Colocado por: Vítor MagalhãesSe vai colocar AC, mais uma razão para ter inércia térmica, caso contrário vai gastar mais energia para manter a temperatura por falta de "baterias" térmicas para acumularem a temperatura.
Está a propor ao OP em colocar XPS e depois uma betonilha armada sobre o terraço, isto significa mais peso para a laje existente.
O XPS tem uma muito maior resistência à compressão, considerando que vai colocar EPS, parece-me uma solução desadequada e que em caso de manutenção ou mesmo aplicação da impermeabilização tem tudo para dar cabo do isolamento.
Colocado por: zedasilva
Em teoria sim mas na prática nem sempre é assim.
Por norma quando se decide por uma solução de AC é porque se quer uma solução de aquecimento/arrefecimento esporádico e rápido.
Ou seja é para DO que chegam a casa às 8 da noite e querem ali 2/3 horas de aquecimento até irem para a cama.
Os fins de semana são meia dúzia durante o ano em que necessitam de um pouco mais.
Para este tipo de utilização, ter inercia térmica até é contraproducente.
É aqui que muitos projetos falham. São prescritas soluções que nem sempre se adequam às vivencias e utilizações que os DO vão fazer da casa.
Colocado por: Vítor MagalhãesVeja lá que em Trás os Montes aquelas paredes de 60cm de alvearia
Colocado por: paulosAh sim, com a malha sol etc irá ter mais peso, mas se o objetivo for andar em cima, deverá ser o melhor digo euNão é a malha sol por si só, é todo o sistema de betonilha que sugeriu.
Colocado por: paulosArrancar tudo
Tela asfáltica
XPS 5cm no minimo
Tijoleira
No interior do teto, colocar teto falso com 10cm lã de rocha
Colocado por: paulosNão vejo o porque não usar floormate, malha sol, cimento e por fim a tijoleira.
Isolar por dentro só para diminuir a inercia termica ou se não tiver cota suficiente para usar mais cm de isolamento por fora.
Na minha casa será colocado 5+5cm de EPS no telhado plano mas por dentro do teto falso irei colocar lã mineral de 10cm, pois é no teto que mais calor se perde. Além disso irá quebrar mais os possíveis ruídos das chuvas.
Colocado por: JcruzPrezados companheiros do fórum,
Exponho a situação no sentido de avaliar a vossa(s) sempre bem vindas opiniões/sugestões.
Cabe-me procurar a melhor solução de impermeabilização para o terraço de um imóvel que recentemente adquiri.
Colocado por: zedasilva
Por isso é que AC nem sempre é uma boa solução para estas zonas
Colocado por: paulosAh sim, com a malha sol etc irá ter mais peso, mas se o objetivo for andar em cima, deverá ser o melhor digo eu
Colocado por: Vítor MagalhãesMas então está-se a construir em função do tipo de aquecimento/arrefecimento
Colocado por: Vítor Magalhãesa inércia térmica é algo que nunca é demais ter.