Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas. O que me leva a recorrer a este fórum, no qual já aprendi umas quantas coisas, é a humidade que teima em atormentar um dos quartos aqui em casa. A casa tem cerca de 20 anos, e este é o primeiro Inverno que cá passamos. O que acontece é que, num dos quartos, que tem uma parede exterior, a mesma apresenta constantemente condensação, chegando a aparecer água no chão, mas só na zona onde a parede é menos espessa, debaixo da janela, conforme demonstram as fotos. Consequentemente, a parede apresenta sempre manchas de bolor/ fungos, que penso poderão ser prejudiciais para a criança de 9 anos que aí dorme. Por este motivo, peço as vossas opiniões sobre o que poderei fazer para eliminar ou minimizar esta situação; pintura da parede com alguma tinta especial, uso de um desumidificador, etc... Obrigado
      IMAG0284 (Small).JPG
  2.  # 2

1. As tintas de água, em geral, já trazem anti-fungo.
    No entanto, quando prevejo problemas (casas de banho, etc.) costumo «reforçar» a dose, juntando mais um frasquinho de anti-fungo à lata de tinta.

2. Quando aparecem manchas nas paredes, quer dizer que o bolor morreu (secou) nesse local.
    Isso normalmente acontece nas esquinas (onde o ar está mais parado), ou pontes térmicas (onde a humidade condensa com mais facilidade).
    Tem 2 opções:
    - aumente a espessura da parede aumentando o isolamento térmico (mas isto NÃO remove a humidade que existe NO AR da casa - antes pelo contrário, porque deixa de haver tanta condensação na parede).
    - utilize um desumidificador.
  3.  # 3

1. Quando pintei a casa, há cerca de 2 anos, fiz precisamente isso, coloquei anti-fungos em toda a tinta, em vez de só no w.c.. No entanto, parece não ter grande efeito, uma vez que no w.c. tenho as paredes a ficar pretas, e por muito que as limpe, passado 2 semanas já estão na mesma.

2.Relativamente a este caso, comprei entretanto um desumidificador, que parece estar a funcionar bem no combate à humidade, até os alumínios da janela, que escorriam constantemente água, estão agora sempre secos (tenho a máquina a trabalhar o dia todo).

Ainda assim, estou a pensar em dar uma nova pintura, este verão, neste quarto e no w.c., mas para isso gostava de saber se existe alguma tinta, uma espécie de primário, para aplicar antes da tinta de água, para evitar que todos os anos tenha de pintar pelo menos o w.c., já que os aditivos não parecem resultar assim tão bem?
    De notar que, no w.c., tenho uma ventax a extrair o vapor resultante dos banhos, e que até está sobre dimensionada.
  4.  # 4

Colocado por: ricardolO que acontece é que, num dos quartos, que tem uma parede exterior, a mesma apresenta constantemente condensação, chegando a aparecer água no chão, mas só na zona onde a parede é menos espessa, debaixo da janela, conforme demonstram as fotos.

Caro ricardol,

tal como referiu a condensação aparece só na parede do quarto (de parede exterior)?
    Se assim o é, então a raíz do problema reside no exterior. E mesmo que utilize uma excelente tinta, aditivos, etc., o problema vai continuar. Exemplo desta situação é uma casa (moradia) que visitei à pouco tempo e de onde escorre do tecto de 2 quartos do R/ch (com parede exterior) água e condensação nas paredes anexas.
    A lateral da casa havia sido toda revestida a véu de noiva. Ora o problema daí não era.
    Reparei que apesar da chuva que tem caído, as bicas da varanda situadas por cima destes mesmos quartos, não pingavam a quantidade devida.
    Ora, há infiltrações.

E deve ser o caso da parede do seu quarto.
    Resolva primeiro o problema por fora e depois por dentro (aconselhável no Verão para estar tudo bem seco).

0.0094 seg. NEW