Boa noite. Há alguns meses que andam a aparecer baratas em alguns apartamentos de um prédio de 3 andares. Cada andar está dividido em 4 fracções. Foi identificado que o condómino do 2A vivia em fracas condições de higiene e coabitava com as baratas, sendo esse o foco de disseminação. Após pressão do responsável pelo condomínio, foi feita alguma limpeza e 2 desinfestações que não resultaram. Quem é responsável pelas desinfestações? O condomínio não tem verba para pagar a desinfestação em todos os apartamentos. Valerá mais a pena insistir para que o foco seja controlado pelo proprietário, ou tratar de fazer já uma desinfestação geral?
Creio que a prioridade seria eliminar as baratas. Uma boa desinfestação feita por profissionais na casa do condómino "faltoso" deve resolver. Uma vez que ele/a não tem dinheiro para pagar, poderiam pagar todos (o condomínio) e negociar com o morador (isto é, impor-lhe) um pagamento faseado.
Nos restantes, cada um pagaria o seu. Esta seria a minha proposta.
A desinfestação sairá bastante mais económica se for feita, simultaneamente, para todos os apartamentos, sendo a despesa dividida por todos de igual modo.