Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: SACSMas as "regras" só foram estabelecidas em agosto a quando da abertura, ou estou errado?
    Quem fez antes... Até podia nunca abrir.

Sim, pela minha parte ia colocar AC em toda a casa, com ou sem fundo ambiental.
  2. Colocado por: SACSMas as "regras" só foram estabelecidas em agosto a quando da abertura, ou estou errado?

Cada um faz a análise que convém mas o que está em causa é a forma como são feitas as definições deste tipo de iniciativas/concursos, gerando este tipo de casos de exclusão.

Não esquecer algumas premissas fundamentais e básicas destas iniciativas:

- Melhorar o autoconsumo e apoiar o investimento e utilização de energias renováveis.

- Dinamizar a economia e promover o investimento privado

- Atingir o maior número possível de potenciais beneficiários, daí a possibilidade de permitir ao candidato candidatar-se com um investimento que fez anos atrás e não apenas depois da publicação do primeiro aviso. A frustração é só fruto da situação como a que partilhei que me proibiu totalmente de poder aceder quando tinha todas as condições para tal e quando fiz esse investimento 2 meses antes do primeiro aviso.

O meu objetivo não é vir para aqui chorar o que já sei que não vou receber. É partilhar uma experiência e quem sabe com isso ajudar não só outras pessoas a seguirem estratégias diferentes e evitar cometer erros se querem aceder a estes fundos (especiais) ambientais ou permitir que o FA re-aprecie e simplifique os requisitos para que seja possível aumentar o leque de beneficiários em concursos futuros.

Mas gostei da sua atitude e da forma como fala, realmente deveríamos ter todos uma bola de cristal, não sei porque não me lembrei disso mais cedo 😅
    Concordam com este comentário: djouze
  3. .
    • SACS
    • 31 outubro 2024 editado
    Colocado por: hassist

Cada um faz a análise que convém mas o que está em causa é a forma como são feitas as definições deste tipo de iniciativas/concursos, gerando este tipo de casos de exclusão.

Não esquecer algumas premissas fundamentais e básicas destas iniciativas:

- Melhorar o autoconsumo e apoiar o investimento e utilização de energias renováveis.

- Dinamizar a economia e promover o investimento privado

- Atingir o maior número possível de potenciais beneficiários, daí a possibilidade de permitir ao candidato candidatar-se com um investimento que fez anos atrás e não apenas depois da publicação do primeiro aviso. A frustração é só fruto da situação como a que partilhei que me proibiu totalmente de poder aceder quando tinha todas as condições para tal e quando fiz esse investimento 2 meses antes do primeiro aviso.

O meu objetivo não é vir para aqui chorar o que já sei que não vou receber. É partilhar uma experiência e quem sabe com isso ajudar não só outras pessoas a seguirem estratégias diferentes e evitar cometer erros se querem aceder a estes fundos (especiais) ambientais ou permitir que o FA re-aprecie e simplifique os requisitos para que seja possível aumentar o leque de beneficiários em concursos futuros.

Mas gostei da sua atitude e da forma como fala, realmente deveríamos ter todos uma bola de cristal, não sei porque não me lembrei disso mais cedo 😅

Depois de escrever uma longa resposta ao seu comentário acabei por apagar.
    Porque, porque é o melhor.
    Fique lá com a taça ou bola de cristal, como queira!
  4. Os meus painéis estão offline há 3 dias... Tenho que verificar o disjuntor mas é num sítio chato e tenho chegado tarde a casa. Com sorte, tenho avaria ainda antes de ter sequer a candidatura avaliada 😓
  5. Colocado por: pcspinheiroOs meus painéis estão offline há 3 dias... Tenho que verificar o disjuntor mas é num sítio chato e tenho chegado tarde a casa. Com sorte, tenho avaria ainda antes de ter sequer a candidatura avaliada 😓

Não produzem? Pode ter desconectado do wifi e precisa de reboot à dongle. As vezes as dongle wifi passam-se, precisam de um boot.
  6. Colocado por: SACSMas as "regras" só foram estabelecidas em agosto a quando da abertura, ou estou errado?

7.1 b) i. Fatura(s) e respetivo(s) recibo(s) ou comprovativo(s) de pagamento(s) com
    identificação e discriminação dos trabalhos e despesas realizadas especificamente
    para a(s) tipologia(s) candidatada(s), com data(s) posterior(es) a 1 de maio de 2022 e
    anterior ao momento de submissão da candidatura na plataforma digital;

Como é que as obras feitas entre 1 de Maio de 2022 e 18 de Julho de 2023, podem cumprir com as regras anunciadas e publicadas nesta última data? E não vale dizer que "ah e tal azar porque fizeram as obras antes", porque se decidiram aceitar facturas anteriores, então terão de aceitar as candidaturas com o prejuízo de que não haviam elementos vinculativos.
    Concordam com este comentário: hassist
  7. Colocado por: VarejoteComo é que em Maio já tinha de saber regras que foram alteradas posteriormente.

Então, mas isso é mesmo assim, se faz o investimento antes de saber as regras corre o risco de as mesmas serem alteradas, ou não?
    Ou o Fundo Ambiental agora está impedido de alterar regras, só para não prejudicar quem faz investimentos antes do tempo? Se assim fosse, o Fundo Ambiental nunca poderia mexer nas regras, desde o primeiro programa que lançou.

Eu não posso ir agora comprar uma casa à espera de que no futuro o governo abra algum apoio para devolver €€ a quem comprou casa, e ainda esperar que as regras estejam de acordo com a minha situação e se não tiverem, eu tenho direito a protestar.

Acho que eles têm o direito a alterar as regras sempre que quiserem, desde que sejam publicadas antes da abertura do programa, que foi o que aconteceu. Quem decidiu fazer investimento sem conhecimento das "novas" regras foi um risco que correu.

Concordo que o prazo desde a abertura do programa até à fase de candidatura poderia ser mais dilatado, para dar mais tempo para a realização das intervenções. Mas é o que temos, ajudarem muita gente já é uma sorte, podia até nem haver ajudas para ninguém

Até ao dia de hoje à hora que escrevo este comentário, do programa de 2023, já foram ajudados 9413 candidatos, a meu ver quem tem intervenções de valores abaixo dos 5000€ até precisa de mais ajuda do que quem tem mais de 6000€ (com iva) para investir.

Eu até concordo com esta nova regra do certificado energético, é uma forma de evitar muitos casos de corrupção, em que há acordos entre candidato/instalador/fornecedor. Acima de X valor (valores mais elevados) obriga a um comprovativo que justifique a necessidade daquele montante de investimento para a eficiência energética do imóvel.

O Manuel Serrão andava a "mamar" milhões à conta deste tipo de apoios. Pois, e quantos Manueis Serrões não deve existir por este país fora. Por causa de uns, pagam todos, sempre foi assim. Esta medida do certificado energético foi um mecanismo de defesa contra alguns abusos e casos de corrupção.
    Concordam com este comentário: SACS
  8. Respondi a quem disse que em Maio já devia saber as regras que sairam em Julho.

Quanto ao resto, pouco me chateia, coloquei AC, fiz candidatura, já está pago, com ou sem fundo ia colocar na mesma, se vier vem, se não vier azar. Siga.

Isso não me tira o sono.
  9. Nem mais é como eu, meti FV e foi anulada a candidatura mas já os paguei e de qualquer das maneiras ia meter mesmo, na pior das hipóteses em 3 anos está amortizado.
  10. Tenho uma candidatura 0133xx em Análise Técnica desde 2 de Outubro (há 1 mès).

Nunca obtive qualquer pedido de esclarecimento.

É normal? Há mais casos assim?
  11. A minha ficou 1 dia ou dois em análise técnica e passou para termo de aceitação.
    Já tenho visto mais casos de pessoas a queixar-se de situações semelhantes. Deve depender do avaliador que fica com a candidatura.
    • argo
    • 1 novembro 2024
    Colocado por: MarcoCruzTenho uma candidatura 0133xx em Análise Técnica desde 2 de Outubro (há 1 mès).

Nunca obtive qualquer pedido de esclarecimento.

É normal? Há mais casos assim?

A minha 10# está em análise técnica desde o primeiro dia de avaliação. E mais há assim do primeiro lote.
  12. Há várias assim como referiu o argo. A minha é a 263 e também está em coma profundo.
  13. Mas se esgotar o "plafond", vamos perder o direito?

:\
  14. 148xx de instalação de ar condiconado, para pagamento..
    Esteve cerca de 2-3 semanas em análise tecnica sem que tenha sido feito qualquer pedido de esclarecimento.
  15. Colocado por: MarcoCruzMas se esgotar o "plafond", vamos perder o direito?

:\

Direito? Essa é nova.

Tem direito a comprar bilhete para um jogo de futebol, enquanto houver bilhetes e cumprir certos requisitos, ser sócio, quotas em dia etc., quando esgotam os bilhetes, acabou o direito.
    Concordam com este comentário: Abílio Quintas
  16. Concordo. No entanto, quando abriu o procedimento, á semelhança do anterior, poderia o valor adstrito ser aumentado de 30milhoes para 100milhoes. É com base nisso que muita gente se candidatou. Caso assim não seja, este governo vai ter mais de 50mil votantes descontentes e, por não cumprir prazos, ser obrigado a devolver fundos europeus. O que não faz grande sentido
    Concordam com este comentário: CarinaM
    • vf74
    • 3 novembro 2024
    Colocado por: Varejote

Direito? Essa é nova.

Tem direito a comprar bilhete para um jogo de futebol, enquanto houver bilhetes e cumprir certos requisitos, ser sócio, quotas em dia etc., quando esgotam os bilhetes, acabou o direito.
    Concordam com este comentário:Abílio Quintas

Há de facto um problema , que vão ter de resolver a dada altura, a ordem de submissão é o critério principal para determinar se existe dotação ou não.

Portanto têm de ter todas as candidaturas avaliadas até determinado número, para perceber se vale a pena estarem a avaliar outras mais recentes ...
  17. Colocado por: Abílio Quintaspoderia o valor adstrito ser aumentado de 30milhoes para 100 milhoes

1.6 O Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 tem uma dotação total de 100
    milhões de euros, dos quais 30 milhões de euros são destinados a este Aviso.

0.9706 seg. NEW