Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Nas traseiras do prédio onde habito, tenho uma garagem com portão elétrico.

    Por vezes quando me dirijo à garagem encontro o portão aberto, julgo que algum vizinho deve ter algum comando na mesma frequência do meu e inadvertidamente abre o meu portão.

    Já alterei a frequência do comando, mas mesmo assim já o encontrei aberto.

    Como da minha habitação não consigo ver o portão, pretendia saber se existe alguma forma de colocar um sistema dentro de casa, ligado à garagem, para que sempre que o portão fosse aberto, emitisse um alerta (luz, sonoro, etc).
    • size
    • 4 novembro 2023 editado

     # 2

    A electrónica resolve muita coisa.

    A energia para esse portão saí do seu apartamento ?
    Altura do apartamento ?
  2.  # 3

    Sim, sai.
    É no R/C.
    • size
    • 4 novembro 2023

     # 4

    Então, eu na sua situação, tentaria meter com uma guia, um fio flexível no tubo que conduz a energia do apartamento para a garagem e com uns dispositivos/acessórios, fazer acender uma lâmpada, ou besouro no apartamento, quando o portão ficasse aberto.

    Em alternativa, também se poderia adaptar um sistema sem fios.
  3.  # 5

    Colocado por: ToinoBoas
    Nas traseiras do prédio onde habito, tenho uma garagem com portão elétrico.

    Por vezes quando me dirijo à garagem encontro o portão aberto, julgo que algum vizinho deve ter algum comando na mesma frequência do meu e inadvertidamente abre o meu portão.

    Já alterei a frequência do comando, mas mesmo assim já o encontrei aberto.

    Como da minha habitação não consigo ver o portão, pretendia saber se existe alguma forma de colocar um sistema dentro de casa, ligado à garagem, para que sempre que o portão fosse aberto, emitisse um alerta (luz, sonoro, etc).


    Duvido que o problema seja esse, até pq se diz que já mudou a frequência era muita coincidência agora outro vizinho também lhe conseguir abrir o portão, para além que se o motor/receptor não for muito velho nao depende só da frequência.

    Isso o mais provável é ou alguém aí de casa anda com um comando no bolso e sem querer abre o portão ou das duas umas, ou o portão nota que alguma coisa está a obstruir e não fecha por completo e volta a abrir, ou num caso muito remoto tem algum problema na tomada do mesmo, e sempre que há alguma oscilação de corrente o portão abre.

    Já agora qual é a marca e modelo do motor?
    Quando diz que mudou frequência do comando como é que fez isso? Mudou o receptor do motor?
  4.  # 6

    Colocado por: size.

    Em alternativa, também se poderia adaptar um sistema sem fios.


    Pode dar indicação de um sistema sem fios, seria o ideal.
  5.  # 7


    Já agora qual é a marca e modelo do motor?
    Quando diz que mudou frequência do comando como é que fez isso? Mudou o receptor do motor?


    A marca é BFT, modelo vou ver depois posto.

    A frequência foi alterada por uma pessoa que penso saber o que estava a fazer, eu percebo pouco.
    • size
    • 6 novembro 2023

     # 8

    Colocado por: Toino

    Pode dar indicação de um sistema sem fios, seria o ideal.


    Por exemplo, este simples recurso telecomandado.

    Na garagem teria que adaptar um contacto no emissor quando o portão abrisse.
    No apartamento, instalaria o receptor no interior da fachada mais próxima da garagem, no qual ligaria uma lâmpada ou um besouro.

    https://pt.aliexpress.com/item/1005003473987322.html?spm=a2g0o.detail.1000013.15.409bC5trC5trQK&gps-id=pcDetailBottomMoreThisSeller&scm=1007.13339.291025.0&scm_id=1007.13339.291025.0&scm-url=1007.13339.291025.0&pvid=42bf66ad-4e30-4736-9986-01e4f551082c&_t=gps-id:pcDetailBottomMoreThisSeller,scm-url:1007.13339.291025.0,pvid:42bf66ad-4e30-4736-9986-01e4f551082c,tpp_buckets:668%232846%238109%231935&pdp_npi=4%40dis%21EUR%2110.10%2110.1%21%21%2110.48%21%21%402103247916992281893542786e2002%2112000025953345154%21rec%21PT%21136370930%21
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Toino
      rx.png
  6.  # 9

    Tenho um portão com o mesmo problema.
    BFT DEIMOS 500.
    Ainda não descobri o problema.
  7.  # 10

    Colocado por: Toino

    A marca é BFT, modelo vou ver depois posto.

    A frequência foi alterada por uma pessoa que penso saber o que estava a fazer, eu percebo pouco.


    Possivelmente mudou foi o receptor e só ajustou/programou o comando no caso de ser um multi-frequecia. Mas se estiver errado o user sousal que me corrija pois posso não conhecer tudo o que se vende por aí.
    Por acaso já tentaram ajustar a força do portão ao fechar ou voltar a programar o fim de curso? Isso não será que o portão "fecha" e depois volta para tras?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousal
    • Toino
    • 6 novembro 2023 editado

     # 11

    Não, porque tenho o cuidado de verificar se abre logo a seguir ao fecho.
    Antes de ir dormir por vezes vou ver se está fechado.

    Quando acontece deve ser durante a noite.
  8.  # 12

    Experimente apagar todos os comandos programados ao receptor e voltar a programar de volta. Embora ache que não vai resolver uma vez que possivelmente já foi trocado o receptor uma vez
  9.  # 13

    1ª possível causa:
    O descodificador do recetor está avariado y deixa entrar várias frequências aumentando o risco de accionamento indevido.
    2ª probabilidade:
    Existência de um comando nas proximidades com o mesmo código de um dos comandos da habitação. No caso de ser um comando antigo (binário) a sua codificação é feita pelos dipswitch que se encontram na placa electrónica. Aí sim, poderá mudar o código alterando os dip`s. Mas... Mas se os comandos são os mais modernos a codificação vem de fábrica sendo o recetor responsável pela aceitação desse código y não de outros. Assim, não se altera o código pois o que é possível fazer é apagar a memória de todos os comandos mas ao reprogramar os códigos dos existentes voltam a entrar y possivelmente o do vizinho tem a mesma codificação de um dos comandos.
    Nesse caso, o mais indicado será substituir o sistema de comandos (emissores y recetor)que poderá ser efectuado por partes.
    Já existe no mercado um sistema que bloqueia a porta impedindo a receção de sinal para casos estremos.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  10.  # 14

    No caso de querer monitorizar a porta usando a sua rede elétrica, pode fazê-lo através do sistema PLC.

    "A tecnologia PLC (Power Line Communications), também conhecida como DPL (Digital Power Line) ou BPL (Broadband Power Line) não é nenhuma novidade, sua pesquisa remonta há mais de uma década. Na Europa, vem sendo utilizada em aplicações que não demandam grandes velocidades na transmissão dos dados, como medições remotas, controle de equipamentos, monitoração de sistemas etc. A novidade é sua utilização em aplicações mais sofisticadas, como Internet em banda larga e videoconferência, para que estejam disponíveis a partir de qualquer tomada elétrica nas residências e prédios. O objetivo da tecnologia PLC é suprir essa lacuna na infra-estruturas de comunicações e proporcionar o acesso à informação, utilizando o cabeamento da rede de distribuição de energia elétrica, que está presente em praticamente todos os lugares, como meio de transporte para os sinais de voz, dados, imagem, etc., e permitir o acesso à Internet, independentemente da existência de outras redes de comunicação.

    A ideia básica é utilizar o sistema de distribuição de energia de baixa tensão como meio de transporte dos sinais de telecomunicações. Em termos mais simples, a PLC é uma tecnologia baseada no conceito de aproveitamento da rede elétrica, sendo capaz de transmitir sinais de dados e voz pelo sistema de distribuição de energia, usando sinais de alta frequência, o que acaba transformando o sistema elétrico em uma verdadeira rede metropolitana, interligando prédios, empresas e residências. Como a rede elétrica está presente em praticamente todos os lugares, não existe a necessidade de obras para instalação de novos cabos para esses serviços."
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  11.  # 15

    Colocado por: sousal1ª possível causa:
    O descodificador do recetor está avariado y deixa entrar várias frequências aumentando o risco de accionamento indevido.
    2ª probabilidade:
    Existência de um comando nas proximidades com o mesmo código de um dos comandos da habitação. No caso de ser um comando antigo (binário) a sua codificação é feita pelos dipswitch que se encontram na placa electrónica. Aí sim, poderá mudar o código alterando os dip`s. Mas... Mas se os comandos são os mais modernos a codificação vem de fábrica sendo o recetor responsável pela aceitação desse código y não de outros. Assim, não se altera o código pois o que é possível fazer é apagar a memória de todos os comandos mas ao reprogramar os códigos dos existentes voltam a entrar y possivelmente o do vizinho tem a mesma codificação de um dos comandos.
    Nesse caso, o mais indicado será substituir o sistema de comandos (emissores y recetor)que poderá ser efectuado por partes.
    Já existe no mercado um sistema que bloqueia a porta impedindo a receção de sinal para casos estremos.


    Sousal,
    Existe algum receptor com dip switch que permita a mudança de frequência?
    Eu pessoalmente dos sistemas antigos não me lembro de nenhuma marca que permita isso.
  12.  # 16

    Colocado por: bluthunder82

    Sousal,
    Existe algum receptor com dip switch que permita a mudança de frequência?
    Eu pessoalmente dos sistemas antigos não me lembro de nenhuma marca que permita isso.

    Sim, na maior parte deles podia-se atuar na bobine variável que existia com umas mudanças muito leves. Tratava-se efetivamente de um ajuste para repor a frequência de trabalho quando o recetor destabilizava. No entanto, servia também para fazer alterações onde se conseguia variar dos originais 300Mhz até 305 por exemplo, da mesma forma se chegava aos 295 Mhz.
    De vez em quando também se fazia umas macaquices quando um determinado condómino não pagava as cotas alterava a frequência da portadora em todos os comandos y assim quando ele ia comprar um original mesmo com os dips certos ele não funcionava.
    Noutros, os de cristal só mudando a placa RF.
 
0.0187 seg. NEW