Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Brevemente irei iniciar a construção de uma moradia e tenho uma dúvida na qual gostaria de obter casos reais de pessoas que tenham passado pelo mesmos.

    A dúvida é a seguinte:

    Se só iniciar o processo de emprestimo bancário à construção já com a obra executada a 50% posso pedir na mesmas um emprestimo dos 90% do orçamento. (no caso dos bancos que emprestam 90%)?

    A principal dúvida é se o banco vai me emprestar dinheiro de uma obra ja executada, se só tratar do inicio do emprestimo já com a obra executada a 50%

    Obrigada a todos
    • smart
    • 31 outubro 2023 editado

     # 2

    Hum
    em tese, o estar realizado é distinto de facturado e para o que interessa, de estar pago.....
    Confronte o banco com o procedimento que intentam no caso
  2.  # 3

    Colocado por: Lara MiguensBom dia,

    Brevemente irei iniciar a construção de uma moradia e tenho uma dúvida na qual gostaria de obter casos reais de pessoas que tenham passado pelo mesmos.

    A dúvida é a seguinte:

    Se só iniciar o processo de emprestimo bancário à construção já com a obra executada a 50% posso pedir na mesmas um emprestimo dos 90% do orçamento. (no caso dos bancos que emprestam 90%)?

    A principal dúvida é se o banco vai me emprestar dinheiro de uma obra ja executada, se só tratar do inicio do emprestimo já com a obra executada a 50%

    Obrigada a todos

    Sim, pode pedir os 90%.
    Estou nesse barco e também solicitei empréstimo já com a obra em andamento.
    O banco não quer saber se já pagou esses 50% ao empreiteiro ou não, apenas irá fazer a avaliação do terreno/projeto, e pedirá um orçamento do empreiteiro referente à construção.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  3.  # 4

    Não sei se o banco aceita. Uma coisa é certa, o facto de estar a pedir emprestado para pagar algo que já está construído acaba por ser benéfico para o banco, uma vez que a casa servirá como garantia, logo se metade da casa já está construída, quer dizer que o banco vê o negócio com muito menos risco, dado que metade da garantia já está completa.
  4.  # 5

    Colocado por: SquireNão sei se o banco aceita.

    Aceita, mediante apresentação e avaliação do terreno e projecto e licença de construção, tal como se ainda não tivesse iniciado. Não faz diferença.

    O facto de já ter 50% feito, significa que o banco irá logo transferir a primeira tranche, que serão 50% do valor a financiar.
  5.  # 6

    Obrigada a todos. Já agora podem indicar me qual o banco que deixou fazer assim ?
  6.  # 7

    Pode é não ser os seus 90%
    • PJ2022
    • 31 outubro 2023 editado

     # 8

    Colocado por: Lara MiguensObrigada a todos. Já agora podem indicar me qual o banco que deixou fazer assim ?

    Banco Montepio Geral.
    E se tiver algum capital próprio ainda melhor...
    Sem necessidade de apresentar facturas, sem necessidade da licença emitida para desbloquear qualquer última tranche, com taxa mista pode gerir o montante a desbloquear etc etc
    Foi uma agradável surpresa.
  7.  # 9

    Obrigada
    • ANC
    • 1 novembro 2023

     # 10

    Colocado por: PJ2022
    Banco Montepio Geral.
    E se tiver algum capital próprio ainda melhor...
    Sem necessidade de apresentar facturas, sem necessidade da licença emitida para desbloquear qualquer última tranche, com taxa mista pode gerir o montante a desbloquear etc etc
    Foi uma agradável surpresa.


    Tenho crédito a construção no montepio, e eles exigem a licença de utilização para libertar os últimos 10% do credito
  8.  # 11

    Colocado por: PJ2022
    sem necessidade da licença emitida para desbloquear qualquer última tranche, .


    Tenho dúvidas quanto a esta parte…
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    • *cc
    • 1 novembro 2023

     # 12

    Colocado por: Lara MiguensBom dia,

    Brevemente irei iniciar a construção de uma moradia e tenho uma dúvida na qual gostaria de obter casos reais de pessoas que tenham passado pelo mesmos.

    A dúvida é a seguinte:

    Se só iniciar o processo de emprestimo bancário à construção já com a obra executada a 50% posso pedir na mesmas um emprestimo dos 90% do orçamento. (no caso dos bancos que emprestam 90%)?

    A principal dúvida é se o banco vai me emprestar dinheiro de uma obra ja executada, se só tratar do inicio do emprestimo já com a obra executada a 50%

    Obrigada a todos

    Eu pedi o meu crédito e tinha capital próprio.
    Fui construindo com o meu capital próprio inicialmente, quando chamei o avaliador pela primeira vez só faltava os acabamentos. Libertaram logo 70% do meu empréstimo (tinham dado 10% no dia da escritura).
    Depois apresentei a licença de utilização e libertaram os restantes 20%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lara Miguens
  9.  # 13

    Colocado por: ANC

    Tenho crédito a construção no montepio, e eles exigem a licença de utilização para libertar os últimos 10% do credito


    O crédito Montepio construção que contraí estes dias não tem essa exigência nas clausulas do contrato..
  10.  # 14

    Colocado por: Bragas V

    Tenho dúvidas quanto a esta parte…
    Concordam com este comentário:diouf_matos

    No meu contrato não existe essa obrigação.
  11.  # 15

    Essa exigência não consta do contrato.. mas como todos os bancos, creio que só libertarão a 100% contra apresentação da
    Licença..
  12.  # 16

    Colocado por: Bragas VEssa exigência não consta do contrato.. mas como todos os bancos, creio que só libertarão a 100% contra apresentação da
    Licença..

    Bragas, essa situação foi por mim abordada no banco e foi-me dito que o capital era libertado após a vistoria e confirmação do total aplicado na construção, conforme o orçamento do empreiteiro apresentado durante o processo.
    Foi-me dito que o que lhes interessa é a vistoria solicitada à obra e verificarem que a construção atingiu o valor total do empréstimo.
    Pelo menos é esta informação que recebi do Montepio.
  13.  # 17

    Mas essas coisas são regras ou são intuições do Sr bancário? Apenas muito cuidado
  14.  # 18

    Colocado por: *cc
    Eu pedi o meu crédito e tinha capital próprio.
    Fui construindo com o meu capital próprio inicialmente, quando chamei o avaliador pela primeira vez só faltava os acabamentos. Libertaram logo 70% do meu empréstimo (tinham dado 10% no dia da escritura).
    Depois apresentei a licença de utilização e libertaram os restantes 20%.


    Boa noite,

    Mas o crédito foi aprovado antes de comecar a construir ou depois ?
    E pediu os 90% do valor do orçamento ou só parte?
    Qual foi o banco ?
    Obrigada
  15.  # 19

    Colocado por: *cc
    Eu pedi o meu crédito e tinha capital próprio.
    Fui construindo com o meu capital próprio inicialmente, quando chamei o avaliador pela primeira vez só faltava os acabamentos. Libertaram logo 70% do meu empréstimo (tinham dado 10% no dia da escritura).
    Depois apresentei a licença de utilização e libertaram os restantes 20%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lara Miguens


    o orçamento que entregou no banco foi do total da obra/construção ou só o orçamento com o valor do emprestimo?
  16.  # 20

    Deve entregar o orçamento total, até porque o banco nunca lhe empresta a totalidade do orçamento.

    Logo se entregar ao banco apenas parte do orçamento, eles apenas lhe vao disponibilizar uma % da parte que lhes apresentou
 
0.0211 seg. NEW