Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Quero instalar um extrator na casa de banho ligado à minha luz secundária (mais fraca) mas não sei como.

Procuro pelo google só me aparecem planos elétricos que eu n percebo nada. Preciso mesmo é de saber onde ligam os fios ao certo 😁.

Como é que eu divido uma ligação (2 cabos) para uma luz e o extrator? Entrelaço os fios da lâmpada com os do extrator e ligo à ligação da casa? Será assim são básico?

Desde já agradeço quem ajudar
  2.  # 2

Se não sabe distinguir o que é um neutro de uma fase, da terra.. esqueça. arranje alguém para instalar isso com segurança.
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasSe não sabe distinguir o que é um neutro de uma fase, da terra.. esqueça. arranje alguém para instalar isso com segurança.

Isso sei, é só ver as cores. O que não sei é como ligar os dois (extrator e lampada) numa só ligação, e a pesquisar só encontro esquemas elétricos que não sei interpretar.
  4.  # 4

Está a falar de ligadores?! https://www.leroymerlin.pt/produtos/eletricidade-e-smart-home/conetores-fixacoes-e-caixas-de-derivacao/conectores-bornes/5-ligadores-rapidos-3-condutores-1-2-4-15257893.html

Depois dai sai um para a lâmpada outro para o extrator, mas até pode fazer a derivação na própria lâmpada por exemplo se tiver espaço para isso, ou no extrator, seja lá o que fôr que venha primeiro.

Sinceramente também acho melhor pedir para instalarem isso por si.
  5.  # 5

Colocado por: bmccruzEstá a falar de ligadores?!https://www.leroymerlin.pt/produtos/eletricidade-e-smart-home/conetores-fixacoes-e-caixas-de-derivacao/conectores-bornes/5-ligadores-rapidos-3-condutores-1-2-4-15257893.html

Depois dai sai um para a lâmpada outro para o extrator, mas até pode fazer a derivação na própria lâmpada por exemplo se tiver espaço para isso, ou no extrator, seja lá o que fôr que venha primeiro.

Sinceramente também acho melhor pedir para instalarem isso por si.

Amigo percebo-o mas eu gosto de aprender as coisas. Não será difícil só tenho que oerceber se existe alguma peça tipo essa que referiu, que divida a ligação principal para duas saídas. Ou se o posso fazer diretamente.

Não sei se percebeu ao certo, eu tenho dois fios a sair da parece que estão a dar energia a uma lâmpada que tenho por cima de um pequeno armario com espelho. Quero dividir essa ligação para também alimentar o extrator. Assim quando ligar a luz pequena tb liga o extrator.
  6.  # 6

Eu não quero ser o motivo de haver um problema electrico na sua instalação por o ter ajudado a efectuar um serviço, pelo qual já se viu, ainda que sendo simples ( do meu ponto de vista), você não tem os conhecimentos mínimos necessários.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 7

É simples liga o azul com o azul do extrator e o preto com o preto do extrator assim quando ligar a luz o extrator trabalha.
    Se as ligações da luz estiverem corretas é assim que funciona.
    Ou então compra um busca polos e liga o positivo que chega a lâmpada com o positivo do extrator, claro que o outro é o negativo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André M.
  8.  # 8

Esqueça lá as cores dos fios, pois as vezes isso pode correr mal. O ideal é pegar no busca polos e ver qual é que tem corrente e qual é que não tem.
    Depois disso é comprar uns wagos, assim há consegue alimentar tanto o extrator como a lâmpada do wc.

Se não se sente confortável com isto chame um eletricista ou peça a ajuda a algum amigo que se sinta confortável a fazer isto.
  9.  # 9

O que pode correr mal é alguém sem conhecimentos mínimos andar a mexer em fios eléctricos. Creio que a melhor ajuda neste tópico é aconselhar o autor a procurar um electricista, e que aprenda com ele quando ele for lá (e faz muito bem em querer aprender).

Andar a mexer em fios sem sequer saber se estão "vivos" é que não...
  10.  # 10

Colocado por: bluthunder82Esqueça lá as cores dos fios, pois as vezes isso pode correr mal. O ideal é pegar no busca polos e ver qual é que tem corrente e qual é que não tem.
    Depois disso é comprar uns wagos, assim há consegue alimentar tanto o extrator como a lâmpada do wc.

Se não se sente confortável com isto chame um eletricista ou peça a ajuda a algum amigo que se sinta confortável a fazer isto.

Amigos agradeço as vossas respostas e preocupação. Eu estou completamente à vontade em mexer com isso. Em relação ao fios eles já estão ligado a uma lâmpada, que também fui eu que liguei.

O que o @sognim disse é o que faz mais sentido e eu tenho isto https://img.directindustry.com/pt/images_di/photo-mg/213185-14884847.jpg
    Em relação ao fios e às cores sempre usei o google! 😄 Mas já podia ter decorado.

Colocado por: sognimÉ simples liga o azul com o azul do extrator e o preto com o preto do extrator assim quando ligar a luz o extrator trabalha.
    Se as ligações da luz estiverem corretas é assim que funciona.
    Ou então compra um busca polos e liga o positivo que chega a lâmpada com o positivo do extrator, claro que o outro é o negativo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:André M.

É mesmo só isso? Ligar os dois fios correspondentes da luz e do extrator e depois conecta-los com os respectivos na ligação principal?
  11.  # 11

Colocado por: André M.
    Em relação ao fios e às cores sempre usei o google! 😄 Mas já podia ter decorado.

Nem sempre a fase e o neutro são representados pela mesma cor, normalmente o terra é sempre representado pelo fio verde e amarelo mas mesmo esse não é garantido, depende de quem instalou, pelo que primeiramente deve identificar qual é o fio da fase do neutro e da terra.
  12.  # 12

Cada vez que vejo alguém a fiar-se nas cores até me benzo… já encontrei casa em que a instalação era toda ( e quando digo toda, era mesmo toda ) com fio amarelo e verde ( terra ) 😂😂😂😂.
    O pessoal esquece-se da quantidade de trolha que por aí andam. 😅
    Concordam com este comentário: sognim, bluthunder82
  13.  # 13

Colocado por: QuilleuteCada vez que vejo alguém a fiar-se nas cores até me benzo… já encontrei casa em que a instalação era toda ( e quando digo toda, era mesmo toda ) com fio amarelo e verde ( terra ) 😂😂😂😂.
    O pessoal esquece-se da quantidade de trolha que por aí andam. 😅
    Concordam com este comentário:sognim,bluthunder82

Nem mais, foi precisamente o que quis dizer ao indicar para o user esquecer as cores e o que devia fazer era confirmar, hoje correu bem, mas amanhã pode não correr.
    Concordam com este comentário: Quilleute

0.0148 seg. NEW