Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Já pesquisei problema semelhante mas em todos os outros tópicos que encontrei o disjuntor geral acaba por disparar também o que não é o meu caso...

    Desde há uns 2 ou 3 dias para cá que o disjuntor das tomadas dispara. Isto acontece 1 vez por dia sempre da parte da manhã e sem ligar ou desligar nada das tomadas.. simplesmente acontece do nada.

    Depois disto ligo o disjuntor e não volta a acontecer até ao dia seguinte...

    O que poderá ser?

    Obrigado desde já
  2.  # 2

    Tem alguma resistência de apoio a um depósito de água? Tipo termosifão, circulação forçada, termoacumulador.... ?
    Sempre à mesma hora ou quase? Qual?
    Depois dos banhos?

    Em principio terá uma fuga à terra, agora é tentar saber onde...
  3.  # 3

    o aparelho que fala é mesmo disjuntor ou interruptor diferencial?



    tem painéis fotovoltaicos?
  4.  # 4

    Tem alguma resistência de apoio a um depósito de água? Tipo termosifão, circulação forçada, termoacumulador.... ?
    Sempre à mesma hora ou quase? Qual?
    Depois dos banhos?


    Não tenho nada do que referiu.. tem sido de manhã por volta das 9h/10h mas nunca à hora certa.

    Ontem aconteceu já passava das 23h... Ou seja sempre a horas onde até nem há grande consumo de energia (televisões ligadas, etc).
  5.  # 5

    E alimentação eléctricas nos exterior, como tomadas, bombas submersíveis,...
  6.  # 6

    Já reparou se isso não acontece quando a arca ou o frigorífico arrancam?

    Ou até alguma bomba submersível como o big referiu?
  7.  # 7

    Colocado por: Bigmouseo aparelho que fala é mesmo disjuntor ou interruptor diferencial?


    Não lhe sei responder a isso :/ mas deixo uma foto do meu quadro e está marcado qual é o disjuntor que desarma.
      quadro.jpg
  8.  # 8

    Diferencial de 30mA nas tomadas pode ser demasiado sensível para corrente de fuga de algum equipamento que terá ligado. O problema é se tem alguma tomada no wc que utilize o mesmo circuito, pois não vejo nenhum dedicado.
    Confirmar também o aperto dos terminais. Se não descobrir nada, sugiro trocar esse diferencial (também avariam). E se não tiver nenhuma tomada em local sensível como o wc nesse circuito ou conseguir fazer essa separação, eu colocava um de 300mA. Nem que fosse para despistar o problema.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  9.  # 9

    Bom dia, veja se não tem nenhuma tomada ou fichas multiplas a "derreterem" por dentro ( embora uma vez por dia seja uma frequência muito baixa para esta causa, mas nunca se sabe)
  10.  # 10

    ja m aconteceu o dijuntor geral do quadro c potencia 6,9 disparar uma ou outra vez depois de muitas pesquisas verificou se q era cansaço do mesmo,,substituido nao mais aconteceu-
  11.  # 11

    A minha instalação na casa nova fazia isso. Mandei trocar o diferencial de 30 para 300 mA e nunca mais tive problemas.
    • size
    • 9 novembro 2023

     # 12

    Colocado por: Casa da HortaA minha instalação na casa nova fazia isso. Mandei trocar o diferencial de 30 para 300 mA e nunca mais tive problemas.


    Mas, com tal alternativa, coloca em risco possível acidente de choque elétrico no corpo humano.
    Concordam com este comentário: bettencourt, jorgemlflorencio
  12.  # 13

    Colocado por: Casa da HortaA minha instalação na casa nova fazia isso. Mandei trocar o diferencial de 30 para 300 mA e nunca mais tive problemas.

    Numa tomada convém manter o mais sensível de 30mA.

    Procure o equipamento e tomada que dará origem a esse problema, não serão muitas.
  13.  # 14

    Abordei este assunto no meu tópico. Como é casa de fds, aconteceu duas vezes chegar lá e ter todo o conteúdo da arca congeladora estragado. Não estava lá para me aperceber e ligar de novo i diferencial. Por isso mudei. E como não tenho nada com resistência não me sinto inseguro.
  14.  # 15

    Tinha um problema igual. Era o disjuntor mal apertado. Apertei e ficou novo!
  15.  # 16

    Tive hoje de manha mais uma maratona de desarmes do diferencial... aproveitei e fui desligado os disjuntores da fila de baixo para ver se continuava a desarmar.

    Deixei apenas o disjuntos das tomadas da sala ligado e o diferencial disparou na mesma.

    Vou abrir todas as tomadas da sala para ver se existe alguma queimada, ou como disseram, se existe algum tipo de humidade. Caso contrário será avaria ou problema do diferencial.

    Pode ser também algum problema nas caixas de derivação?
  16.  # 17

    Colocado por: ricardoantunesTinha um problema igual. Era o disjuntor mal apertado. Apertei e ficou novo!


    Basta ver estes 4 parafusos do diferencial?
      diferencial.jpg
  17.  # 18

    Pode aperta-los todos!
  18.  # 19

    Bem, já consegui perceber que o diferencial não dispara se o disjuntor das tomadas da sala estiver desligado.

    Agora a minha questão é: nessas mesmas tomadas da sala pode ser algum aparelho defeituoso ou extensão defeituosa que esteja provocar esse disparo do diferencial ?

    Nas tomadas da sala é onde tenho ligada uma extensão com os aparelhos da televisão e Internet e outra onde ligo o PC, router, candeeiro, etc. Pode ser uma das extensões que provoque o desarme?
  19.  # 20

    Colocado por: tiagofhoAgora a minha questão é: nessas mesmas tomadas da sala pode ser algum aparelho defeituoso ou extensão defeituosa que esteja provocar esse disparo do diferencial ?

    Sim, tente despistar por etapas. Desligue tudo o que conseguir e veja se resolve. Depois vá adicionando equipamentos ligados até se manifestar o problema.
    Se mesmo com tudo desligado acontecer o desarme, verifique as tomadas. O problema pode estar em qualquer lado, incluindo esse candeeiro ou PC (fonte).
    Concordam com este comentário: bluthunder82
 
0.0192 seg. NEW