Iniciar sessão ou registar-se
  1. Boa, obrigado! Parece que a coisa acelerou significativamente e a previsão da minha é lá para 5 de Dezembro (41 dias).
  2. Colocado por: pcspinheiroBoa, obrigado! Parece que a coisa acelerou significativamente e a previsão da minha é lá para 5 de Dezembro (41 dias).

Onde viu isso?
  3. A minha candidatura foi analisada em 2 dias e passou para pagamento. Só falta entrar o dinheiro na conta.
    • SACS
    • 25 outubro 2024
    Colocado por: rjmsilvaA minha candidatura foi analisada em 2 dias e passou para pagamento. Só falta entrar o dinheiro na conta.

Qual era o número??
  4. Colocado por: taunusOnde viu isso?

https://candidaturasfa.pt;)

O simulador deve ser entendido como uma previsão, que vale o que vale. Calcula baseado no status das candidaturas que é publicado num grupo do facebook e estima baseado no ritmo a que a que as candidaturas estão a ser avaliadas.

Tinha acabado de partilhar o link :)
  5. Colocado por: SACS

Qual era o número??

166xx.
    A previsão desse site que anda aí falhou por um dia.
  6. Boas,
    Venho dar o meu contributo e experiência.
    Candidatura numero: 18xxx recebi ontem um e-mail a solicitar um certificado energético após o investimento dado que o valor do investimento elegivel ultrapassou os 5.000€.

Este investimento diz respeito a 10 paineis solares, respetivos micro-inversores e serviço.

Segundo entendi desde que concorri a este concurso que já vai longo o limite que posso receber não é 1100€? pelo facto de não ter feito o investimento em baterias?

É que se pedir agora uma certificação energetica (que pelo que entendi tem de ser emitida pela mesma pessoa que emitiu o certificado energetico antes da obra), estamos a falar de aproximadamente 250€ para no fim não saber se no fim vou ter direito ao apoio dos 1100€...

Por estas e por outras que o dinheiro nunca chega às pessoas. É só burocracias.

Obrigado!
  7. Os 5000€ referem-se ao valor elegível para ser apoiado, ou seja o valor da fatura sem o IVA.
  8. E o certificado que tem é imediatamente antes da obra?
    Em concursos anteriores, havia a comparticipação em 125€ para a emissão de um novo certificado...
  9. R3volution, não é imediatamente antes da obra, foi emitido quando vim para a casa em 2021. A comparticipação aparentemente continua a existir mas não devo ter feito bem as contas à 1 ano (do IVA incluído e sem IVA) e na altura achei que não seria necessário pedir nova certificação energética.

Será que ainda consigo dar a volta com os 10 dias úteis que tenho para responder? Valerá tentar ver se consigo emitir o certificado ou arrisco-me a perder dinheiro?

Já estou mesmo a ver que vou ter a minha candidatura recusada por causa dessa interpretação e como tal não ter o certificado energético antes e após... É que ainda por cima o certificado energético deveria de ser anterior à data de submissão da candidatura... Não estou a ver como resolver o assunto...

E pronto, devo ser mais um pardal a cair como muitos que ficam arredados destes apoios pelas belas das burocracias, alíneas, pontinhos, parênteses e letras pequeninas.
  10. Creio ter lido algures um user referir que numa contestação, lhe pediram o certificado imediatamente antes e após a obra... mas como a si também só estão a pedir o certificado posterior... pode ser que tenha sorte.
    Eu, você e tantos outros, provavelmente vão ficar a ver navios por causa dessa imposição dos certificados. Uma coisa que até poderia ser facilmente contornada dividindo a facturação, mas enfim, na minha opinião foi mesmo à má fé colocarem essa regra.
    Concordam com este comentário: hassist
  11. Confirmam que o site do fundo ambiental está com certificado expirado?
  12. Colocado por: aNewOwnerConfirmam que o site do fundo ambiental está com certificado expirado?

Estão a preparar-se para dar o golpe... rug pull
  13. Colocado por: aNewOwnerConfirmam que o site do fundo ambiental está com certificado expirado?

Aqui está tudo normal
  14. Colocado por: R3volutionCreio ter lido algures um user referir que numa contestação, lhe pediram o certificado imediatamente antes e após a obra... mas como a si também só estão a pedir o certificado posterior... pode ser que tenha sorte.
    Eu, você e tantos outros, provavelmente vão ficar a ver navios por causa dessa imposição dos certificados. Uma coisa que até poderia ser facilmente contornada dividindo a facturação, mas enfim, na minha opinião foi mesmo à má fé colocarem essa regra.
    Concordam com este comentário:hassist

É exatamente isso R3volution. Se tivesse solicitado fatura até 5000€ e pagava o resto à parte estava o problema resolvido... Infelizmente acho que este tipo de regulamentos é mesmo para os chicos espertos, quem estiver de boa fé fica de parte ou vê-se com todo o tipo de condicionalismos.

Aliás até deixo esta questão:
    Quem está a beneficiar mais deste tipo de apoios e até digamos que "retirar" oportunidades de apoios a outras pessoas?
    A pessoa A que pega em 1500€ para comprar 2/3 paineis e recebe 1000€ (ou 1100€ caso esteja fora do Porto e Lisboa - que é o meu caso), sendo que vai fazendo outras candidaturas similares em anos seguintes e que vai recebendo esses apoios, ou uma pessoa B que investe 6300€ que até já investiu em 10 paineis, não tendo espaço para acomodar mais e que não deve candidatar a mais apoios de anos seguintes sobre paineis solares mas que tem apenas hipóteses de receber apenas os mesmos 1000/1100€ do candidato A, enquanto que o candidato A é provável que venha a fazer mais investimentos em 2/3 paineis e ir recebendo vários apoios?

Não quero com isto chorar o investimento que fiz pois seria um investimento que faria de qualquer das maneiras, simplesmente vou demorar mais tempo a ter o retorno do investimento, quero com isto apenas partilhar exemplos de que estes concursos e seus regulamentos são mal feitos e que prejudicam não só os candidatos, como complica e arrasta os processos, análises e requisitos, como custos (porque o estado está a querer suportar parte do certificado) mas também prejudica todo o objetivo deste tipo de programas que é o de melhorar e promover a eficiência energética dos edifícios em portugal.

Vou responder aos tipinhos a dizer que não tenho certificado energético posterior à intervenção e antes da submissão e se posso solicitar o mesmo agora mas já estou a contar com uma nega. Bola para a frente, é continuar a dar no duro 🥲
    • SACS
    • 30 outubro 2024
    E quando é que fez o investimento?
  15. Colocado por: SACSE quando é que fez o investimento?

05/2023
    • SACS
    • 30 outubro 2024
    Colocado por: hassist

05/2023

Bem, então quando fez a candidatura já sabia as regras.
    Se é justo ou injusto, é relativo.
    Mas as regras foram publicadas
  16. Colocado por: SACS

Bem, então quando fez a candidatura já sabia as regras.
    Se é justo ou injusto, é relativo.
    Mas as regras foram publicadas

Como é que em Maio já tinha de saber regras que foram alteradas posteriormente.

18/07/2023 1° aviso.

5.9 Caso o montante apoiado por beneficiário neste 1º Aviso, seja igual ou superior a 5.000€
    (cinco mil euros), o candidato tem obrigatoriamente de apresentar o certificado energético
    do imóvel intervencionado, antes e após execução.

9.2 O montante apoiado por beneficiário neste 1º Aviso, seja igual ou superior a 5.000€
    (cinco mil euros).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hassist
    • SACS
    • 30 outubro 2024
    Mas as "regras" só foram estabelecidas em agosto a quando da abertura, ou estou errado?
    Quem fez antes... Até podia nunca abrir.

1.2284 seg. NEW