Colocado por: rjmsilvaTêm que ter classificação energética A+.
Colocado por: Casa da Horta
Mesmo sem poder concorrer ao FA parece-me boa aposta. Tenho este terraço maravilhosos com 50 m2, sem sombras e sem necessidade de furar telhas, onde os paineis ficam mesmo bem. As ligações por fio (segundo o eletricista) não implicam nada de muito complicado, podendo ser ligado a qualquer quadro (tenho um logo em baixo). O investimento não é nenhuma fortuna e torno a minha casa mais sustentável. Tudo o que tirar da horta é a custo praticamente zero (água do poço e electricidade dos painéis), pelo que se for vendendo uns tomates e assim vai dando para compensar o investimento :-)
Colocado por: tgferreiraPosto isto: acho óptimo que coloque a casa mais verde mas se me permite, sugiro-lhe que aposte em conseguir anular os consumos qb permanentes (como frigorífico, arcas e equipamentos em standby) e se com essa instalação sobrar energia para as bombas, tanto melhor!
Colocado por: Dacepaexiste, como disse pelo Horta, consumos existentes de arcas e frigoríficos, bem como da rega automática, a instalação de painéis é uma boa medida, e embora pelo fundo ambiental que ao que parece que este ano está tremenda confusão, pode sempre ir buscar os 85% sem IVA.
Colocado por: rjmsilva
Só é elegível se for HPP.
Colocado por: carlosj39Já li algures que as casas arrendadas (mas só para habitação propria e permanente do inquilino) vão ser elegíveis mas não sei se o apoio irá até aos 85 por cento nestes casos.
Colocado por: rjmsilva
Mas nesse caso quem tem que submeter a candidatura é o arrendatário.
Colocado por: carlosj39Mas o senhorio como proprietario da casa não tem tambem de participar no processo de candidatura?não pois o programa é exclusivamente para habitações proprias permanentes
Colocado por: PEDROforumJá agora, alguem sabe se é possivel candidaturas referentes a instalação de ar condicionado?
Obri.
Colocado por: PEDROforum
Nomeadamente, relativo ao ponto - "Evidência de marcação CE ou declaração de conformidade CE dos equipamentos constituintes do sistema (inversores e painéis)."