Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia grupo,

Estou no processo de procura de casa e neste momento tenho um em vista mas, antes de qualquer coisa, queria perceber se existe viabilidade de aprovação de crédito.

- Imóvel de 109k
    - Tenho 10% do valor de entrada
    - Valor liquido mensal variável entre 1000-1100€ (declarado)
    - Tenho contrato de efetividade
    - Sou jovem, tenho 25 anos
    - Não tenho créditos em meu nome

Acham que haverá possibilidade?
  2.  # 2

Bom dia, o melhor, acho eu, será dirigir-se ao seu banco, falar com o seu gestor de conta e ver a possibilidade, ele fará simulações e ficará com uma ideia.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mvc1234567890
  3.  # 3

Colocado por: mvc1234567890Bom dia grupo,

Estou no processo de procura de casa e neste momento tenho um em vista mas, antes de qualquer coisa, queria perceber se existe viabilidade de aprovação de crédito.

- Imóvel de 109k
    - Tenho 10% do valor de entrada
    - Valor liquido mensal variável entre 1000-1100€ (declarado)
    - Tenho contrato de efetividade
    - Sou jovem, tenho 25 anos
    - Não tenho créditos em meu nome

Basendo nas informações que leio a possibilidade de aprovar é boa.
    Talvez necessite um fiador caso seja o unico comprador..
  4.  # 4

Em linhas gerais as premissas andaram próximas a isto:

Preço do imóvel - 109K
    Entrada inicial - 10,9K
    Prazo em anos - 30
    Taxa de juro variável %4,73
    Impostos e gastos: 2.414 €
    Montante do empréstimo: 100.514 €
    Prestação mensal: 523 €
    A isto somar seguros.
    (Dados baseados no simulador do idealista)

Agora, na realidade só o banco é que lhe pode dizer, não fale só com um, fale com vários. Telefone, envie e-mails, nesta fase não precisa de ir presencialmente aos bancos, depois entre a melhor(es) proposta(s) faz uma abordagem presencial.

Aqui só vai ter opiniões.
    Concordam com este comentário: mvc1234567890
  5.  # 5

Contacte intermediários de crédito, mas com o que apresentou é muito provável que precise de fiador.
  6.  # 6

Colocado por: Vítor MagalhãesEm linhas gerais as premissas andaram próximas a isto:

Preço do imóvel - 109K
    Entrada inicial - 10,9K
    Prazo em anos - 30
    A isto somar seguros.

Agora, na realidade só o banco é que lhe pode dizer, não fale só com um, fale com vários. Telefone, envie e-mails, nesta fase não precisa de ir presencialmente aos bancos, depois entre a melhor(es) proposta(s) faz uma abordagem presencial.

Concordam com este comentário:mvc1234567890
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mvc1234567890

Obrigada pelo seu comentário Sr. Vítor. No seu entender não era viável que se fizesse o empréstimo a 40 anos?
  7.  # 7

Colocado por: Vítor MagalhãesEm linhas gerais as premissas andaram próximas a isto:

Preço do imóvel - 109K
    Entrada inicial - 10,9K
    Prazo em anos - 30
    A isto somar seguros.

Concordam com este comentário:mvc1234567890
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mvc1234567890

estou muito céptico.

na análise de risco os bancos calculam o cenário de uma hipotética subida da Euribor e vem se a pessoa é capaz de pagar o emprestimo com esse hipotética subida. acho que não vai dar. mas perguntar não custa.
  8.  # 8

Colocado por: pauloagsantos

estou muito céptico.

na análise de risco os bancos calculam o cenário de uma hipotética subida da Euribor e vem se a pessoa é capaz de pagar o emprestimo com esse hipotética subida. acho que não vai dar. mas perguntar não custa.

E se selecionar taxa fixa num banco?
  9.  # 9

Colocado por: mvc1234567890

Obrigada pelo seu comentário Sr. Vítor. No seu entender não era viável que se fizesse o empréstimo a 40 anos?

Com a sua idade, sim é possível e perfeitamente viável, de forma a ter uma mensalidade mais reduzida.
  10.  # 10

Colocado por: mvc1234567890

E se selecionar taxa fixa num banco?

Eu creio que optaria por isto. É certo que "a taxa já está alta, não se espera que suba significativamente", mas nos tempos que correm não tomo nada como garantido...
  11.  # 11

523 euros de prestação para 1000 de ordenado, está desenquadrado.

Se receber 1100 líquidos x14, dá um vencimento médio 1283 (que será um pouco menos pois só recebe 11 subs refeição), pelo que os 523 euros representam um pouco mais de 40%.

Nesta situação, como disseram, talvez com fiador. Tem de falar com o banco.
    Mas não é mal pensado procurar casas um pouco mais baratas.
  12.  # 12

Para quem possa interessar a informação, por apresentar características semelhantes às minhas, fica a confirmação de que o banco não aprova um crédito com estas condições. Apenas seria viável se o ordenado rondasse os 1300€. Portanto, ordenado típico do comum mortal ficará fora de questão. Assim como sair de casa dos pais antes dos 35 :)
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  13.  # 13

Colocado por: mvc1234567890Para quem possa interessar a informação, por apresentar características semelhantes às minhas, fica a confirmação de que o banco não aprova um crédito com estas condições. Apenas seria viável se o ordenado rondasse os 1300€. Portanto, ordenado típico do comum mortal ficará fora de questão. Assim como sair de casa dos pais antes dos 35 :)

Junte-se a alguém e tem o problema resolvido. As casas não são feitas para serem compradas pelo comum dos mortais, são feitas para serem compradas por famílias.
  14.  # 14

Colocado por: PedroNunes24

Junte-se a alguém e tem o problema resolvido. As casas não são feitas para serem compradas pelo comum dos mortais, são feitas para serem compradas por famílias.

Tudo isso é muito discutível. Não tenho dados, mas quase aposto que há 20 anos um solteiro com ordenado médio poderia comprar (ou ver aprovado um crédito para comprar) uma casa média. E no caso deste tópico até creio que a casa em questão está com um preço abaixo da média...

O meu palpite é que actualmente as variáveis (tx de juto, preço dos imóveis) estão completamente desajustadas...
  15.  # 15

Colocado por: mvc1234567890Bom dia grupo (...)

Com 25 anos, o melhor que fazes é esperar, poupar mais um pouco, e especialmente tentar subir esse valor de entrada. Com mais 1 ou 2 anos consegues fazer este investimento sem tanta pressão financeira.

Colocado por: PedroNunes24As casas não são feitas para serem compradas pelo comum dos mortais, são feitas para serem compradas por famílias.

As casas são feitas para quem as pode pagar. A família deve surgir de forma natural, não deve ser pressionada com este tipo de fatores, especialmente para resultar a longo prazo.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  16.  # 16

Colocado por: jorgemlflorencio
    há 20 anos um solteiro com ordenado médio poderia comprar (ou ver aprovado um crédito para comprar) uma casa média.

1.100€ já não é um ordenado médio..
  17.  # 17

Colocado por: rod_2000

As casas são feitas para quem as pode pagar. A família deve surgir de forma natural, não deve ser pressionada com este tipo de fatores, especialmente para resultar a longo prazo.

Certo.. não deve ser pressionada.. simplesmente, não pode não compra..

0.0211 seg. NEW