Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Peço desculpa antecipadamente por qualquer incorreção mas não domino os termos técnicos.
    Tenho uma porta de correr de um roupeiro cujos rodízios partiram a parte plástica que roda sobre a calha.
    Já fui a várias casas que trabalham com roupeiros e cozinhas e a resposta é sempre a mesma: "esse sistema já não é muito usado e não temos nada disso para substituir".
    Nas grandes superfícies também não encontro nada que possa substituir.
    O problema é que, ao contrário do que tenho visto atualmente (onde a calha está visível) o roupeiro em causa tem a calha "tapada" por algo que esconde a mesma e obrigando o rodízio a ter uma certa altura e espessura se não, não entra lá.

Venho pedir a vossa ajuda em me indicarem alguma casa que ainda trabalhe com este tipo de sistema ou, se é possível substituir apenas a roda/rolamento (não sei se é o termo correto) por outro de igual diametro. O problema desta substituição é que eu não consigo desmontar apenas o rolamento (não tem uma porca mas sim parece cravado).

A empresa que fez os roupeiros na altura (2009) parece já ter fechado (Roupeiros Neves).

Em anexo deixo algumas imagens do que necessito substituir.

Muito obrigado pela ajuda.
      20231027_144936.jpg
      calhas_roupeiro_2.jpg
      20231027_144946.jpg
  2.  # 2

Procure também em lojas de ferragens podem lá ter ou indicarem quem tenha.
    Indique também a localidade para que alguém lhe possa dar uma ajuda mais concreta.
  3.  # 3

Consegue medir a espessura do rodizio?
    Veja na FEBOL por exemplo, eles tem o modelo "MILD MACHO 04" com 3mm de espessura para correr dentro de calhas.

https://www.febol.pt/u-files/1665069353.pdf
  4.  # 4

O diametro é 3cm e a espessura parece ser 0,8cm.
    Tem de ser femea. Mas, do que vejo no link que envia, toda aquela "armação" não entra na calha do roupeiro pois, a largura da calha é praticamente a largura do rodízio.
  5.  # 5

Se eu bem percebo, o que parte é uma espécie de "pneu" em torno do rodízio, certo?
  6.  # 6

Colocado por: ClioIISe eu bem percebo, o que parte é uma espécie de "pneu" em torno do rodízio, certo?

Isso mesmo. Faz lembrar o "pneu" como o dos comboios mas em plastico.
    Se desse para trocar só isso eu faria mas, não vejo como. E, como referi mais acima, o rodizio+"pneu" parece cravado e não sei como substituir.
  7.  # 7

Tem que substituir o rodizio por completo.
    Nesse caso, sendo o rodizio macho (entra dentro do carril), tem que medir a espessura da roda e arranjar um rodizio compatível.

Qual a largura do carril?
  8.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesTem que substituir o rodizio por completo.
    Nesse caso, sendo o rodizio macho (entra dentro do carril), tem que medir a espessura da roda e arranjar um rodizio compatível.

Qual a largura do carril?

Não é macho. É femea. Eu queria substituir o rodizio mas, não vejo como pois, não dá para desaparafusar/soltar. Se der ou alguém me explicar como seria possível fazer, eu substituia (tenho mais de 3 ou 4 "kits" que não são compatíveis.

Em anexo deixo fotos que mostram o que digo.
    A última foto é de um que comprei mas que não serve (aparafusa ao contrário na porta e por isso não encaixa no carril pois bate na calha) e poderia aproveitar apenas a roda.
    Diametro da roda: 3cm
    espessura: 0,8cm
      20231102_144119.jpg
      20231027_145016.jpg
      20231102_144312.jpg
  9.  # 9

Por acaso não tem algum amigo que se dedique à impressão 3D?
    Provavelmente conseguiria reproduzir-lhe uma roda semelhante que entrasse à justa no rolamento existente.
  10.  # 10

Colocado por: ClioIIPor acaso não tem algum amigo que se dedique à impressão 3D?
    Provavelmente conseguiria reproduzir-lhe uma roda semelhante que entrasse à justa no rolamento existente.

Infelizmente não conheço...
  11.  # 11

Colocado por: sognimProcure também em lojas de ferragens podem lá ter ou indicarem quem tenha.
    Indique também a localidade para que alguém lhe possa dar uma ajuda mais concreta.

A localização da empresa que fez os roupeiros era Gondomar se não estou em erro.
    Já eu, sou da zona de Sintra.
  12.  # 12

Viva, tenho o mesmo problema mas não consigo tirar o rodízio da calha. Pode-me dizer como fez? A roda é mais larga que o "buraco" da calha. Obrigado
  13.  # 13

Colocado por: TbandradeViva, tenho o mesmo problema mas não consigo tirar o rodízio da calha. Pode-me dizer como fez? A roda é mais larga que o "buraco" da calha. Obrigado

Estou com o mesmo problema aqui em casa. Não consigo tirar o rodízio da calha.
  14.  # 14

Tem foto? Lembro-me de afinar um roupeiro de correr que tive e supostamente isso tem uma mola, do que me lembro era puxar para cima e desviar o rodizio da calha para encaixar no sitio correcto ou desviar caso queira desencaixar a porta.

Essa roda pode não ser para andar na calha mas sim por cima da saliência metálica na calha.
    Concordam com este comentário: kubikaza interiores
  15.  # 15

Tenho um desses roupeiros, sendo que há cerca de 11 anos tive que trocar 2 dessas roldanas. Neste momento terei que voltar a fazer isso porque as 2 (ou só uma) de outra das portas estão "gripadas". Também não sei onde se conseguem comprar, sendo que na altura só mesmo nos Roupeiros Neves é que encontrei à venda. Já confirmei e a loja está fechada. Irei tentar ver num outro local onde creio que estaria a fábrica, ou outra fábrica, perto de Santa Rita (Ermesinde) que foi onde comprei as roldanas. Se encontrar coloco aqui.

0.0140 seg. NEW