Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei um novo comutador para trocar pelo antigo.
    Mas as ligações são diferentes e com o diagrama do novo não consigo lá chegar.
    Será que com a fotografia do antigo conseguem-me me ajudar indicado onde tenho de ligar os fios.
    Obrigado
      674ea1cb-dcac-452b-9135-300abedf459d.jpeg
      0b4b257b-7609-4a87-83b0-9be40f47eae3.jpeg
      8f120be6-4eac-417d-a8f2-592552e104a5.jpeg
    • Susi
    • 2 novembro 2023

     # 2

    Colocado por: ribas1972Comprei um novo comutador para trocar pelo antigo.
    Mas as ligações são diferentes e com o diagrama do novo não consigo lá chegar.
    Será que com a fotografia do antigo conseguem-me me ajudar indicado onde tenho de ligar os fios.
    Obrigado
      674ea1cb-dcac-452b-9135-300abedf459d.jpeg
      0b4b257b-7609-4a87-83b0-9be40f47eae3.jpeg
      8f120be6-4eac-417d-a8f2-592552e104a5.jpeg


    Hum... Parece-me um comutador de escada duplo. Tem duas teclas?
  2.  # 3

    Sim, é duplo.
    • Susi
    • 3 novembro 2023

     # 4

    Colocado por: ribas1972Sim, é duplo.


    Então tem na caixa 4 fios de 1,5:


    . Linha de corrente (220v - deve ser um fio castanho marcado de alguma forma para se distinguir dos restantes)

    . 2 linhas de volta para a comutação
    de escada (mais 2 castanhos)

    . Linha de volta para o ponto de luz que não pertence à comutação de escada
    (que presumo que seja o azul...).

    Se for isso, é fácil de ligar. Confirma?
  3.  # 5

    Sim, são 4 castanhos e um azul.
    2 castanhos são da luz da rua e os outros 2 castanhos são da luz do hall. Ambos têm comutação com outros interruptores.

    Nesta foto vê-se melhor.
  4.  # 6

    Nesta foto vê-se melhor.
      01a77c9a-7abb-4d86-a85f-c5db40521119.jpeg
  5.  # 7

    Em princípio será colocar os de baixo em baixo e os de cima em cima, ficando os do lado esquerdo do lado esquerdo e vice-versa. Experimente e veja o que dá
  6.  # 8

    Isso foi o que fiz logo ... mas como só usei os 4 castanhos, não dá nada. Falta o azul e o preto, este último parece estar só a fazer passagem na tomada.
  7.  # 9

    Pois, faltam esses
  8.  # 10

    Se é assim como está a dizer, a fase está a vir no azul e o preto está a fazer o shunt para o outro botão.

    Azul liga no LA e faz o shunt para o LB. (são os pintados a vermelho).
    Os castanhos dos do lado esquerdo 1B e 2B e do lado direito 1A e 2A
  9.  # 11

    Colocado por: nielskya fase está a vir no azul

    Se assim é, andamos a fazer instalações de outro nível... medo.

    Então uma fase num cabo azul? Não tem de existir nenhum cabo azul num interruptor, azul é neutro. Ainda olhava para o lado se usassem um cabo azul para desenrascar a falta de um castanho, agora usarem um azul em lugar de um preto é assustador.

    Pela foto parece que é como o nielsky referiu, fase no azul com shunt para o segundo circuito. Em caso de dúvida teste com o busca polos, deverá ter corrente constantemente nesse azul do inferno 🤣.

    Fases no azul... algo errado não está certo 😨
  10.  # 12

    Colocado por: Ruikode
    Se assim é, andamos a fazer instalações de outro nível... medo.

    Há com cada coisa que se encontra ... as mais antigas são piores mas as instalações entre os anos 1990/2000 ainda se encontram muitas surpresas.
  11.  # 13

    Colocado por: nielsky
    Há com cada coisa que se encontra ... as mais antigas são piores mas as instalações entre os anos 1990/2000 ainda se encontram muitas surpresas.


    Em 1998 as instalações elétricas já tinham inspeção obrigatória da CERTIEL, portanto não me parece que esse tipo de habilidades sejam de origem, mas algum curioso ou o proprietário que andou a ver DYI no youtube ou nos fóruns, para instalar uns Shelly's ou outros equipamentos.
  12.  # 14

    Colocado por: Varejotepara instalar uns Shelly's ou outros equipamentos

    Pois, faz sentido. Julgo que requerem um neutro.
    Mas estar a usar um suposto neutro como fase também já é esticar a corda.
  13.  # 15

    Colocado por: Ruikode
    Pois, faz sentido. Julgo que requerem um neutro.
    Mas estar a usar um suposto neutro como fase também já é esticar a corda.


    Só um biscateiro ou DO curioso é que iria usar o condutor azul como fase.
  14.  # 16

    Está mal sem dúvida mas quando tem um bypass é lógico que é uma fase. Quando não sabemos é melhor não mexer e também opinar no que não sabemos
  15.  # 17

    E fez-se luz. Quero agradecer a todos. Efetivamente a instalação tem o azul como fase…. Já são mais de 20 anos, enfim…
 
0.0158 seg. NEW