Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

De qualquer forma mo110, o prazo a que se propõe para todo o processo é muito curto..

A concepção é uma fase muito importante, que vai contribuir em grande parte para que o todo corra bem.. não se apresse, perca 2/3/4 meses até encontrar o “desenho” que mais vá de acordo as suas necessidades e orçamentos (informe-se bem desta parte, porque os arquitetos perdem-se um bocado)..

Depois precisará sempre de 5/6 meses para aprovação dos projetos se tudo correr bem.. em menos tempo é muito difícil..
    Pedir orçamentos, encontrar empreiteiro, entregar a obra, esperar pela disponibilidade deste, podem ser à vontade mais 3/4/5 meses.

Depois, com tudo bem organizado, e com pessoas de confiança, diria que pode contar com 14/18 meses para construir sem pressas.

Depressa e bem há pouco quem…
    • AMVP
    • 4 novembro 2023

# 42

Colocado por: mo110Não pretendemos a nossa casa de sonho, apenas uma casa simples, retangular com umas janelas, 120-130m2 brutos, barata e facilmente revendível. Um arquiteto que faça projetos bem feitos, e construtores confiáveis. Mas parece que construir é um autêntico pesadelo. Não queremos coisas para não dormir a noite, ser enganados e gastar rios de dinheiro...

Eu diria que a maioria das construções não têm esses problemas, pois caso contrário ninguém construía, o que não é o caso. Por exemplo, mesmo neste fórum existem situações que correram mal, outras menos bem e muitas mais a correr bem.
    O que não me parece possível é que consiga ter a casa pronta em 12 meses.
    • RCF
    • 4 novembro 2023

# 43

Colocado por: mo110

Então por exemplo, se eu quiser pintar uma parede na futura obra, não posso, visto não ter alvará?

em bom rigor, é isso.
    em bom rigor, até para entrar na obra (para ver), necessita de autorização do empreiteiro.
    • mo110
    • 4 novembro 2023 editado

# 44

Colocado por: RCF
    em bom rigor, é isso.
    em bom rigor, até para entrar na obra (para ver), necessita de autorização do empreiteiro.

Isso é "teoricamente", na vida real, não posso contratar um empreiteiro para fazer a fase inicial de fundações, estrutura e alvenaria e depois um conhecido e a sua equipa para fazer o resto (acabamentos etc)?
    • mo110

# 45

Colocado por: AMVP
    Eu diria que a maioria das construções não têm esses problemas, pois caso contrário ninguém construía, o que não é o caso. Por exemplo, mesmo neste fórum existem situações que correram mal, outras menos bem e muitas mais a correr bem.
    O que não me parece possível é que consiga ter a casa pronta em 12 meses.

Já temos uma planta (encontrada online) que gostamos, só precisamos que o arquiteto aperfeiçoe e elabore as restantes componentes. É uma casa muito simples, 2 anos para construir parece-me um absurdo.
    Assumindo 1 mês para elaborar o projeto, 2 meses para aprovações, não será possível construir em 12 meses (sem arranjos exteriores)?
    Eu estava muito otimista, mas já vi que é melhor contar com 2 anos.
      Screenshot 2023-11-04 at 11.39.03.png
  2.  # 46

Colocado por: mo110Isso é "teoricamente", na vida real, não posso contratar um empreiteiro para fazer a fase inicial de fundações, estrutura e alvenaria e depois um conhecido e a sua equipa para fazer o resto (acabamentos etc)?

Tem que existir sempre uma empresa e um técnico responsáveis pela obra, garantir que é executada de acordo com o projecto e com a segurança dos trabalhadores em obra, e no final da obra esse técnico tem que assinar um termo de responsabilidade a assegurar que a obra foi executada conforme o projeto aprovado. Essa empresa é obrigada a dar uma garantia de 5 anos ao dono de obra.

Anda por aí muito irresponsável a assumir estas responsabilidades sem ir à obra, se conseguir arranjar algum para a sua obra, força nisso.
  3.  # 47

Colocado por: mo110Assumindo 1 mês para elaborar o projeto, 2 meses para aprovações, não será possível construir em 12 meses (sem arranjos exteriores)?

Depois de tudo o que já aqui lhe disseram, você está a ver se aparece alguém que lhe diga aquilo que quer ouvir, gosta de ser enganada.
    • mo110

# 48

Colocado por: Pickaxe
    Depois de tudo o que já aqui lhe disseram, você está a ver se aparece alguém que lhe diga aquilo que quer ouvir, gosta de ser enganada.

Eu já esqueci a ideia de construir em 12 meses, é no mínimo 2 anos. Fico é surpreendida como é que as burocracias levam tanto tempo e só a construção uma casa simples leve com sorte 12-18 meses a ficar pronta
  4.  # 49

Colocado por: PickaxeDepois de tudo o que já aqui lhe disseram, você está a ver se aparece alguém que lhe diga aquilo que quer ouvir, gosta de ser enganada.

Eu não diria assim dessa forma, mas sim, basicamente é isso.
    Essas previsões são mais que otimistas, no meu ver são irrealistas. 1 mês para elaborar o projeto até podia ser, nem que fosse sem muito cuidado no seu desenvolvimento, o que não convém, deveria estudar bem todo o projeto. Você não precisa de uma planta online, precisa sim de uma planta feita para si e para o seu modo de vida.
    2 meses para aprovações parece-me utópico na maioria dos municípios (pelos relatos que por aqui se vão lendo). No meu caso foi 1 ano, embora existam aqui relatos de poucos meses, e noutros locais 2 anos ou mais, portanto essa fase depende do seu município. E partindo do principio que não existe nenhum erro técnico. Sabemos que existem prazos a respeitar pelas câmaras, mas isso é outra guerra.
    Os arranjos exteriores devem ser efetuados. E quanto à simplicidade, sim poderá tornar o investimento menor, mas nem tudo pode ser muito simples como se pensa, existem critérios a que não podemos fugir numa obra nova.
    Como já deve ter percebido, o universo da construção tem estado um pouco louco, e mesmo que o dinheiro não seja problema, os construtores não estão sentados à espera que lhes apareça lá com o projeto para arrancar a obra. Há casos que a espera é superior a um ano. Começa-se a ouvir que isso pode estar a mudar mas mesmo assim... se um construtor estiver disponível na hora, bom sinal não é. E a construção demora o seu tempo... e os detalhes que aparecem sempre também.
    É um choque de realidade triste, mas tem de equacionar outros prazos.
  5.  # 50

Os seus tempos são demasiado otimistas, mesmo sendo atípico o caso cá da família são 12 meses para o arquitecto elaborar o projecto, devido a problemas com vizinho mais 2 anos para aprovação final.
    Estamos á 5 meses nas especialidades, infelizmente a equipa escolhida tem culpa no cartório e azar com um vizinho, também prejudicou a coisa.
    24 meses pelo que vou lendo no mínimo, porque na construção surgem atrasos também
    • mo110

# 51

Colocado por: Ruikode
    Eu não diria assim dessa forma, mas sim, basicamente é isso.
    Essas previsões são mais que otimistas, no meu ver são irrealistas. 1 mês para elaborar o projeto até podia ser, nem que fosse sem muito cuidado no seu desenvolvimento, o que não convém, deveria estudar bem todo o projeto. Você não precisa de uma planta online, precisa sim de uma planta feita para si e para o seu modo de vida.
    2 meses para aprovações parece-me utópico na maioria dos municípios (pelos relatos que por aqui se vão lendo). No meu caso foi 1 ano, embora existam aqui relatos de poucos meses, e noutros locais 2 anos ou mais, portanto essa fase depende do seu município. E partindo do principio que não existe nenhum erro técnico. Sabemos que existem prazos a respeitar pelas câmaras, mas isso é outra guerra.
    Os arranjos exteriores devem ser efetuados. E quanto à simplicidade, sim poderá tornar o investimento menor, mas nem tudo pode ser muito simples como se pensa, existem critérios a que não podemos fugir numa obra nova.
    Como já deve ter percebido, o universo da construção tem estado um pouco louco, e mesmo que o dinheiro não seja problema, os construtores não estão sentados à espera que lhes apareça lá com o projeto para arrancar a obra. Há casos que a espera é superior a um ano. Começa-se a ouvir que isso pode estar a mudar mas mesmo assim... se um construtor estiver disponível na hora, bom sinal não é. E a construção demora o seu tempo... e os detalhes que aparecem sempre também.
    É um choque de realidade triste, mas tem de equacionar outros prazos.

Agradeço o seu comentário. Aprendemos bastante aqui no forum, e realmente temos de repensar as nossas opções. Preferiamos a opção de construir, mas como temos limitações de tempo não vai ser possível para já
  6.  # 52

Colocado por: mo110Agora pergunto, é possível projetos, licenças e construção de casa em apenas 12 meses?

Olá.
    Na minha opinião, é mais provavel que só para ter o projecto aprovado já consuma esses 12 meses, que outra coisa qualquer.

Dependerá muito da sua Câmara também, qual é?
    Talvez por aqui alguém saiba quão rápida é a sua câmara.
    Há municipios que demoram 3 semanas a fazer o que outras câmaras demoram 7 ou 8 meses.

Dependerá se vai pelo Licenciamento e segue o percurso "normal" primeiro Arquitectura, depois Engenharias (Especialidades), ou se arrisca e opta de Comunicação Prévia, em que mete o projecto e poucas semanas começa a construir... sem a câmara ter analisado nada.

Dependerá se constrói com betão e tijolo em que há tempos de secagem (cura) do cimento, etc...
    Depende se compra janelas e portas standard... ou é tudo à medida e tem que esperar, etc...

Depende se compra o que há em stock, ou encomenda à fábrica...

Depende também do Orçamento!
    Se você puder pagar 150% do valor das coisas, talvez os empreiteiros "a passem à frente" na lista das prioridades...

Depende se você negoceia cada contrato... ou aceita sem hesitar o primeiro orçamento que recebe...

Dependerá de 1001 coisas mais, muitas delas fora do seu controlo. 12 meses não é impossivel, mas é bastante apertado.

Tendo orçamento normal, seguindo o percurso normal de quem constrói... terá prazos "normais" também... e esses costumam andar nos 3 anos, desde o momento em que compra o terreno ao primeiro jantar que faz na casa nova.

Se tem pressa, compre feito.

Boa sorte.
  7.  # 53

So construcao 3 anos aqui.
    Planeamento antes disso quase 2 anos.
    12 meses nos dias que correm acho possivel mas vai certamente ter uma qualidade duvidosa.
    Boa sorte
  8.  # 54

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá.
    Na minha opinião, é mais provavel que só para ter o projecto aprovado já consuma esses 12 meses, que outra coisa qualquer.

Dependerá muito da sua Câmara também, qual é?
    Talvez por aqui alguém saiba quão rápida é a sua câmara.
    Há municipios que demoram 3 semanas a fazer o que outras câmaras demoram 7 ou 8 meses.

Dependerá se vai pelo Licenciamento e segue o percurso "normal" primeiro Arquitectura, depois Engenharias (Especialidades), ou se arrisca e opta de Comunicação Prévia, em que mete o projecto e poucas semanas começa a construir... sem a câmara ter analisado nada.

Dependerá se constrói com betão e tijolo em que há tempos de secagem (cura) do cimento, etc...
    Depende se compra janelas e portas standard... ou é tudo à medida e tem que esperar, etc...

Depende se compra o que há em stock, ou encomenda à fábrica...

Depende também do Orçamento!
    Se você puder pagar 150% do valor das coisas, talvez os empreiteiros "a passem à frente" na lista das prioridades...

Depende se você negoceia cada contrato... ou aceita sem hesitar o primeiro orçamento que recebe...

Dependerá de 1001 coisas mais, muitas delas fora do seu controlo. 12 meses não é impossivel, mas é bastante apertado.

Tendo orçamento normal, seguindo o percurso normal de quem constrói... terá prazos "normais" também... e esses costumam andar nos 3 anos, desde o momento em que compra o terreno ao primeiro jantar que faz na casa nova.

Se tem pressa, compre feito.

Boa sorte.

Câmara do barreiro.
    A construir preferiamos em betão e tijolo, mas estavamos abertos a soluções modulares. Materiais queriamos tudo simples, standart do leroy ou brico depot. A casa seria para habitar por poucos anos.
    12 meses é de facto bastante curto, e pelo que já me disseram aqui não vai ser possível, muito infelizmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • RCF
    • 5 novembro 2023

# 55

mo110

Sabe o que lhe digo? Tenha cuidado! Anda por aí muito "pato bravo" "à cata" de pessoas mais ou menos como você, isto é, que querem construir rápido, percebem pouco da área e acreditam em facilitismos... muito provavelmente, vai aparecer quem lhe venda isso - projeto, aprovação na câmara e construção - tudo em prazo recorde, até porque, se calhar conhecem alguém na Câmara e trabalham de forma diferente, com novos métodos, etc, etc... sacam-lhe uma boa tranche no início e depois desaparecem...
    Não se fie! Construir é, atualmente, um processo complexo, moroso e caro.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mo110
  9.  # 56

Se precisa só por poucos anos sugiro que alugue algo. O custo e as dores de cabeça serão muito mais baixos...
  10.  # 57

Com um bom empreiteiro consegue uma obra completa em 12 meses e até menos. Tudo bem definido em projeto, sem alterações e já agoras..
  11.  # 58

Colocado por: RicardoPortoCom um bom empreiteiro consegue uma obra completa em 12 meses e até menos. Tudo bem definido em projeto, sem alterações e já agoras..

A questão colocada neste tópico é 12 meses para projetos e obra.
  12.  # 59

Começa a obra sem projeto aprovado ahah
    • RCF
    • 6 novembro 2023

# 60

Colocado por: RicardoPortoComeça a obra sem projeto aprovado ahah

e a seguir a obra é embargada... e só para desembargar não chegarão os 12 meses...
    Foi, também, por isso, o meu "aviso"
    Colocado por: RCFTenha cuidado! Anda por aí muito "pato bravo" "à cata" de pessoas mais ou menos como você, isto é, que querem construir rápido, percebem pouco da área e acreditam em facilitismos... muito provavelmente, vai aparecer quem lhe venda isso - projeto, aprovação na câmara e construção - tudo em prazo recorde, até porque, se calhar conhecem alguém na Câmara e trabalham de forma diferente, com novos métodos, etc, etc... sacam-lhe uma boa tranche no início e depois desaparecem...

0.0252 seg. NEW