Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Preciso de construir uma base para um canil, mas n faço ideia do material a usar nem da quantidade.

    Para uma base de 2,60x2,60x0,10... ou seja 0,7m3

    Que material necessito de areia e cimento? 3:1?
    Ou leve levar brita, areia e cimento? 3.1.1?
    E qual o tipo de areia?

    Já tenho a malha sol.
  2.  # 2

    Eu faria um massame em B15.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
      Captura de ecrã 2023-10-27 160534.png
  3.  # 3

    0,5 m3 de meia areia e 3 scs de cimento de 25 kgs. Vai-lhe sobrar um pouco de areia e cimento.
    Faz a mistura à mão ou na betoneira? Se for à mão, pode fazer 20 pás de areia com 10 colheres de pedreiro de cimento. (mistura a olho, para piso é suficiente.)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  4.  # 4

    Vá misturando agua aos poucos, não deixe o massame muito liquido que é pior para talochar. O massame deve estar consistente, bem misturado, mas um pozinho acima de seco, é muito mais fácil de regularizar. Vá sarrafando com uma régua de 2 metros e taloche de seguida.
    Recomendo umas joelheiras para assentar cerâmica, os joelhos agradecem. Não esquecer de deixar pendente mínima de 2% para facilitar na lavagem. Uma betonilha com 10 cm para esse trafego ligeiro não necessita propriamente de malhasol.
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesVá sarrafando com uma régua de 2 metros e taloche de seguida.

    Essa deve ser a parte pior, que nunca fiz nem tenho grande jeito...

    Colocado por: Vítor MagalhãesNão esquecer de deixar pendente mínima de 2% para facilitar na lavagem

    Sim, conto deixar alguma.



    Colocado por: Vítor MagalhãesUma betonilha com 10 cm para esse trafego ligeiro não necessita propriamente de malhasol.

    Já a tenho cá, mais vale gastar...


    Colocado por: Vítor MagalhãesRecomendo umas joelheiras para assentar cerâmica, os joelhos agradecem.

    Não estou a contar meter cerâmica, se vir que é necessário ficará para depois.

    O canil nem é para usar muito, só para se por QQ razão preciso de a fechar...ou durante a noite que é quando faz os estragos...
  6.  # 6

    As joelheiras são mesmo para aplicar a betonilha, fiz referência ao assentamento de cerâmica só para que pudesse visualizar o artigo.
    No inicio do mês fiz duas betonilhas do mesmo género e se não tivesse joelheiras não aguentava muito tempo de no dia seguinte iria andar de rastos.

    As minhas são iguais a estas 👌
  7.  # 7

    Epá, para usar uma vez... N tarda fica mais barato mandar vir cá alguém fazer...de QQ forma obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: NTORIONEpá, para usar uma vez... N tarda fica mais barato mandar vir cá alguém fazer...de QQ forma obrigado

    Comprei as minhas para usar numa aplicação de lã mineral num sótão, para andar em cima das vigas num forro de madeira, por baixo de um telhado com cerca de 80cm... Já usei para assentar cerâmica no pavimento de uma churrasqueira, para andar fazer betonilhas, até para tirar umas ervas de uns canteiros cá em casa. Tudo o que envolva andar agachado uso as joelheiras. Valem o dinheiro que dei por elas 👌
  9.  # 9

    Colocado por: Vítor MagalhãesComprei as minhas para usar numa aplicação de lã mineral num sótão, para andar em cima das vigas num forro de madeira, por baixo de um telhado com cerca de 80cm...

    Por acaso tenho 260m2 para fazer disso na outra casa... Mas ainda nem comprei o material. Há uns anos meti na casa da minha sogra e realmente os joelhos sofreram, aliás, tenho ideia de ter rasgado 2 pares de calças... Afinal podem ter mais uso sim Sr.
  10.  # 10

    NTORION, seria descabido fazer uma foto reportagem desse massame? 😇
    •  
      NTORION
    • 28 outubro 2023 editado

     # 11

    Claro que não, estamos cá para partilhar, mas o material só vem terça, pelo que hj é só vencer os obstáculos onde ele vai ficar.

    Vítor, já me está a fazer derrapar o orçamento, devo ir para as de 31€, pelas avaliações parecem as melhores, além de prenderem mais acima.

    Encomendei 1m3 de areia (tenho sempre onde gastar), 400kg de brita miúda que vou usar para nivelar a base e juntar a um pouco na massa. Vou usar betoneira, sendo assim uma pá de cimento, 5 areia e 2 de brita? Não me importo que fique mais resistente, na volta nunca é usado como canil, e um dia dá para guardar lenha ou até de alpendre para QQ coisa...
      Screenshot_2023-10-28-03-06-05-212_com.amazon.mShop.android.shopping.jpg
      Screenshot_2023-10-28-10-54-30-774_com.miui.gallery.jpg
  11.  # 12

    Eu não juntaria brita no massame uma vez que a betonilha não vai levar nenhum acabamento mais fino. Cavava um pouco mais a base, regularizava com a brita, se possível compactava o que pudesse (pode fazer um compactador manual com uma tábua 30*30 na ponta de um cabo de madeira, depois fazia o massame apenas com cimento/areia/água com os tais 10cm de espessura. Conforme vai vertendo a massa, vai sarrafando com a régua (ou tábua minimamente direta) e depois vai talochando (aqui é que é importante que a mistura não esteja muito líquida.) 👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  12.  # 13

    Sobre as joelheiras, essas que colocou acima são para trabalhos muito finos/limpos, eu optava por umas mais resistentes, como as RUBI que partilhei mais atrás, porque tem um plástico duro na frente que para além de garantir tração em locais mais complicado (arestas de ripado, brita, etc...) não replicam a rugosidade mais forte para a parte de trás, se é que me faço entender. Para além disso encontra bem mais barato 😅

    Por exemplo: https://ferramaq.pt/joelheiras-duras-fatmax-stanley-fmst82961-1/?srsltid=AfmBOorIyTmDu4kpJVYvdVbH4DfvDyIFKNfyM0Td0GP7Hz32kkS5yYhQlTA

    https://www.google.com/shopping/product/5678592027092757737?q=joelheiras+RUBI&client=ms-android-xiaomi-rvo3&sca_esv=577421072&biw=393&bih=733&tbs=vw:l&prds=eto:3079987712027073427_0,cdl:1,prmr:1,rsk:PC_863527815316460660,cs:1
  13.  # 14

    Sem brita na mistura fica muito frágil e vai degradar-se muito rápido, eu até ia sugerir mais brita na mistura. Passa na mesma a régua, deixa o betão "puxar" um pouco e passa uma liçosa a afagar, fica com a superfície resistente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION, pguilherme
  14.  # 15

    Sobre as joelheiras comprei estas https://amzn.eu/d/dbMtXrH
    Sao boas para trabalhos em superfícies duras…comprei a contar que vou amochar o lombo na futura casa e é se quero ter as coisas :)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15.  # 16

    Colocado por: powerPTSobre as joelheiras comprei estashttps://amzn.eu/d/dbMtXrH

    São a escolha da Amazon, deles próprios julgo.


    Colocado por: Vítor MagalhãesPor exemplo:https://ferramaq.pt/joelheiras-duras-fatmax-stanley-fmst82961-1/?srsltid=AfmBOorIyTmDu4kpJVYvdVbH4DfvDyIFKNfyM0Td0GP7Hz32kkS5yYhQlTA

    https://www.google.com/shopping/product

    As Stanley tem na Amazon ao mesmo preço, com a vantagem de entrega grátis e devolução.

    Mas comprei as de 31, além das avaliações o sítio do aperto parece-me melhor concebido, já que as compro que as use tb na agricultura... Vão ter de ter uso.



    Colocado por: ghost12Sem brita na mistura fica muito frágil

    Pois, foi o que me disseram na casa de materiais, tb referi a situação que o Vítor refere que é a questão da regularização.... Então qual a mistura ideal?

    Parou de chover, fazer mais QQ coisa.
  16.  # 17

    Eis-las 👌
      Screenshot_2023-10-28-14-51-16-318-edit_com.miui.gallery.jpg
  17.  # 18

    Não sabia que andavas nestes trabalhos, vou acompanhar 😉
    O massame do meu galinheiro levou brita e areia, está duro que nem calhau! Fazer lá um furo de 8 mm faz o berbequim ganir!
    • Faja
    • 29 outubro 2023

     # 19

    Sobre joelheiras, este ano da comprei algumas centenas de pares... vou experimentando varios modelos e obtendo feedback do pessoal, este modelo e o preferido da maior parte do pessoal...
    https://www.amazon.de/Nierhaus-knieschoner-Gelenkschoner-orange-20/dp/B00835W8Q8/ref=mp_s_a_1_30?crid=DGUDUI9HJL93&keywords=Knieschoner&qid=1698563783&sprefix=knieschoner%2Caps%2C202&sr=8-30
  18.  # 20

    Colocado por: FajaSobre joelheiras, este ano da comprei algumas centenas de pares... vou experimentando varios modelos e obtendo feedback do pessoal, este modelo e o preferido da maior parte do pessoal...
    https://www.amazon.de/Nierhaus-knieschoner-Gelenkschoner-orange-20/dp/B00835W8Q8/ref=mp_s_a_1_30?crid=DGUDUI9HJL93&keywords=Knieschoner&qid=1698563783&sprefix=knieschoner%2Caps%2C202&sr=8-30

    Pena n ter mais fotos, tem boa avaliação apesar de parecerem simples, de QQ forma n vi esse modelo na Amazon Espanha, a outra n tenho.



    Colocado por: Casa da HortaO massame do meu galinheiro levou brita e areia, está duro que nem calhau! Fazer lá um furo de 8 mm faz o berbequim ganir!

    Ontem, após a visita do engenheiro à obra, o projeto sofreu um revés, tinha pensado em fazer o massame e depois aplicar o lancil em cima, com a base nivelada... Mas o engenheiro acha que fica melhor o lancil ser já colocado para n ficar demasiado alto...e tem de ficar nivelado com o restante passeio, pelo que preciso encomendar já o lancil.
 
0.0200 seg. NEW