Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: NTORIONEntão qual a mistura ideal?

faça o B15 como indiquei.
  2.  # 2

Colocado por: NTORIONMas o engenheiro acha que fica melhor o lancil ser já colocado para n ficar demasiado alto...e tem de ficar nivelado com o restante passeio, pelo que preciso encomendar já o lancil.

Concordo.
  3.  # 3

Colocado por: NTORIONPreciso de construir uma base para um canil, mas n faço ideia do material a usar nem da quantidade.
    como ficou o teu canil? tens fotos..

estou a pensar também fazer um pequeno
  4.  # 4

Já está habitado há uns meses, mas ainda falta colocar o piso de tijoleira, está em cimento. Não tenho aqui fotos, um dia destes tiro.
  5.  # 5

Também quero fazer um canil. Devo/é legal enviar as águas das lavagens para o saneamento?
    Estou a perguntar porque terei de fazer eu a ligação ao saneamento, pois no projeto não estava planeado fazer o canil.
    O nosso saneamento é bombeado.
  6.  # 6

Colocado por: Vítor MagalhãesEu não juntaria brita no massame uma vez que a betonilha não vai levar nenhum acabamento mais fino. Cavava um pouco mais a base, regularizava com a brita, se possível compactava o que pudesse (pode fazer um compactador manual com uma tábua 30*30 na ponta de um cabo de madeira, depois fazia o massame apenas com cimento/areia/água com os tais 10cm de espessura. Conforme vai vertendo a massa, vai sarrafando com a régua (ou tábua minimamente direta) e depois vai talochando (aqui é que é importante que a mistura não esteja muito líquida.) 👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION

Também quero fazer uma base de canil.
    Que quantidades me aconselhas dessa forma? Tanta areia como cimento?
  7.  # 7

Ando a falhar neste tópico, acho que já está habitado há um ano (ainda que d e inverno fique desabitado), ainda falta colocar o cerâmico do piso, julgo que a cola já se estragou.

Como acabei por afundar bastante, usei umas pedras para a base, depois levou umas 6 betoneiras com areia/brita/cimento, foi até encher a betoneira, mas deve ter sido na proporção de 5/5/1, mas foi a olho, deixei 3 ou 4 cm abaixo da quota (n me preocupei em nivelar muito) e passado uns dias completei apenas com areia e cimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.jp
  8.  # 8

Obrigado pela sua ajuda.
    Acontece que tenho cimento e areia (cerca de 3m2), mas não tenho brita.
    Será que usando só a areia e cimento, com um malha sol, consigo fazer um trabalho aceitável?
    Talvez gaste é mais cimento desta forma.
    •  
      NTORION
    • 16 janeiro 2025 editado

# 9

Colocado por: ghost12Sem brita na mistura fica muito frágil e vai degradar-se muito rápido, eu até ia sugerir mais brita na mistura. Passa na mesma a régua, deixa o betão "puxar" um pouco e passa uma liçosa a afagar, fica com a superfície resistente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION,pguilherme

Eu optei por seguir este conselho, se bem que a camada superior n levou brita e irá levar o cerâmico. Por acaso comprei a malha sol, mas acabei por n usar... diria q deve bastar como quer fazer, o cimento é q talvez gaste o dobro, pq n deve dar para colocar areia no lugar da brita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.jp
      IMG_20250116_104608.jpg
      IMG_20250116_104523.jpg
      IMG_20250116_104541.jpg
  9.  # 10

Nós fizemos o chão do canil com pavê. Como já mudamos o canil de sitio 2 vezes não queríamos uma coisa permanente
  10.  # 11

Colocado por: primaveraNós fizemos o chão do canil com pavê. Como já mudamos o canil de sitio 2 vezes não queríamos uma coisa permanente

Também pensei nisso. Mas a urina não se infiltra nas juntas do pavê, dificultando na hora de lavar?
    Concordam com este comentário: NTORION
  11.  # 12

Quero fazer um canil com ligação ao saneamento, mas fica a uma distância de quase 40 metros. Será viável? Se sim, qual a percentagem de inclinação que devemos usar?
  12.  # 13

2%.

Precisa 80cm desnível mais 30 para caixa tubo 125mm
  13.  # 14

Colocado por: RicardoPorto2%.

Precisa 80cm desnível mais 30 para caixa tubo 125mm

Obrigado RicardoPorto.
    Fiz as contas ao tubo de 80 ou 90mm e já dá uma boa nota. 125mm ainda será mais caro.
    Mais mão de obra. Já nem sei se ligue ao saneamento.
    A caixa seria junto ao canil? Ou também é preciso outra caixa antes da fossa?
  14.  # 15

Uma caixa a cada 15metros ou mudança direção

200€ para tubos, 50€ para blocos e 100€ cimento e areia, 100€ para tampas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita88
  15.  # 16

Colocado por: RicardoPortoUma caixa a cada 15metros ou mudança direção

200€ para tubos, 50€ para blocos e 100€ cimento e areia, 100€ para tampas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rita88

Só para ficar a saber, porque precisamos de caixas de 15 em 15 metros?
  16.  # 17

Para facilitar possíveis desentupimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita88
  17.  # 18

Colocado por: Vítor MagalhãesPara facilitar possíveis desentupimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rita88

Faz sentido.
    Não queria nada colocar as caixas :s
  18.  # 19

E junto ao canil, alguém me pode indicar uma caixa com uma tampa, mas que apenas receba a água quando abrirmos a tampa?
    Algo com um sistema de abertura simples. Pois não pretendo que águas pluviais estejam a ir para o saneamento.
    Obrigado
  19.  # 20

Mete uma coisa destas

https://tomaralves.pt/produto/caixa-pvc-tampa-c-aro-200x200-1593615931/

E no centro da caixa mete uma curva 125 virada para cima, rebaixada em espinha para quando quiser lavar

0.0232 seg. NEW