podem. Aproveitam-se da muita presença e domínio de mercado e pronto. Agora, se devia haver leis? Talvez porque é uma estratégia enganosa, mas por outro lado um comerciante vende ao preço que quer; só compra quem quer.

    Quando comprei há uns anos um combinado extra para ter na garagem - desculpa perfeita para bricolar ou reparar o carro quando lá tem minis :-) - custou-me MENOS DE METADE de que custava na worten e afins O mesmo modelo exacto!

    Hoje em dia, com kuatokusta e outros, só não vê quem não quer. Provavelmente arranja esse frigorífico por menos ainda, se pesquisar bem.

    Muitas vezes até se consegue coisas novas mais baratas que nos outlet deles.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 14

    É como já disseram, o segredo é acompanhar os preços do que se quer comprar e ver se realmente compensa ou não sendo que a maioria não compensa de todo.

    O ano passado por esta altura precisei de comprar eletrodomésticos para casa e apanhei bons negócios naqueles que eu queria. Já este ano estou à espera para comprar uma televisão e um robot aspirador no entanto sei bem o preço a que está neste momento e a que estiveram nos últimos meses.
  15.  # 15

    Infelizmente é a prática comum esse tipo de procedimento, e já não é de agora, mas antes era só com alguns artigos (os mais na moda e por isso mais desejados). Agora é com tudo, os preços sobem aquando das "promoções", e muitas vezes após isso até nem voltam ao nível que estavam.

    É preciso estar atento. Sempre que quero comprar algo, nunca o faço por impulso. Pesquiso durante algum tempo, comparo muitos preços (e vejo reviews), e quando chegam estas "promos" já sei o que realmente é real ou não. Atualmente, compro quase tudo fora do país, principalmente eletrónica.

    E embora sejam coisas diferentes, acredito que se passa o mesmo com o iva zero no supermercado com bens de primeira necessidade. Para quem não vai ás compras regularmente pode não perceber isso, mas muitos dos artigos que estão abrangidos pelo iva zero, foram altamente inflacionados no seu preço base, estando ao mesmo valor de antes com o iva. É grave, e a fiscalização é zero (mais zero que o iva).
    Pior, quando acabar o iva zero, possivelmente muitos desses artigos já não regressam ao preço "antigo", simplesmente carregam o iva.

    Outro cancro nisto tudo, é a permissividade que existem para o esquema de cartel. Apanham um ou outro negócio de vez em quando, mas essa é a prática comum. Não só nos supermercados, mas também nas wortens, rádios populares e afins. Preços afinados ao cêntimo... não me digam que que acompanham a concorrência. O melhor preço que qualquer vendedor pode fazer está diretamente ligado a como consegue comprar. Não acredito que compram todos com as mesmas condições para depois venderem ao mesmo preço, algo errado não está certo...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  16.  # 16

    Mais uma oportunidade black friday...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
      ayewPQM_700b.jpg
  17.  # 17

    Terá de ser o consumidor a estar atento e ser informado, não esperem por entidades para regular pois todos os anos se passa o mesmo e lá existe uma justificação para tal e pronto. Parte mesmo por cada um de nós e além de que não faltam ferramentas para apoiar nas nossas decisões de compra (kuantokusta, camelcamelcamel, keepa).

    Mas acredito que a maioria do povinho coma com os olhos, sem sombra de dúvidas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    •  
      NTORION
    • 26 outubro 2023 editado

     # 18

    Colocado por: pcspinheiroHoje em dia, com kuatokusta e outros, só não vê quem não quer. Provavelmente arranja esse frigorífico por menos ainda, se pesquisar bem.

    Muitas vezes até se consegue coisas novas mais baratas que nos outlet deles.

    É isto. Só tem palas quem quer. Na NET os preços estão disponíveis para todos os gostos.
    Nem vale a pena o trabalho de ficar indignado.

    Edit. Só acho estranho ainda permitirem esse nome, obviamente deveria ser allcolours day.
  18.  # 19

    Eu fiz a publicação porque realmente fiquei indignado.. sei que não adianta e foi um desagravo, mas é assustador o que estás empresas fazem..
  19.  # 20

    Fazem porque continua a compensar pelos que "caem" no conto do vigário.
 
0.0242 seg. NEW