Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Já pesquisei bastante pelo fórum mas não encotrei resposta a uma dúvida que tenho.
    Numa construção de raiz o que é que fica mais barato/caro, paredes interiores em alvenaria ou em pladur?

    Conheço as vantagens e desvantagens de ambos, mas não sei os preços. Será que uma parede em alvenaria com todo o material e mão de obra até ficar pintada não será mais cara do que uma de pladur?

    É que paredes interiores em pladur, certamente são construídas em menor tempo.

    Agradecia que alguém me pudesse esclarecer.
  2.  # 2

    Isso é uma questão daquelas complicadas porque para compararmos ambas as soluções temos de comparar directamente soluções idênticas ao nível térmico e acústico e indirectamente os custos adicionais que cada uma das soluções têm ou não.

    No caso do Pladur por exemplo, poupa-se dinheiro na abertura e fecho de roços, na maior velocidade de execução de obra e na menor produção de resíduos (entulhos). Mas algumas destas poupanças são teóricas, porque o tempo pode não ser importante e os entulhos enterram-se algures. Dai que.....

    Depois temos a questão da qualidade, aquela coisa que todos querem desde que não tenham de investir agora para colher depois. Permitindo melhores isolamentos térmicos, o pladur irá poupar muita energia ao longo da vida.

    Em relação a custos, já uma vez fiz um comparativo para paredes exteriores:
    http://i235.photobucket.com/albums/ee172/pagc1966/02-PrecosVendaCopy_Page_1.jpg
    http://i235.photobucket.com/albums/ee172/pagc1966/02-PrecosVendaCopy_Page_2.jpg
    http://i235.photobucket.com/albums/ee172/pagc1966/02-PrecosVendaCopy_Page_3.jpg

    Se quer uma opinião, use pladur, a alvenaria é uma treta
    Concordam com este comentário: placofil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Profeta
  3.  # 3

    Boa tarde.
    Se for parede simples de alvenaria o pladur fica mais barato.
    Ou seja, o pladur anda a mais ou menos 20 euros m2.
    A parede de alvenaria anda nos seguites valores:
    -Mão de obra para assentamento - 5 euros
    -Alvenaria 4 euros/m2
    - reboco Areado - 14 euros, já com material (duas faces)
    -argamassa de assentamento que será de mais ou menos 2 euros/m2
    Dá pra perceber?
    Abraço
    Paulo Esteves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Profeta
  4.  # 4

    Obrigado aos dois.
    Fiquei esclarecido.
    Os links que o Paulo Correia colocou foram muito úteis.
  5.  # 5

    Colocado por: PauloCorreiaIsso é uma questão daquelas complicadas porque para compararmos ambas as soluções temos de comparar directamente soluções idênticas ao nível térmico e acústico e indirectamente os custos adicionais que cada uma das soluções têm ou não.

    No caso do Pladur por exemplo, poupa-se dinheiro na abertura e fecho de roços, na maior velocidade de execução de obra e na menor produção de resíduos (entulhos). Mas algumas destas poupanças são teóricas, porque o tempo pode não ser importante e os entulhos enterram-se algures. Dai que.....

    Depois temos a questão da qualidade, aquela coisa que todos querem desde que não tenham de investir agora para colher depois. Permitindo melhores isolamentos térmicos, o pladur irá poupar muita energia ao longo da vida.

    Em relação a custos, já uma vez fiz um comparativo para paredes exteriores:
    http://i235.photobucket.com/albums/ee172/pagc1966/02-PrecosVendaCopy_Page_1.jpg
    http://i235.photobucket.com/albums/ee172/pagc1966/02-PrecosVendaCopy_Page_2.jpg
    http://i235.photobucket.com/albums/ee172/pagc1966/02-PrecosVendaCopy_Page_3.jpg

    Se quer uma opinião, use pladur, a alvenaria é uma treta

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Profeta




    Exmo. Sr. PauloCorreia
    É uma opinião sincera?? "Se quer uma opinião, use pladur, a alvenaria é uma treta"??
    Porque estou mesmo a colocar a séria hipótese de escolher as paredes interiores em pladur. Se for mesmo a melhor opção.

    Cumps, Hélio Sá
  6.  # 6

    Já agora, e usar um misto: alvenaria e "pladur" para as paredes interiores?

    Tipo, na cozinha e I.S., paredes de alvenaria.
    Para o resto, "pladur"....
    Fará sentido?

    Ou é uma confusão que, mais vale ser tudo do mesmo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta2009
  7.  # 7

    Colocado por: mafgodJá agora, e usar um misto: alvenaria e "pladur" para as paredes interiores?

    Tipo, na cozinha e I.S., paredes de alvenaria.
    Para o resto, "pladur"....
    Fará sentido?

    Ou é uma confusão que, mais vale ser tudo do mesmo?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marta2009



    Tenho a mesma dúvida...
    Nos quartos já definimos que vai ser em pladur conforme sugestão do arquitecto mas na cozinha e wcs está a fazer-nos confusão e por isso em principio aí vai serr em alvenaria...
    Ajuda precisa-se!
    •  
      alv
    • 22 fevereiro 2010

     # 8

    Vivam!
    Ajuda cá vai, embora suspeita.
    Já construí casas em que, não tendo conseguido demover os clientes com essa dúvida platónica, se optou pelo sistema misto. Concluímos e ficou bem, mas na realidade é desnecessário. Os electricistas e os canalizadores detestam, os azulejadores dizem mal da vida deles, e na realidade o único local onde se poderá colocar essa questão é na zona do duche, mas para aí, para descanso de todas as almas, incluindo a minha, porque gosto de dormir descansado, utilizamos placas cimentícias.
    Actualmente já disponho de placas de magnesium que ainda descansa mais as almas.
    Para que conste: Vivo em minha casa À doze anos, feita com placas Pladur, e as minhas cabines de duche (Duas cabines e duas banheiras) estão executadas em placas Pladur WA, sem nenhum tipo de tratamento especial. Nas costas da base de duche do meu quarto deixei um local em que apenas tenho as placas, isto é, tenho as costas da placa que está em contacto com o azulejo que reveste a base de duche, à vista e até hoje não tenho diferença absolutamente nenhuma. Entretanto, o tecto dessa cabine com 80x80cm também em Pladur, já tive de o pintar duas vezes e está a precisar de ser pintado a terceira, e a placa está intacta. Note-se ainda que as minhas cabines de duche, como já por aqui escrevi, são herméticas, em Pladur com uma porta de vidro e uma exaustão, isto é, quando tomamos duche estamos dentro duma cabine e o vapor não sai para o WC e a esposa não tem de refilar porque os filhos estão horas a tomar banho e depois ela é que tem de limpar o WC.
    Resumindo: Pode fazer-se um sistema misto, resulta, mas não há necessidade....
    "Fassam" parte.

    E VIVA O CORRECTOR DO FD!!
    Concordam com este comentário: placofil
  8.  # 9

    Colocado por: JpauloVÉ uma opinião sincera?? "Se quer uma opinião, use pladur, a alvenaria é uma treta"??
    Porque estou mesmo a colocar a séria hipótese de escolher as paredes interiores em pladur. Se for mesmo a melhor opção.

    Acompanhando o Alv, a minha casa é toda em Pladur por dentro e não tenho a minima razão de queixa e estou lá desde 99

    Ás queixas dos electricistas e afins, pergunto eu: Mas quem é que paga?

    Para eles, tudo o saia do sistema tradicional de massa chapada à parede, é uma invenção do Diabo. Se pudessem fazer um autozinho de fé ou outro...
  9.  # 10

    Como os comuns "leigos" a nível de construção, o que me fazia confusão era a possível fragilidade das paredes, então em sítio como os wc's e cozinhas. Vejamos o exemplo de mobiliário de Wc suspenso, os armários da cozinha..como aguenta uma parede dessas os seus pesos?? Apostava mais na alvenaria tradicional pelo menos nos wcs e cozinha. Mas é ver para crer..e tenho de dissipar tdas estas dúvidas até tomar a decisão final.
    • kami
    • 23 fevereiro 2010

     # 11

    Boas

    Já que estamos numa de dar opiniões... vou dar a minha!

    Eu vou usar alvenaria...

    Porquê? Porque vou colocar piso radiante e interessa-me ter uma casa com muita inércia térmica que esteja quente 24 horas/dia... que absorva bastante o calor... para que caso o aparelho de aquecimento (a lenha) se desligue durante algum tempo (por exemplo durante a noite)... a casa vai manter a temperatura e arrefecer muito pouco até de manhã. Se abrir uma janela... assim que a fecho essa divisão fica logo quente num instante da mesma maneira... pois as paredes em alvenaria vão absorver algum calor para depois o ir irradiando!!!

    Se a minha solução de aquecimento fosse AC... então sem dúvida iria para uma solução de gesso cartonado... pois aí poupava-se uns bons euros no aquecimento.

    Conclusão: Uma ou outra solução são boas... dependendo do uso que se pretende delas... há que ver cada caso!

    Dizer que uma ou outra solução não presta.. penso que é ser muito radical!

    Cumps
  10.  # 12

    Colocado por: kamiDizer que uma ou outra solução não presta.. penso que é ser muito radical!

    Kami, eu digo que não presta por outra razão. Serei sempre um inimigo da alvenaria tradicional, porque as paredes duplas são sempre mal feitas e se estiverem mal feitas, comprometem qualquer sistema de isolamento.
  11.  # 13

    Viva:
    Desculpem a intromissão na discussão em curso. Tento apreender as vantagens que o pladur possa ter relativamente à alvenaria. No meu caso é quase uma questão ideológica. É que eu sou da geração do tijolo e do cimento. Cá, tratava-se de um material para fazer tectos falsos e nada mais. Lá "fora" é que faziam as paredes em placas de gesso, tudo muito frágil, etc, etc. Agora vejo que todas as divisões interiores podem ser feitas nesse material.
    Então e as portas a bater? As cargas dos móveis de cozinha e/ou wc? E a liberdade de pendurar qualquer coisa, sem prèviamente ter sido programado e ter sido reforçada a zona? Enfim, são dúvidas (ignorância) até entender que este material substitui plenamente a alvenaria em todas as suas funções / caracteristicas.
    Continuarei a acompanhar a discussão, até que entenda tudo com clareza.
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta2009, MartaD
  12.  # 14

    Boas

    colocado por Kami:

    Porquê? Porque vou colocar piso radiante e interessa-me ter uma casa com muita inércia térmica que esteja quente 24 horas/dia... que absorva bastante o calor... para que caso o aparelho de aquecimento (a lenha) se desligue durante algum tempo (por exemplo durante a noite)... a casa vai manter a temperatura e arrefecer muito pouco até de manhã. Se abrir uma janela... assim que a fecho essa divisão fica logo quente num instante da mesma maneira... pois as paredes em alvenaria vão absorver algum calor para depois o ir irradiando!!!

    Se a minha solução de aquecimento fosse AC... então sem dúvida iria para uma solução de gesso cartonado... pois aí poupava-se uns bons euros no aquecimento.

    Exactamente a minha opinião

    colocado por Paulo Correia:

    Serei sempre um inimigo da alvenaria tradicional, porque as paredes duplas são sempre mal feitas e se estiverem mal feitas, comprometem qualquer sistema de isolamento.

    Não, não são sempre mal feitas. Aliás também vejo alguns trabalhos em gesso cartonado que não admitia nem para a capoeira das galinhas.
    PS: pode não parecer mas também sou adepto do gesso cartonado - em algumas situações.

    cumps
    José cardoso
    Concordam com este comentário: Castelão
  13.  # 15

    bom dia

    a minha área de acção relaciona-se com tintas e tenho assistido no decorrer dos últimos anos a acesas discussões sobre este tema e, felizmente a dúvida mantém-se.
    Digo felizmente porquê?
    porque na tentativa de um método superar o outro vão sendo aprimorados os materiais e respectiva aplicação e quem beneficia é o cliente que é quem, afinal paga o trabalho.

    [pub]Como gerente de uma empresa que comercializa tintas, vernizes e sistemas decorativos, gostava de apresentar a quem ainda não conhece o DYRUPLAD - tinta especificamente concebida para aplicação em gesso cartonado (pladour) e estuques projectados.

    Cumprimentos,
    [email protected][/pub]
  14.  # 16

    Excelente discussão.

    Pelos comentários o Pladur ganha vantagem relativamente à alvenaria mas ao introduzirem na discussão o factor "aquecimento" fiquei com dúvidas.

    Uma casa com Piso radiante ou AC e partindo do principio que a construção é de boa qualidade que tipo de paredes interiores? Pladur ou Alvenaria?
  15.  # 17

    É da minha vista, ou o RCTE "aposta" na construção tradicional, quer eu dizer, pesada, para aproveitar as características específicas do nosso clima, ou seja um verão longo com enormes amplitudes térmicas diárias e um inverno relativamente (digo, relativamente) ameno? Ou me engano muito ou, se começássemos a ir para a construção em gesso cartonado como "lá fora" acabaríamos quase com obrigatoriedade de aquecimento e arrefecimento (coisa que me parece que o RCTE quer desencorajar, se não me engano, e que é obviamente o que se faz na Califórnia, que tem um clima muito semelhante ao nosso).
  16.  # 18

    Boas

    É da minha vista, ou o RCTE "aposta" na construção tradicional, quer eu dizer, pesada,

    Não é impressão , é mesmo assim. O RCCTE atribui grande importância à inércia térmica pelo que (sobre)valoriza a construção "pesada".

    obrigatoriedade de aquecimento e arrefecimento (coisa que me parece que o RCTE quer desencorajar

    A estratégia do RCCTE é limitar o consumo de energia necessária - para aquecimento, para arrefecimento e para aquecimento de água. Impõe um limite para cada uma destas necessidades e ainda um limite ao somatório destas necessidades. Estes limites são definidos em função do nº presumível de habitantes e da área da construção.

    cumps
    José Cardoso
    •  
      MartaD
    • 3 março 2010 editado

     # 19

    Chamam-lhe preconceito mas eu prefiro o tijolo e cimento. Daqui a nada fazem-se casas de cartão/cartolina.
    A estória dos 3 porquinhos é que tem razão eheh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LMGuerreiro
    • eu
    • 3 março 2010

     # 20

    Colocado por: LMiguelSilvaUma casa com Piso radiante ou AC e partindo do principio que a construção é de boa qualidade que tipo de paredes interiores? Pladur ou Alvenaria?


    Sinceramente, eu acho que não há grandes diferenças... mas ao contrário do que dizem por aqui, o pladur fica mais caro, pois a alvenaria tradicional é extremamente barata...

    Até em coisas simples como as caixas de aparelhagem para electricidade, as versões para pladur são muito mais caras...
 
0.0241 seg. NEW