Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Estou acabar a construção da casa e neste momento estou a pensar sobre como resolver guarda corpo das escadas. Quero instalar prumos verticais em tubos de aço 40 x 80 mm atravessar pisos -1, 0 , 1.
    A duvida que tenho é qual é espaçamento máximo que posso aplicar entre prumos. Existem vários tópicos no fórum, mas nunca claros, a própria norma NP4491-2009 nao esta clara indicando o máximo 9cm ??? 9cm é pouco porque a ideia nao é criar nova parede...
    Agradeço ajuda baseada na norma atual. Obrigado antecipadamente.
      Screenshot_2.jpg
      Screenshot_1.jpg
  2.  # 2

tem de analisar em função das crianças, mais do que 11 cm já elas metem lá a cabeça e é complicado.
    de qualquer forma essa secção de 40 X 80 parece algo frágil dai que o intervalo de 9 cm parece-me o indicado.
  3.  # 3

Creio que o espaçamento de 9cm é até uma recomendação da APSI (Associação para a promoção da segurança infantil).
    Menos que 9cm pode sempre aplicar que tem a segurança acautelada
  4.  # 4

Muito obrigado pelas rápidas respostas.
    Acredito que 40 x 80 em aço e posicionado nas escadas de -1 e aparafusado em vários sítios, vai ser bem robusto.
    Sim, encontrei varias recomendações para 11 ou 9cm , mas queria mesmo saber qual é mesmo o limite "de lei", para mais tarde nao falhar no licenciamento ...
    Ideia seria mais como na foto anexa.
    Obg.
      35.jpg
  5.  # 5

não existe lei, existem apenas normas.
    a meu ver em face dessa seção o que fica bem é 9 cm entre os prumos.
  6.  # 6

Entendo seu ponto , mas ainda gosto resultado da foto anterior e espaçamento é a vontade +15cm. O que estou a tentar perceber se colocando por ex. 12cm, estou correr algum risco na aprovação final da licença de habitabilidade.
  7.  # 7

Oliver
    pense um pouco, a foto é uma situação diferente do seu caso e até tem uma seção maior
    o da foto funciona como que um tenue biombo e no seu caso precisa ali de algo que seja "guarda"
    com 9cm vai ter imensa luz e visto na diagonal cria uma barreira visual, guarda á escada.
    em todo o caso pode meter o espaçamento que quiser desde que crie ali um corrimão a 90cm de altura para evitar questões legais.
  8.  # 8

Ola Marco.

Ter corrimão é exatamente o que quero evitar. Quero manter a linha direta, limpa e sobressair altura dos prumos.
    Poderei nao evitar corrimão por dentro, na zona de escadas, mas por fora esta fora de questão.

Assim volto a minha pergunta inicial. Vou ter problemas legais se coloco 11cm de espaçamento entre prumos?

Obg.
  9.  # 9

Colocado por: Oliver123Vou ter problemas legais se coloco 11cm de espaçamento entre prumos?

Não!
    1 Em principio a AU é emitida com o termo do DF, ou seja a câmara não faz vistoria ao interior
    2 Mesmo que haja vistoria ao interior, como isso não está em nenhuma lei não podem implicar

Pode é amanhã ter problemas morais caso aconteça um acidente por causa desse espaçamento.
    Em 11cm uma criança consegue passar a cabeça. Se passar a cabeça o resto do corpo tb passa
  10.  # 10

não
  11.  # 11

Obrigado Marco, Zedasilva
  12.  # 12

Colocado por: Oliver123O que estou a tentar perceber se colocando por ex. 12cm, estou correr algum risco na aprovação final da licença de habitabilidade.

Não corre risco nenhum, esse espaçamento é da sua inteira responsabilidade, já foi alertado que para crianças não é seguro, mas pode fazer isso à vontade que vai ter a autorização de utilização.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Obrigado Pickaxe
  14.  # 14

Só um pequeno pormaior.
    Se o Olivier for DO é pacifico.
    Se por ventura for técnico, tem pelo menos a obrigação moral de esclarecer o seu cliente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

Bom tópico, já tinha pesquisado pelo tema mas agora fiquei esclarecido, 9 CMS entre os prumos!
  16.  # 16

17.  # 17

Não deixe que a estética prevaleça sobre a segurança..
    Concordam com este comentário: bluthunder82

0.0163 seg. NEW