Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 921

Bom dia a todos,

Apenas uma questão, alguém daqui sabe como é que o Fundo Ambiental valida a data da licença de habitação?

Isto porque a minha casa teve uma inicial licença de habitação emitida em 1996 e devido a alterações de nomes de ruas e afins teve de ser emitida uma nova licença de utilização em 2022. Será que vão implicar?

Estamos a falar de uma casa de 1971...

Agradeço a todos a vossa ajuda.
    • size
    • 31 agosto 2023

# 922

Como é que a alteração do nome da rua, pode implicar uma nova licença de utilização de uma casa ?

Deve mencionar a ultima.
  2.  # 923

Mas se mencionar a última, não será elegíveis para o fundo
    Concordam com este comentário: argo
  3.  # 924

Também estou curioso sobre como vão validar as licenças. Penso que essa informação não está centralizada e não estou a ver eles andarem a consultar as câmaras municipais.
    • argo
    • 31 agosto 2023

# 925

Em relação à tipologia de janelas mais eficientes, há algum critério para a janela a ser substituida? Por exemplo o meu caso, uma janela básica de pvc e vidro (fininho) duplo com 20 anos. Poderão afirmar que já é janela eficiente? Não encontrei nenhuma métrica para as janelas a serem substituidas, no limite até poderiam ser o suprasumo da eficiencia.
  4.  # 926

Têm que ter classificação energética A+.
    • argo
    • 31 agosto 2023

# 927

Colocado por: rjmsilvaTêm que ter classificação energética A+.

A minha pergunta era em relação às janelas a remover.
  5.  # 928

Colocado por: Casa da Horta
    Mesmo sem poder concorrer ao FA parece-me boa aposta. Tenho este terraço maravilhosos com 50 m2, sem sombras e sem necessidade de furar telhas, onde os paineis ficam mesmo bem. As ligações por fio (segundo o eletricista) não implicam nada de muito complicado, podendo ser ligado a qualquer quadro (tenho um logo em baixo). O investimento não é nenhuma fortuna e torno a minha casa mais sustentável. Tudo o que tirar da horta é a custo praticamente zero (água do poço e electricidade dos painéis), pelo que se for vendendo uns tomates e assim vai dando para compensar o investimento :-)
    Concordam com este comentário:macau5m,Dacepa
      Sem título3.png

Caro amigo, veja com atenção a potência da sua bomba e dos painéis solares que pretende instalar! :)
    Isto porque, a menos que a bomba tenha pouca potência, vai precisar de um número "grande" de paineis para a conseguir alimentar a 100%.

Vou-lhe dar o exemplo da minha e da rega que tenho (com a qual discordamos relativo à sua natureza para já, por não ser por gravidade): está a 65 metros de profundidade e tem uma potência anunciada de 1600watts. Isto significa que, fazendo contas de merceeiro, iria precisar de um sistema com uns 2kWp e mesmo assim tinha que programar a rega para acontecer na hora de maior sol (ou então encher os seus depósitos de rega por gravidade durante essa hora e depois regar a uma hora mais amena).

Relativamente a custos: neste momento só estou a utilizar a água do furo para rega que ocorre nas seguintes durações: árvores e "horta" 60 minutos por dia e relva (com dois aspersores) outros 90 minutos por dia.
    Vendo o consumo que tenho no furo, tenho cerca de 850Wh/dia (que agora que estou a ver e a escrever, me surpreende por ser tão alto) e se traduz em cerca de 4euros/mês.

Posto isto: acho óptimo que coloque a casa mais verde mas se me permite, sugiro-lhe que aposte em conseguir anular os consumos qb permanentes (como frigorífico, arcas e equipamentos em standby) e se com essa instalação sobrar energia para as bombas, tanto melhor!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  6.  # 929

Eu no entanto sou defensor acérrimo de painéis solares, se usados com cabeça.
    Se já existe, como disse pelo Horta, consumos existentes de arcas e frigoríficos, bem como da rega automática, a instalação de painéis é uma boa medida, e embora pelo fundo ambiental que ao que parece que este ano está tremenda confusão, pode sempre ir buscar os 85% sem IVA.
    Agora não se pense que seja instalação para fazer tudo de graça, mas se usar apenas a mentalidade de abater a conta, uma pequena instalação de 1500 a título de exemplo, é uma boa solução.
    Eu desde as 7 já usei micro ondas e torradeira, já usei a bomba de poço para a rega gota a gota durante 15 minutos, a MLR está a acabar e o puto desde as 9 que vê TV. Tenho o desidratador de fruta a bombar (só aqui são 350 w por hora). Além de equipamentos em standby.
    Os painéis alimentaram grande parte disto e da rede pública vieram +-480w.

São os meus dois cêntimos.

Colocado por: tgferreiraPosto isto: acho óptimo que coloque a casa mais verde mas se me permite, sugiro-lhe que aposte em conseguir anular os consumos qb permanentes (como frigorífico, arcas e equipamentos em standby) e se com essa instalação sobrar energia para as bombas, tanto melhor!

Isso e mais uma nesgazita. Além de que se não for a fazer sozinho normalmente só vendem instalações de 1000w para cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  7.  # 930

Colocado por: Dacepaexiste, como disse pelo Horta, consumos existentes de arcas e frigoríficos, bem como da rega automática, a instalação de painéis é uma boa medida, e embora pelo fundo ambiental que ao que parece que este ano está tremenda confusão, pode sempre ir buscar os 85% sem IVA.

Só é elegível se for HPP.
  8.  # 931

Já li algures que as casas arrendadas (mas só para habitação propria e permanente do inquilino) vão ser elegíveis mas não sei se o apoio irá até aos 85 por cento nestes casos.

Colocado por: rjmsilva

Só é elegível se for HPP.
  9.  # 932

Colocado por: carlosj39Já li algures que as casas arrendadas (mas só para habitação propria e permanente do inquilino) vão ser elegíveis mas não sei se o apoio irá até aos 85 por cento nestes casos.

Mas nesse caso quem tem que submeter a candidatura é o arrendatário.
  10.  # 933

Boa tarde amigos, tenho seguido com atençao este topico, e vou tentar aproveitar o fundo para a substituição de duas janelas em casa, para tal gostaria de colcar duas questoes aqui:
    - Existe algum post já com uma lista de todos os requisitos para concorrer ao fundo para esse ponto?
    - Uma vez que se conseguir concorrer será sempre perto do final do prazo do fundo, existe alguma forma de saber o saldo disponivel? pelos concursos anteriores é normal o saldo ser esgotado?

Muito obrigado pela ajuda.
  11.  # 934

Boa tarde
    Já efetuei o registo de todos os dados sem erro, quando vou tentar a opção submeter candidatura ela está lá mas não me deixa colocar o certo. Já aconteceu a alguém ? Tenho que esperar alguma pré aprovação ?
    Obg
  12.  # 935

Mas o senhorio como proprietario da casa não tem tambem de participar no processo de candidatura?

Colocado por: rjmsilva

Mas nesse caso quem tem que submeter a candidatura é o arrendatário.
  13.  # 936

Colocado por: carlosj39Mas o senhorio como proprietario da casa não tem tambem de participar no processo de candidatura?
    não pois o programa é exclusivamente para habitações proprias permanentes
  14.  # 937

Olá boa noite.

Acabei de me inscrever no forum, pois estou a tratar de uma candidatura associada aos Paineis Fotovoltaicos e estou a ter algumas duvidas que espero me consigam ajudar.

Nomeadamente, relativo ao ponto - "Evidência de marcação CE ou declaração de conformidade CE dos equipamentos constituintes do sistema (inversores e painéis)."

Instalei ainda em 2022 com a EDP COMERCIAL e não fiquei com estes dados, será que a empresa me vai fornecer isto tantos meses depois?

Alguem aqui já passou por esta situação?

Agradeço.
  15.  # 938

Já agora, alguem sabe se é possivel candidaturas referentes a instalação de ar condicionado?

Obri.
  16.  # 939

Colocado por: PEDROforumJá agora, alguem sabe se é possivel candidaturas referentes a instalação de ar condicionado?

Obri.

Sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PEDROforum
    • size
    • 1 setembro 2023

# 940

Colocado por: PEDROforum

Nomeadamente, relativo ao ponto - "Evidência de marcação CE ou declaração de conformidade CE dos equipamentos constituintes do sistema (inversores e painéis)."

Não consegue tirar fotos dos autocolantes que deverão existir nos equipamentos ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PEDROforum

0.4459 seg. NEW