Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

alerto somente quem tem equipamentos com aço inox que existem 2 questões que não podem ser descoradas:
    1) o "aço inox" na pratica são muitas e diversas ligas de aço com diversas composições para determinados usos e com determinadas carateristuicas

2) por enquanto NENHUMA liga de aço inox é eterna nem á prova de falhas, umas apresentam corrosão amis cedo que outras.

a titulo de exemplo numa instalação com agua de consumo alcalina de captação vertical a durabilidade de uma serpentina em aço inox 316L pode ser de 10 a 15 anos.
  2.  # 2

Colocado por: jorgealves
    primariamente não tenho nada a ver com essa marca nem trabalho ou comercializo ou assisto nada desse marca ou fabricante, nem me estou a ver num futuro próximo ou distante algo que me leve a trabalhar com ela, assim como qualquer equipamento que tenha cuba vitrificada.

Os meus comentários foram e neste caso seram exclusivamente técnicos e como tal somente tenho a reafirmar o que á tinha afirmando anteriormente:

produto não adequado para o uso pretendido, se foi opção sua ou do instalador consciente ou inconscientemente ou não, isso são outros quinhentos, a desadequação é um facto.

como proprietário é a si que tem a responsabilidade legal de zelar pela manutenção atempada dos equipamentos conforme definido pelo fabricante e guardar esse mesmos registos pelo tempo minimo legal dos 5 anos, pelo que a não execução da manutenção é somente da sua inteira responsabilidade apesar depoder ter sido engando ao não ter sido reforçado pelo vendedor e ou instalador dessa obrigatoriedade

Boa noite Jorge Alves,
    Por acaso gostava de saber qual seria a periodicidade e que acções de manutenção (preventiva) requer uma BC de AQS como por exemplo a Arostor?
  3.  # 3

A arostor diz isto... "cuba em aço inoxidável K44, com revestimento em Nióbio & Titânio, particularmente resistente à corrosão por picagem em ambientes com grandes concentrações de cloro, que hoje em dia abunda na água da rede pública. Evitamos assim a necessidade de proteção contra a corrosão."
  4.  # 4

Colocado por: taunus

Boa noite Jorge Alves,
    Por acaso gostava de saber qual seria a periodicidade e que acções de manutenção (preventiva) requer uma BC de AQS como por exemplo a Arostor?
    as definidas no manual do fabricante em função da qualidade da agua utilizada, nomeadamente limpeza interna do acumulador a cada 5 anos (comum a todos os acumuladores de AQS, independentemente do seu tipo, com evidente e obvia exclusão os sistemas de produção instantânea ou semi-instantânea), controle de corrosão da cuba e limpeza anual de filtros se existirem e permutadores de calor, verificação anual de funcionamento dos elementos de controle e segurança, controle anual da dureza da agua de consumo, etc.

ps: não li o manual mas isto são as operações básicas em todo e qualquer acumulador de AQS domestico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taunus
  5.  # 5

Boa noite Jorge Alves,

Julgo que a manutenção será anualmente, tirar a tampa preta e limpar caso tenha lixo acumulado.

Foi o que fiz após um ano de funcionamento, tirar a tampa vi se estava limpo, dei uma vista aos equipamentos, não vi nada de anormal, voltei a fechar.

Sem ser propriamente na bomba, de vez em quando testo a válvula de segurança e vejo a pressão do vaso de expansão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taunus
  6.  # 6

Colocado por: Varejotecuba em aço inoxidável K44
    vulgo 440, é dos melhores para agua de consumo mas não é eterno.
  7.  # 7

Colocado por: jorgealves
    primariamente não tenho nada a ver com essa marca nem trabalho ou comercializo ou assisto nada desse marca ou fabricante, nem me estou a ver num futuro próximo ou distante algo que me leve a trabalhar com ela, assim como qualquer equipamento que tenha cuba vitrificada.

Os meus comentários foram e neste caso seram exclusivamente técnicos e como tal somente tenho a reafirmar o que á tinha afirmando anteriormente:

produto não adequado para o uso pretendido, se foi opção sua ou do instalador consciente ou inconscientemente ou não, isso são outros quinhentos, a desadequação é um facto.

como proprietário é a si que tem a responsabilidade legal de zelar pela manutenção atempada dos equipamentos conforme definido pelo fabricante e guardar esse mesmos registos pelo tempo minimo legal dos 5 anos, pelo que a não execução da manutenção é somente da sua inteira responsabilidade apesar depoder ter sido engando ao não ter sido reforçado pelo vendedor e ou instalador dessa obrigatoriedade

Eu 1° cumpri com a manutenção (tenho registos), troca da barra de magnésio nos primeiros 24 meses, verificação de pressões, válvulas e limpeza do radiador anualmente! Isto nada resolve o problema?
    Por fazer isso é que detetei o problema!

O problema está na origem, quando diz escolha do produto A para o local B, concordo!

Então como sabe a isto chama-se "venda exclusiva a profissionais".
    Não pode pedir responsabilidades quando a venda não é exclusiva a profissionais certificados, conheço n casos enquadrados no que acabei de referei!
  8.  # 8

Colocado por: jorgealvesvulgo 440, é dos melhores para agua de consumo mas não é eterno.

Eterno, só os diamantes. 😉
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 9

Colocado por: jorgealvesvulgo 440, é dos melhores para agua de consumo mas não é eterno.

Pela sua experiência uma BC será equipamento para durar quanto tempo? Claro está, se não houver azares de maior.
  10.  # 10

Colocado por: taunusPela sua experiência uma BC será equipamento para durar quanto tempo?
    sendo exclusivamente AQS vai depender muito da qualidade da agua em uso:
    ja troquei acumuladores com 5 anos (não aplicados por mim)
    e tenho acumuladores instalados há 15 anos

dentro dos higiênicos já troquei uma serpentina em inox 316L num acumulador com 10 anos em polipropileno.

é muito raro não instalar acumuladores que não sejam ou higiênicos ou em aço inox 316L ou 440, acho só instalei 2 vitrificados e somente 1 fui eu que vendi pois era exatamente aquele que queriam e não deixaram hipótese de escolher outro.
  11.  # 11

Bem a minha água de Sintra é a mesma que abastece Lisboa, vem de Castelo de bode.

A rede pública na zona já é recente e toda em PEAD, do ramal para dentro de casa também foi tudo novo.
  12.  # 12

Colocado por: jorgealvessendo exclusivamente AQS vai depender muito da qualidade da agua em uso:
    ja troquei acumuladores com 5 anos (não aplicados por mim)
    e tenho acumuladores instalados há 15 anos

dentro dos higiênicos já troquei uma serpentina em inox 316L num acumulador com 10 anos em polipropileno.

é muito raro não instalar acumuladores que não sejam ou higiênicos ou em aço inox 316L ou 440, acho só instalei 2 vitrificados e somente 1 fui eu que vendi pois era exatamente aquele que queriam e não deixaram hipótese de escolher outro.

Estou elucidado.

O que é um depósito higiénico?
  13.  # 13

Colocado por: taunusO que é um depósito higiénico?
    é um deposito em que a agua de consumo não é a agua acumulada dentro do acumulador
  14.  # 14

Colocado por: jorgealvesé um deposito em que a agua de consumo não é a agua acumulada dentro do acumulador

Então isso pressupõe um sistema com dois depósitos, é isso?
  15.  # 15

É um tipo banho maria, água aquecida está dentro do depósito e a de consumo passa numa serpentina.
  16.  # 16

É um tipo banho maria, água aquecida está dentro do depósito e a de consumo passa numa serpentina.
  17.  # 17

Colocado por: Varejote

existe também em versão permutador externo
  18.  # 18

boa noite jorge alves. reparei que comentou no post das caldeiras vulcano, será que pode ajudar por lá... obrigada.
  19.  # 19

Colocado por: VarejoteA arostor diz isto... "cuba em aço inoxidável K44, com revestimento em Nióbio & Titânio, particularmente resistente à corrosão por picagem em ambientes com grandes concentrações de cloro, que hoje em dia abunda na água da rede pública. Evitamos assim a necessidade de proteção contra a corrosão."

A sua bomba de calor não é higiénica, certo? Nenhum modelo da aroSTOR é higiénico certo? Tem versão com serpentina, mas é para aproveitamento de outras fontes térmicas, certo?

Falando na durabilidade dos termoacumuladores/B.C.. Acho incrível como se aceita que equipamentos que custam milhares durem uma meia dúzia de anos, quando os antiguinhos acumuladores de cobre duravam/duram décadas, SEM NENHUMA MANUTENÇÃO! Nenhuma mesmo! Conheço acumuladores com cerca de 30 anos, um até com 36 anos, interior em cobre (marca VIDEIRA), zero manutenção (o de 36 anos apenas foi trocada a válvula de segurança porque já vertia).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A/C Casa
  20.  # 20

Colocado por: Masterful

A sua bomba de calor não é higiénica, certo? Nenhum modelo da aroSTOR é higiénico certo? Tem versão com serpentina, mas é para aproveitamento de outras fontes térmicas, certo?

Falando na durabilidade dos termoacumuladores/B.C.. Acho incrível como se aceita que equipamentos que custam milhares durem uma meia dúzia de anos, quando os antiguinhos acumuladores de cobre duravam/duram décadas, SEM NENHUMA MANUTENÇÃO! Nenhuma mesmo! Conheço acumuladores com cerca de 30 anos, um até com 36 anos, interior em cobre (marca VIDEIRA), zero manutenção (o de 36 anos apenas foi trocada a válvula de segurança porque já vertia).

A água aquecida é a água de consumo, a serpentina é para apoio da caldeira chaminé a água que tenho por cima do recuperador de calor a lenha.

Quando acendo o recuperador, aproveito o calor para aquecer a água na BC.
    Concordam com este comentário: A/C Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful

0.0204 seg. NEW