Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite! Já acompanho o fórum há algum tempo e recentemente adquiri uma moradia onde pretendo fazer algumas melhorias.

    Resumindo: tenho de substituir o termoacumulador, devo considerar uma bomba de calor, apesar de ser mais dispendioso, visto que o investimento seguinte será em ar condicionado?

    Mais pormenorizadamente:

    O meu problema principal / mais imediato é o termoacumulador estar a pingar e pretendo substituir.

    Estou a considerar alternativas que possam ser utilizadas no futuro para aquecimento, especificamente ar condicionado.

    A casa é de 1996, em banda com 3 pisos: garagem no piso -1, sala/cozinha no r/c, 4 quartos no piso 1 e um pequeno aproveitamento de sotão.

    Somos um casal com 2 recém nascidos, o atual termoacumulador tem 300L de capacidade e é claramente mais que suficiente, porém tem de ser substituído e julgo que um de 200L seria suficiente, mas gostaria de ter melhor noção de que alternativas tenho, pensando no futuro.

    A casa já tem 2 painéis solares e pretendo que as melhorias que faça na casa considerem sempre energias renováveis.

    Em relação ao AC, o objectivo será climatizar os 4 quartos e a sala, que estão em pisos diferentes.

    Qualquer dica que possam dar em relação à minha dúvida, ficarei muito agradecido.
  2.  # 2

    4 pessoas, com gestão de consumos ( tempo de banho e redutores de caudal), chega um TE de 100l.
    É o mais barato. Mas um deposito AQS + BC, seria o ideal.

    Um ponto a ter em conta, é a localização actual do TE, deve estar num local perto, ou central aos pontos de consumo de agua quente sanitária. sendo a rede de águas de 1996, atenção, deve ter o circuito de agua quente em ferro galvanizado. E estará em fim de vida útil. veja a possibilidade de renovar a instalação de canalização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sheol
    • sheol
    • 2 novembro 2023 editado

     # 3

    Obrigado Pedro!

    Neste caso, o TE está no sotão, o que torna a instalação um pouco dificil.
    Cheguei a ponderar termossifão no telhado mas o mau tempo inviabiliza essa solução para já.

    Poderia dar-me um exemplo de uma configuração adequada de AQS + BC, para tentar ter melhor noção dos custos?
    Faria sentido este sistema: "Bomba de Calor Ariston NIMBUS FLEX 40 S NET, 5,70 kW, Split reversível, tecnologia inverter com tanque de armazenamento AQS Monobloco - Ariston - de 180 litros aquecimento, eficiência A++, COP 5.02, EER 4.89" por 5 428,57 €

    Renovar a instalação da canalização parece algo custoso mas percebo porque é necessário.
    Qualquer empresa de canalização é capaz de fazer essa avaliação? Ou devo procurar alguma especialidade?

    De novo, muito obrigado!

    Edit:
    Faria sentido resolver o problema do termoacumulador com um TE de 100L temporariamente? E posteriormente aproveitar esse TE de 100L para outra zona da casa, por exemplo garagem?
  3.  # 4

    Colocado por: sheolCheguei a ponderar termossifão no telhado mas o mau tempo inviabiliza essa solução para já.

    Esqueça isso... passados uns 10 anos, está no lixo.

    Rapido e eficaz. menos de 500€,
    ... compre o TE de 100l, se quiser gastar um pouco mais, compre um VIDEIRA com cuba de Cobre.
    Senão meta um barato de 300€ e compre uns paineis FV (2000w), para autoconsumo, ligado a um gestor de excedentes.

    Tem de resolver isso da canalização. é preferível gastar os 5000€ nisso, e arranjar talvez outro local para meter o deposito de acumução de aguas quentes. em ponto central da casa.

    Boa sorte.

    Quem lhe pode ver isso, com isenção. não ´sera um canalizador. Mas pode pedir cotação e opinião a canalizadors/ empresas especializadas - atenção que há muita genste que diz ser canalizador, e vale zero..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sheol
  4.  # 5

    Vou então tentar resolver o problema mais imediato com um TE de 100L, obrigado!

    Quando diz "com isenção" o que quer dizer?
    Para procurar empresas especializadas pesquiso por "empresas de instalação/renovação de canalização"?

    Peço desculpa pela ignorância, obrigado
  5.  # 6

    Alguém sem interesse económico na realização da obra .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sheol
  6.  # 7

    Boa tarde.

    O meu caso é construção de moradia nova, também é possível adquirir um TE?

    No meu projeto diz "Sistema de Energia para a preparação de AQS" será fornecida através de um sistema solar térmico de circulação forçada c/ 2 colectores marca Junjers FKC-2S ou semelhante, com depósito vertical com 300 Lt.
  7.  # 8

    Colocado por: MarcopmNo meu projeto diz "Sistema de Energia para a preparação de AQS" será fornecida através de um sistema solar térmico de circulação forçada c/ 2 colectores marca Junjers FKC-2S ou semelhante, com depósito vertical com 300 Lt.

    É um TE, com apoio por colector solar. Ao invés disso pode ver se um ssitema equivalente apoiado por BC serve. Junte uns paineis FV e fica com concerteza dentro da classificação energética exigida.

    PS: não pode simplesmente meter um TE e pronto.
    Mas pergunte ao perito da Térmica.
  8.  # 9

    Entretanto pedi orçamento e tenho para a bomba de calor e ar condicionado em 2 quartos (já com a instalação incluída):

    Daikin Altherma M HW (EKHHE260CV37) - 3616,20 €

    UE Multisplit 2 port R32 5kW (2MXM50A9) + 2x Perfera (FTXM20R) - 3345,60 €

    Consideram um orçamento adequado?
  9.  # 10

    Parece-me porreiro o equipamento.
    Meta também os paineis FV... para complemento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sheol
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    É um TE, com apoio por colector solar. Ao invés disso pode ver se um ssitema equivalente apoiado por BC serve. Junte uns paineis FV e fica com concerteza dentro da classificação energética exigida.

    PS: não pode simplesmente meter um TE e pronto.
    Mas pergunte ao perito da Térmica.


    Obrigada, vou questionar.
 
0.0151 seg. NEW