Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: AMVP
    eu diria que para as 2 primeiras medidas não o poderá fazer, pois estão balizadas pela data da licença de utilização, as restantes penso que não terá problema, desde que tenha tenha a casa registada, pelo menos a mim no aviso anterior não me pediram qualquer licença de utilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Oliveirafabio

Não vejo porquê, há muitas casas que não são obrigadas a ter licença, deverá bastar uma declaração da CM a comprovar que a casa X está isenta de licença de habitação por motivo de Y.
    • AMVP
    • 27 julho 2023

# 362

Colocado por: rjmsilva

Não vejo porquê, há muitas casas que não são obrigadas a ter licença, deverá bastar uma declaração da CM a comprovar que a casa X está isenta de licença de habitação por motivo de Y.

Tem razão, eu é que não me lembro dessas situações.
  2.  # 363

Alguém arranja um exemplo de uma uma declaração para a instalação que não tem intervenção em gases fluorados? (Isto para a bomba de calor).

Com os respectivos dados ocultados.
    Não me estou a entender com a canalcentro. Dizem que o que me enviaram está correto.
  3.  # 364

Alguém que já tenha painéis fotovoltaicos, e portanto já registado, e instale mais ao abrigo deste fundo, tem candidatura aprovada?

Painéis instalados em 2009...
  4.  # 365

Espero que sim, é o meu caso. Penso que uma coisa não tem nada a ver com a outra; a empresa que cá vem disse que anulam o registo anterior e fazem um novo e eu não há problema. Aliás, é possível pedir novos apoios nesta nova leva desde que não se exceda cumulativamente o limite por categoria ou o limite máximo por habitação. Estou quase certo de ter lido isso no aviso.
  5.  # 366

Colocado por: pcspinheiroEspero que sim, é o meu caso. Penso que uma coisa não tem nada a ver com a outra; a empresa que cá vem disse que anulam o registo anterior e fazem um novo e eu não há problema. Aliás, é possível pedir novos apoios nesta nova leva desde que não se exceda cumulativamente o limite por categoria ou o limite máximo por habitação. Estou quase certo de ter lido isso no aviso.

Coloco algumas dúvidas nisso...
  6.  # 367

Não vejo nada no aviso que diga o contrário...
    Apenas fala no limite cumulativo de 7500€ por habitação e que o valor deste apoio soma aos já recebidos em edições anteriores para o tal limite. Eu tenho dois painéis mas tem 6 anos e paguei-os na íntegra do meu bolso... Não recebi apoio nenhum, por isso não vejo problema. Ou?...
    • argo
    • 27 julho 2023

# 368

Também não vejo nada a indicar em contrário no aviso.
  7.  # 369

bom dia,

O meu pai pussui 2 habitações um apartamento e uma moradia.

Tendo o apartamento como morada fiscal (permanente), mas pretende colocar FV na moradia.

Será que o pode fazer, digo isto pois fico com duvida neste ponto:

"3.1 São elegíveis as pessoas singulares proprietárias que residam permanentemente na habitação."
  8.  # 370

Está bem explicito, apenas há habitação proporia permanente.
    Agora a questão é, poderá ele alterar a morada temporariamente?
  9.  # 371

Bom dia
    Estava para orçamentar a instalação de paineis solares para auto consumo. verifico agora que a licença de utilização do meu predido é de 27/04/22 apesar do alvara da licença de contrução ser de 6/5/2010.

"No regulamento conta que o efificio tem que ter licença de habitação até 310dez 2006 (tipologia 1e 2 ) e com licença de habitabilidade ate 2021 para as categorias 3,4,5."

Qual é a vossa interpreteção?
  10.  # 372

Relativamente ao valor total de 7500€ para quem já usufruiu do anterior:

Contactei o fundo ambiental mas ainda estão a responder a poucas questões enquanto não sair o despacho do governo(?). Disseram que em principio podemos voltar a usufruir da mesma tipologia nesta versão do PAES desde que o total não ultrapasse os 7500€ (ex: se usufruiu dos 1500€ nas janelas e quiser colocar mais, ainda pode ir buscar o total (2000€) do novo incentivo).
  11.  # 373

Instalação de painéis FV feita! Tive imensa sorte porque a empresa tinha uma instalação grande "empatada" por falta de algo e vierem cá de um dia para o outro, literalmente.

Já estão a bombar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliveirafabio, Dacepa, Zé Meirinho
      IMG_20230728_132623.jpg
  12.  # 374

Eu tenho 4 painéis. Vou tentar aumentar o número e colocar baterias.
  13.  # 375

Colocado por: OliveirafabioEstá bem explicito, apenas há habitação proporia permanente.
    Agora a questão é, poderá ele alterar a morada temporariamente?

Como no programa anterior vi pessoas a colocar nas segundas habitações, pensei que daria desta vez tambem!
  14.  # 376

De certeza? Não tenho essa lembrança
    • AMVP
    • 28 julho 2023

# 377

Colocado por: OliveirafabioDe certeza? Não tenho essa lembrança

Sim, no anterior era possível
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliveirafabio
    • FVP
    • 28 julho 2023

# 378

Caros! Alguem pode postar uma foto ou print de uma etiqueta CLASSE+ de uma janela com classificação A+. Existem alguma online mas não reais. Gostava de ver uma "real". obrigado!
  15.  # 379

Colocado por: FVPCaros! Alguem pode postar uma foto ou print de uma etiqueta CLASSE+ de uma janela com classificação A+. Existem alguma online mas não reais. Gostava de ver uma "real". obrigado!

aqui fica: https://ibb.co/sR5zhLW
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FVP
  16.  # 380

para confirmar, um usufrutuário não é considerado HPP correto?

0.1905 seg. NEW