Colocado por: mo110Não pretendemos a nossa casa de sonho, apenas uma casa simples, retangular com umas janelas, 120-130m2 brutos, barata e facilmente revendível. Um arquiteto que faça projetos bem feitos, e construtores confiáveis. Mas parece que construir é um autêntico pesadelo. Não queremos coisas para não dormir a noite, ser enganados e gastar rios de dinheiro...
Colocado por: mo110
Então por exemplo, se eu quiser pintar uma parede na futura obra, não posso, visto não ter alvará?
Colocado por: RCF
em bom rigor, é isso.
em bom rigor, até para entrar na obra (para ver), necessita de autorização do empreiteiro.
Colocado por: AMVP
Eu diria que a maioria das construções não têm esses problemas, pois caso contrário ninguém construía, o que não é o caso. Por exemplo, mesmo neste fórum existem situações que correram mal, outras menos bem e muitas mais a correr bem.
O que não me parece possível é que consiga ter a casa pronta em 12 meses.
Colocado por: mo110Isso é "teoricamente", na vida real, não posso contratar um empreiteiro para fazer a fase inicial de fundações, estrutura e alvenaria e depois um conhecido e a sua equipa para fazer o resto (acabamentos etc)?
Colocado por: mo110Assumindo 1 mês para elaborar o projeto, 2 meses para aprovações, não será possível construir em 12 meses (sem arranjos exteriores)?
Colocado por: Pickaxe
Depois de tudo o que já aqui lhe disseram, você está a ver se aparece alguém que lhe diga aquilo que quer ouvir, gosta de ser enganada.
Colocado por: PickaxeDepois de tudo o que já aqui lhe disseram, você está a ver se aparece alguém que lhe diga aquilo que quer ouvir, gosta de ser enganada.
Colocado por: Ruikode
Eu não diria assim dessa forma, mas sim, basicamente é isso.
Essas previsões são mais que otimistas, no meu ver são irrealistas. 1 mês para elaborar o projeto até podia ser, nem que fosse sem muito cuidado no seu desenvolvimento, o que não convém, deveria estudar bem todo o projeto. Você não precisa de uma planta online, precisa sim de uma planta feita para si e para o seu modo de vida.
2 meses para aprovações parece-me utópico na maioria dos municípios (pelos relatos que por aqui se vão lendo). No meu caso foi 1 ano, embora existam aqui relatos de poucos meses, e noutros locais 2 anos ou mais, portanto essa fase depende do seu município. E partindo do principio que não existe nenhum erro técnico. Sabemos que existem prazos a respeitar pelas câmaras, mas isso é outra guerra.
Os arranjos exteriores devem ser efetuados. E quanto à simplicidade, sim poderá tornar o investimento menor, mas nem tudo pode ser muito simples como se pensa, existem critérios a que não podemos fugir numa obra nova.
Como já deve ter percebido, o universo da construção tem estado um pouco louco, e mesmo que o dinheiro não seja problema, os construtores não estão sentados à espera que lhes apareça lá com o projeto para arrancar a obra. Há casos que a espera é superior a um ano. Começa-se a ouvir que isso pode estar a mudar mas mesmo assim... se um construtor estiver disponível na hora, bom sinal não é. E a construção demora o seu tempo... e os detalhes que aparecem sempre também.
É um choque de realidade triste, mas tem de equacionar outros prazos.
Colocado por: mo110Agora pergunto, é possível projetos, licenças e construção de casa em apenas 12 meses?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Olá.
Na minha opinião, é mais provavel que só para ter o projecto aprovado já consuma esses 12 meses, que outra coisa qualquer.
Dependerá muito da sua Câmara também, qual é?
Talvez por aqui alguém saiba quão rápida é a sua câmara.
Há municipios que demoram 3 semanas a fazer o que outras câmaras demoram 7 ou 8 meses.
Dependerá se vai pelo Licenciamento e segue o percurso "normal" primeiro Arquitectura, depois Engenharias (Especialidades), ou se arrisca e opta de Comunicação Prévia, em que mete o projecto e poucas semanas começa a construir... sem a câmara ter analisado nada.
Dependerá se constrói com betão e tijolo em que há tempos de secagem (cura) do cimento, etc...
Depende se compra janelas e portas standard... ou é tudo à medida e tem que esperar, etc...
Depende se compra o que há em stock, ou encomenda à fábrica...
Depende também do Orçamento!
Se você puder pagar 150% do valor das coisas, talvez os empreiteiros "a passem à frente" na lista das prioridades...
Depende se você negoceia cada contrato... ou aceita sem hesitar o primeiro orçamento que recebe...
Dependerá de 1001 coisas mais, muitas delas fora do seu controlo. 12 meses não é impossivel, mas é bastante apertado.
Tendo orçamento normal, seguindo o percurso normal de quem constrói... terá prazos "normais" também... e esses costumam andar nos 3 anos, desde o momento em que compra o terreno ao primeiro jantar que faz na casa nova.
Se tem pressa, compre feito.
Boa sorte.
Colocado por: RicardoPortoCom um bom empreiteiro consegue uma obra completa em 12 meses e até menos. Tudo bem definido em projeto, sem alterações e já agoras..
Colocado por: RicardoPortoComeça a obra sem projeto aprovado ahah
Colocado por: RCFTenha cuidado! Anda por aí muito "pato bravo" "à cata" de pessoas mais ou menos como você, isto é, que querem construir rápido, percebem pouco da área e acreditam em facilitismos... muito provavelmente, vai aparecer quem lhe venda isso - projeto, aprovação na câmara e construção - tudo em prazo recorde, até porque, se calhar conhecem alguém na Câmara e trabalham de forma diferente, com novos métodos, etc, etc... sacam-lhe uma boa tranche no início e depois desaparecem...