Iniciar sessão ou registar-se
    • rkn
    • 28 outubro 2023 editado

     # 1

    Olá a todos.

    Venho estrear-me neste fórum com um problema que tenho no apartamento T2 novo que comprometi a comprar (CPCV assinado há cerca de um mês).

    A poucas semanas de assinar a escritura (ainda sem data definida), reparei a parede que divide os dois quartos está fora de esquadria. Enquanto fazia uma 'vistoria' ao pormenor à casa, detetei o problema quando vi que o flutuante não estava paralelo com aquela parede: Ao contrário de todos os outros lados, o flutuante naquele lado está cortado na diagonal para conseguir encaixar no chão.

    Ainda sem ter a certeza do que era, perguntei ao promotor responsável pela venda daqueles apartamentos porque é que o flutuante não estava alinhado com aquela parede. Ao que ele me respondeu que por vezes isso acontecia quando o flutuante já está a vir mal de outra divisão, por exemplo do corredor. Obs: Neste caso, o flutuante está perfeitamente colocado em todas as divisões, incluíndo no corredor, portanto a justificação que me deu não era válida.

    Não conformado com a resposta que me deu, quando voltei à obra no dia seguinte, reparei que afinal o problema vinha da parede que divide os dois quartos: A parede está na diagonal em relação à parede oposta, em vez de estar paralela. Na planta da casa, as paredes dos quartos são paralelas, pelo que dá para concluir que se tratou de um erro na execução da obra. (Em anexo, deixo a imagem da planta e dos quartos para melhor compreensão. As linhas vermelhas na planta foram feitas por mim)

    O desvio é de cerca de 6-7cm. Ou seja, um quarto tem uma das paredes mais larga num lado e o outro mais curta. O problema não é imediatamente percetível, mas estou convicto que quando for colocar os móveis, se tornará demasiado evidente e esteticamente feio.

    Confesso que sou picuinhas nestas coisas e pelo preço que vou pagar pelo imóvel, esperava melhor. Já li neste fórum isto pode ser considerado um erro grosseiro de estética.

    Posto isto, gostava que me dessem conselhos em relação a como devo agir nesta situação. Será que posso pedir alguma compensação por isto?

    Vou ser sincero, não estou muito inclinado em rescindir o CPCV, uma vez que aqui na minha zona há poucas ofertas de apartamentos novos e este foi de longe o que mais gostei.

    Obrigado, desde já!
      Planta quartos.png
      Quarto 2-2.jpg
      Quarto 1.jpg
  1.  # 2

    E agora está à espera de quê, que eles mandem a parede abaixo e façam de novo à esquadria?

    Se for só esse o único "problema", já não é mau.
    • rkn
    • 28 outubro 2023

     # 3

    Colocado por: VarejoteE agora está à espera de quê, que eles mandem a parede abaixo e façam de novo à esquadria?

    Se for só esse o único "problema", já não é mau.


    Não. Nem considerei essa opção por não ser minimamente viável.
    • AMVP
    • 28 outubro 2023

     # 4

    Isso com os móveis ainda fica melhor, se tapar a parede toda com um móvel já ninguém sequer vê nada no flutuante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rkn
    • spvale
    • 28 outubro 2023 editado

     # 5

    Tente que fique o apartamento mais barato nem que seja pouco mas se na sua zona não encontra nada, continua a ser um bom investimento.
    Infelizmente eles podem devolver o sinal a parede a baixo é que não vêm 😅
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rkn
  2.  # 6

    Compreendo a frustração decorrente dessa situação, também acho que isso é um erro grosseiro "que não tem perdão".

    Mas, como neste país nada funciona (nomeadamente os tribunais, caso contrário se fosse comigo bem que refaziam a parede), o melhor é esquecer esse assunto. Paredes ligeiramente fora de esquadria são comuns, e passado uns tempos acredito que já não vá prestar atenção a isso... E quem não souber nem vai dar conta!
    Concordam com este comentário: Susi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rkn
  3.  # 7

    Colocado por: jorgemlflorencioCompreendo a frustração decorrente dessa situação, também acho que isso é um erro grosseiro "que não tem perdão".

    Mas, como neste país nada funciona (nomeadamente os tribunais, caso contrário se fosse comigo bem que refaziam a parede), o melhor é esquecer esse assunto. Paredes ligeiramente fora de esquadria são comuns, e passado uns tempos acredito que já não vá prestar atenção a isso... E quem não souber nem vai dar conta!


    Compra um apartamento num prédio e ia obrigar o promotor a mandar a parede abaixo e refazer tudo de novo? Não me parece.

    Mais depressa era anulado o CPCV com devolução em singelo, de que a parede ia abaixo.
    Concordam com este comentário: rkn
  4.  # 8

    Colocado por: jorgemlflorencioCompreendo a frustração decorrente dessa situação, também acho que isso é um erro grosseiro "que não tem perdão".

    Mas, como neste país nada funciona (nomeadamente os tribunais, caso contrário se fosse comigo bem que refaziam a parede), o melhor é esquecer esse assunto. Paredes ligeiramente fora de esquadria são comuns, e passado uns tempos acredito que já não vá prestar atenção a isso... E quem não souber nem vai dar conta!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rkn

    Refaziam... Claro que refaziam, até diria que refaziam no mesmo dia na hora....
    Rkn, se tiver "só" este defeito penso que melhor opção e fechar os olhos e seguir... Pelas áreas dos quartos deve ser um bom apartamento,pois não e muito comun ter estas áreas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rkn
  5.  # 9

    Faça moveis a medida com o desvio calculado e assim ja fica tudo alinhado :)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 10

    Colocado por: treker666Faça moveis a medida com o desvio calculado e assim ja fica tudo alinhado :)

    Isto, e de preferência "comparticipados" pelo promotor.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, rkn
  7.  # 11

    Sei o que isso é pois tenho várias paredes assim as piores de esconder são as das wc pois as banheiras não vêm fora de esquadria e tivemos que usar uns perfis para minimizar a situação. Fica bonito não, não fica mas são situações que a resolução implica arrancar todo o revestimento voltar a refazer o reboco. Por isso é aceitar (com dificuldade andei 2 meses a viver em casa e com um agridoce com a casa, agora já passou). Os moveis no quarto se forem suspensos ficam com folga num dos lados mas a decoração em cima disfarça bem. E no chão ninguém repara só mesmo quem vive na casa todos os dias mas ao fim de uns tempos esquece. Falo por experiência própria. O construtor podia refazer o reboco que disfarçava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rkn
  8.  # 12

    Epá, custa acreditar que todas as opiniões são "come e cala"... começam a ser tantos os erros, grosseiros ou não, que a malta já os aceita, por não haver melhor... desde que não caia...

    Se a parede for em pladur nem é nada demais corrigir, se for tijolo já é pior.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, bluthunder82, jorgemlflorencio, Joao Dias
  9.  # 13

    O problema neste caso é que é uma situação muito sensível, e o OP diz o seguinte:
    Colocado por: rkn não estou muito inclinado em rescindir o CPCV, uma vez que aqui na minha zona há poucas ofertas de apartamentos novos e este foi de longe o que mais gostei.
    Ou seja, corre o "risco" do promotor cancelar o negócio, o empreiteiro mete uma parede de pladur a disfarçar o desvio e vende a outro a ganhar o suficiente para "compensar" a devolução do sinal do CPCV...

    Sou da opinião que não deveria entrar a pés juntos, mas sim a tentar uma compensação na forma como irá disfarçar esse problema, até pode ser uma parede de pladur a revestir por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rkn
  10.  # 14

    6 a 7 cm ? em mais de 5 m não me parece que seja desastroso.
    a mim incomodaria mais é essa planta em que uma porta abre para cima da porta do quarto.
    Concordam com este comentário: pedrodmsousa
    • SrR
    • 30 outubro 2023

     # 15

    Colocado por: NTORIONEpá, custa acreditar que todas as opiniões são "come e cala"... começam a ser tantos os erros, grosseiros ou não, que a malta já os aceita, por não haver melhor... desde que não caia...

    Se a parede for em pladur nem é nada demais corrigir, se for tijolo já é pior.
    Concordam com este comentário:Nostradamus
    ainda dava trabalho pois tinha que desfazer essa parede , levantar uma nova remendar tectos, perfis etc
    • rkn
    • 30 outubro 2023

     # 16

    Colocado por: marco16 a 7 cm ? em mais de 5 m não me parece que seja desastroso.
    a mim incomodaria mais é essa planta em que uma porta abre para cima da porta do quarto.
    Concordam com este comentário:pedrodmsousa


    As portas estão a abrir para a parede, em ambos os quartos. Está representado ao contrário na planta (ver foto)
    • rkn
    • 30 outubro 2023

     # 17

    Colocado por: NTORIONEpá, custa acreditar que todas as opiniões são "come e cala"... começam a ser tantos os erros, grosseiros ou não, que a malta já os aceita, por não haver melhor... desde que não caia...

    Se a parede for em pladur nem é nada demais corrigir, se for tijolo já é pior.
    Concordam com este comentário:Nostradamus


    É em tijolo mesmo. Só os tetos é que são em pladur. Mandar aquilo tudo abaixo não deve ser fácil.
  11.  # 18

    rkn

    não é as portas dos quartos é aquela antes que abre para cima da entrada do quarto da direita na imagem.
  12.  # 19

    Concordo perfeitamente com o que o Ntorion disse. Não percebo como é que estas coisas acontecem sem se dar pela coisa. Mas não existe níveis no dia de hoje?
    Ainda assim acho muito mais grosseiro o que user Cvera refere que é mais preocupante, pois pode originar infiltrações e trazer estragos, mas
    Rkn, estou solidário consigo, pois também gosto de ver as coisas certinhas.
    Concordam com este comentário: Cvera, NTORION, rkn
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rkn
  13.  # 20

    Volto a dizer, mais depressa é resolvido o CPCV com devolução de sinal em singelo, do que vai a parede abaixo.

    E se o valor acordado de venda estiver do preço de mercado atual, rescindir até pode ser uma boa maneira de o promotor ganhar mais uns cobres.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
 
0.0208 seg. NEW