Iniciar sessão ou registar-se
    • jomar
    • 14 fevereiro 2010

     # 1

    Olá a todos!

    Moro num prédio com cerca de 12 anos, em Lisboa, no último andar e quando chove com muita intensidade e batida vento entra água pelo telhado e acaba por pingar dentro de casa durante algumas horas (Pinga sempre no mesmo sítio).

    Já houve algumas empresas a apresentar orçamento e as soluções vão desde as mais baratas (trocar algumas telhas e rever isolamentos em juntas ou retirar e realinhar as telhas) até às mais caras (substituição do telhado). Não há grande sintonia.

    Eu sei que se fosse para uma solução de chapas tipo sandwiche (solução já apresentada em orçamento) o problema ficaria resolvido e acabam por ser as soluções que vêm com garantia. Mas, dado que o vizinho do lado não tem problemas, provavelmente a correcção do problema poderá passar por uma solução mais simples e económica.

    A minha questão é; Como é que se poderá encontrar o problema sem ir para uma solução de substituição total, que resolveria, mas seria caríssima e provavelmente não há necessidade ?

    Obrigado desde já e cumprimentos.
    • jomar
    • 14 fevereiro 2010

     # 2

    Gostaria só de complementar dizendo que algumas empresas referiram que o telhado não é dos mais inclinados. Mas reforço que o vizinho do lado não tem problemas e que a água pinga sempre no mesmo sítio da casa. Já foi verificado e não parecem haver telhas partidas.
  1.  # 3

    E pode lá por o que quiser que provavelmente não irá resolver nada porque o problema não deve de estar nas telhas, mas num ponto singular.

    Já apanhei um problema desses e estivemos 3 anos para descobrir o porquê. Aquilo só metia água de vez em quando, e podíamos ter temporais enormes e não entrava e num temporal mais pequeno, entrava. Foi um quebra cabeça enorme até descobrirmos.

    O que se passava é que em certos temporais, o vento vindo de uma direcção empurrava mais água da chuva contra uma trapeira e essa água ao juntar-se, ultrapassava a capacidade de uma caleira mais abaixo. Essa caleira transbordava e a água metia-se dentro de uma parede de tijolo e aparecia uns metros mais à frente. dai a dificuldade em identificar a origem do mal (Nessa altura o Sócrates era o ministro do Ambiente).

    Depois de lá gastarmos rios de dinheiro a substituir caleira, telhas, a impermeabilizar e afins, aumentámos a secção da caleria e até hoje, nunca mais.

    Por isso, pode ter um problema semelhante e não lhe resolve nada andar a mudar telhas.
  2.  # 4

    Se fotografias é um pouco dificil ajudar, mas o problema pode vir de muitos sitios.

    O primeiro é tirar umas telhas e ver se a placa está molhada, se estiver o problema é das telhas.
    Impermeabilizações estão em bom estado?
    Juntas de dilatação com os prédios laterais?
    • jomar
    • 14 fevereiro 2010

     # 5

    Já foram tiradas telhas, por cima da zona da casa onde aparece a água e está de facto molhado lá em baixo. Andando alguns metros para os lados já aparece seco.

    Só um dos lados tem um prédio e é do lado contrário onde aparece o problema. A junção parece estar em bom estado.
    • eu
    • 14 fevereiro 2010

     # 6

    Colocado por: PauloCorreiadificuldade em identificar a origem do mal (Nessa altura o Sócrates era o ministro do Ambiente).


    BRUTAL ;)
    • jomar
    • 16 fevereiro 2010

     # 7

    Obrigado pelas respostas.

    O meu problema neste momento é a identificação da fonte do problema. Sabem se existem empresas credenciadas, com técnicos que avaliem a origem destas infiltrações ?

    É que gastar dinheiro em tentativas e andar assim anos não é boa solução, mas trocar o telhado todo também pode ser demais. O problema aqui é ter alguém que identifique o problema.

    Obrigado.
  3.  # 8

    Colocado por: jomarO meu problema neste momento é a identificação da fonte do problema. Sabem se existem empresas credenciadas, com técnicos que avaliem a origem destas infiltrações ?

    Tem seguro multirriscos?
    Os técnicos das companhias de seguros costumam ser desembaraçados.
    •  
      MRui
    • 16 fevereiro 2010

     # 9

    Colocado por: jomarÉ que gastar dinheiro em tentativas e andar assim anos não é boa solução, mas trocar o telhado todo também pode ser demais.

    E depois até pode acontecer não ser do telhado. Há infiltrações que não lembram ao diabo e pode demorar a perceber-se a sua origem. Percebo a sua situação e não a invejo. Se quer uma solução mais económica, tente levar lá um pedreiro experiente, pode ser que ele no local consiga identificar o problema e sugerir a melhor resolução.

    Sei que não lhe serve de consolação, mas neste momento estou com um problema semelhante que não lembrava ao diabo nem a mim. Na minha casa de férias, apareceu-me o "globo" de tecto da casa de banho do R/C cheio de água. Cerca de 2 litros. Eu não queria acreditar. Corri a casa toda a olhar para os tectos para ver se tinham infiltrações e nada, estava tudo impecável. Como é que me apareceu aquela água toda dentro do candeeiro, ainda por cima no R/C, e pela primeira vez desde que tenho a casa há alguns anos. Levei um banho da cabeça-aos-pés a retirar o "globo" e foi uma sorte não ter havido um curto-circuito, mas por graça, a lâmpada (fluorescente) até acendeu mesmo mergulhada em água. Com "interferências", mas acendeu. Fiquei a olhar incrédulo para aquilo e não tenho ainda a certeza da sua origem. Estou desconfiado que foi através da "caixa" eléctrica do candeeiro de um dos terraços do 1º andar. Aparentemente, parece-me quase impossível, mas ao mesmo tempo acho que "só" pode ter sido por ali. Moral da história: quando vier melhor tempo, vou isolar a dita "caixa" com silicone e esperar para ver o que acontece. Mesmo que nunca mais volte a acontecer, também não irei ficar com a certeza absoluta que a origem do problema estava nessa "caixa". A origem poderá ser outra e da mesma forma que antes nunca tinha acontecido, também pode não voltar a acontecer. Depende muito da quantidade de chuva e dos ventos ou sabe-se lá do quê.
 
0.0137 seg. NEW