Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    tenho uma casa com cerca de 15 anos no Minho. Há uns anos atrás começou a entrar água pela chaminé do fogão de sala, por um orifício que abriu no tubo da chaminé +/-2cm acima da lage, na altura resolvi o problema com tela liquida e silicone para tapar o buraco. A semana passada voltou a entrar água. Como tem chovido muito ainda não consegui verificar o tubo da chaminé, mas subi à cobertura e apercebi-me que a água não escoa muito bem para o caleiro e tenho de afastar o geotêxtil do "crivo" da entrada do caleiro para que a água escoe melhor. Inicialmente esse crivo estava com algum lixo acumulado que removi, mas hoje voltou a entrar água, muita menos, mas entrou. Como tinha de ir trabalhar, afastei um pouco o geotêxtil e segurei com o godo da cobertura, mas ficou um bocado de roofmate à vista. O geotêxtil impermeabilizou? O que posso fazer para que a água escoe melhor. A cobertura está dividida em 3 zonas e mais nenhuma tem este problema.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: har1971O geotêxtil impermeabilizou?

    Criou uma camada de lama e está a dificultar os escoamento.
    É isto que acaba por acontecer nos drenos com geotextil.
    Despois o pessoal diz que aquilo não resulta
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    geotextil por cima do dreno?

    devia era ter uma pinha
    e se está a ver o roofmate pergunto onde está a tela de impermeabilização?
  4.  # 4

    Colocado por: marco1devia era ter uma pinha

    Contenção de custos :)))

    Colocado por: marco1se está a ver o roofmate pergunto onde está a tela de impermeabilização?

    Deve estar por baixo.
    Impermeabilização, xps, geotextil e godo
  5.  # 5

  6.  # 6

    Sim, tem uma pinha. Era a isso que me referia quando falei em crivo.
    Se a lama impermeabilizou o geotextil, qual é a solução trocar o geotextil?
  7.  # 7


    Deve estar por baixo.
    Impermeabilização, xps, geotextil e godo


    É mesmo isto.
  8.  # 8

    Colocado por: har1971Se a lama impermeabilizou o geotextil, qua é a solução trocar o geotextil?

    Não ter o geotextil a cobrir essa pinha
  9.  # 9

    Colocado por: marco1e se está a ver o roofmate pergunto onde está a tela de impermeabilização?


    Cobertura invertida
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Criou uma camada de lama e está a dificultar os escoamento.
    É isto que acaba por acontecer nos drenos com geotextil.
    Despois o pessoal diz que aquilo não resulta
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Então afinal o geotêxtil não faz parte do sistema de geodreno?? Se não leva no geodreno leva a cobrir a brita, se colmata num lado, colmata no outro.
  11.  # 11

    Colocado por: rpmmsantosEntão afinal o geotêxtil não faz parte do sistema de geodreno?

    Faz!

    Colocado por: rpmmsantosSe não leva no geodreno leva a cobrir a brita, se colmata num lado, colmata no outro.

    Levando o geotextil na zona da brita a superfície de goetextil é muito maior, logo a probabilidade de ele entupir na totalidade é muito menor.
    Mesmo que existam zonas fiquem estejam entupidas, a agua irá escoar pelas zonas onde não está.
      geodreno.JPG
  12.  # 12

    Caros, existem vários tipos de geotextil para vários tipos de aplicações. A função primordial do geotextil é para separação de inertes de diferentes calibres, para evitar que se misturem e que existam abatimentos em fundações.
    Depois temos diversas outras aplicações e aqui o que importa é a gramagem, o tipo tecido e as próprias fibras (PP, PY, etc...).
    O grande mal é que para muitos basta dizer geotextil e está bom, e de preferência que seja barato...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  13.  # 13

    A única solução é deixar a pinha exposta? Pergunto porque parece-me que a pinha exposta ao tempo vai durar pouco, além disso o godo é relativamente pequeno e acho que vai passar a pinha e acabar por entupir o caleiro. Se eu trocasse o geotextil 2 ou 3 metros antes do caleiro não seria uma boa solução? Que geotextil devo usar?
  14.  # 14

    A pinha tem a função de evitar a entrada de folhas no ralo, por isso tem que estar exposta. Se o godo é de calibre inferior à malha da pinha ou mete uma rede de inox de malha inferior à volta da pinha ou mete um pouco de godo em volta da pinha de calibre maior.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • SrR
    • 27 outubro 2023

     # 15

    Colocado por: zedasilva
    Faz!


    Levando o geotextil na zona da brita a superfície de goetextil é muito maior, logo a probabilidade de ele entupir na totalidade é muito menor.
    Mesmo que existam zonas fiquem estejam entupidas, a agua irá escoar pelas zonas onde não está.
      geodreno.JPG
    por experiência posso te dizer que muitas vezes o xps com o peso do godo em cima dificulta a passagem da agua para os ralos
  15.  # 16

    Colocado por: SrRpor experiência posso te dizer que muitas vezes o xps com o peso do godo em cima dificulta a passagem da agua para os ralos

    Se o XPS estiver bem aplicado a água até anda sempre por cima dele.
    O problema é muitas vezes o godo que não é godo mas sim areia com meia dúzia de pedras.
    Acaba por não drenar nada e fica uma papa em cima da cobertura
 
0.0216 seg. NEW