Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas, um conhecido tem um apartamento num andar em lisboa já para o antigo em que as duas frações do piso sempre estiveram ligadas e portanto desde o inicio da utilização embora prparadas para serem independentes uma delas nunca teve quadro eletrico ( mas tem lá o espaço) e portanto contrato.
    pretende agora efetivamente separar as frações e para tal disseram-lhe que para meter lá o quadro e fazer o contrato tem de fazer um projeto eletrico e assinado por engenheiro, será? será que não basta a ficha eletrica?
    obrigado
  2.  # 2

    Se o total de potência do prédio passa os 10.35kva, tem de fazer projeto e pedido de ligação à rede novo.
  3.  # 3

    O total? Todas as frações? É que so aquele é que não tem contrato
  4.  # 4

    Podem pedir para a fração 6.9kva e certificar, mas se a potência total de alimentação ao prédio passar os 10.35kva, carece de projeto e alterações necessárias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    • FFAD
    • 2 novembro 2023

     # 5

    há dois contadores ou um?
  5.  # 6

    só há um contador, embora a outra fração esteja com a rede toda pronta até á zona destinada ao quadro eletrico/contador.
  6.  # 7

    entretanto se houver algum eletricista credenciado que queira tomar este trabalho fica aqui o repto, é na zona de benfica.
    • FFAD
    • 3 novembro 2023 editado

     # 8

    Colocado por: marco1entretanto se houver algum eletricista credenciado que queira tomar este trabalho fica aqui o repto, é na zona de benfica.


    electricista não chega.

    tem de ser feito um pedido de ligação à rede à e-redes por um engenheiro electrotécnico, com projecto e muita documentação e dinheiro envolvido.

    memória descritiva
    ficha electrotecnica
    Projecto de electricidade
    plantas de arquitectura
    pedido de aumento de potencia do ramal
    projecto da coluna montante

    no meu caso foram uns 6 meses e talvez 2,5k€.

    se quiser um contacto de uma empresa que faça isso, diga. gostei bastante deles.
  7.  # 9

    Poupou-se uns tostões há uns anos, agora gasta-se muito mais.
  8.  # 10

    Eletricista não chega?
    ao consultar o pdf da e-redes o que eu lá vejo é ficha eletrotecnica e assinada por técnico habilitado, isto para potencias até 10 qualquer coisa.
    não estou a ver onde se fala neste caso em projeto.
  9.  # 11

    isso foi com execução da obra incluida não?

    Colocado por: FFADno meu caso foram uns 6 meses e talvez 2,5k€.
  10.  # 12

    bom dia Big

    em relação ao post inicial pode dar a sua opinião?
    e se recomenda algum executante
    obrigado
  11.  # 13

    para mim terá de ser feito projecto elétrico.

    O ramal de entrada do quadro de colunas é que irá definir a necessidade de projecto ou não.

    Se não houver ponto de entrega criado, terá de ser solicitado um pedido de nova ligação junto da e-redes, o qual poderá requer alterações ao ramal de alimentação (para a potencia que é será pouco provável).

    Paralelamente, será necessário proceder ao projecto elétrico de aumento de potencia da coluna montante e do projecto elétrico do interior da fração, o quais deverão cumprir a legislação atual. Dependendo do projetista, poderá conseguir justificar e minimizar as alterações a coluna montante, caso sejam necessárias.

    Finalizada as obras, deverá proceder-se a certificação da coluna montante e da fração. Por fim, podem efetuar contrato
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  12.  # 14

    Big

    não sei se leu bem, o prédio foi construído e com todos os projetos com as duas frações independentes, só que logo inicialmente nunca pediram e instalaram contador numa delas porque as uniram ( ilegalmente?) por uma porta e era só uma habitação na realidade, não sei se isso faz a diferença.
  13.  # 15

    A fração que quere alimentar tem CPE ativo?

    Tem alguma CPE de alguma fração desse prédio ou o NIP que possa facultar?

    Colocado por: marco1Big

    não sei se leu bem, o prédio foi construído e com todos os projetos com as duas frações independentes, só que logo inicialmente nunca pediram e instalaram contador numa delas porque as uniram ( ilegalmente?) por uma porta e era só uma habitação na realidade, não sei se isso faz a diferença.
  14.  # 16

    não sei, vou tentar obter essas informações, obrigado.
  15.  # 17

    É praticamente garantido que não tem CPE.

    Já vi vários caso que ainda lá tinha contador, DCP da EDP, não tinha CPE, processo novo.
    • FFAD
    • 6 novembro 2023

     # 18

    no meu caso eram duas fracções separadas mas que usavam o mesmo contador. uma da fracção não tinha cpe nem contador. Tinha ligações todas, ramal, potencias, pois o edifício tem 30 anos.
 
0.0185 seg. NEW